Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Como identificar os sintomas de herpes labial

Antes da herpes se manifestar em forma de ferida, começa a ser sentido no local um formigamento, dormência, ardência, inchaço, desconforto ou uma coceira. Estas sensações podem durar várias horas ou até 3 dias antes das vesículas aparecerem.

Mal surjam estes primeiros sintomas, é aconselhado aplicar um creme ou pomada com antiviral, para que o tratamento seja mais rápido e o tamanho das vesículas não aumente muito de tamanho.

Como identificar os sintomas de herpes labial

Quando começam a surgir, as erupções na pele são circundadas por uma borda avermelhada, aparecendo com mais frequência no interior e em torno da boca e nos lábios.

As vesículas podem ser dolorosas e formar aglomerados, com líquido, que se fundem, transformando-se em uma única região afetada, que após alguns dias começam a secar, formando uma crosta fina e amarelada de úlceras rasas, que normalmente cai sem deixar cicatriz. Entretanto, a pele pode gretar e provocar dor ao comer, beber ou falar.

Depois de surgirem as vesículas, o tratamento demora cerca de 10 dias para se completar. No entanto, quando a erupção da herpes se localiza em áreas úmidas do corpo, elas demoram mais tempo para curar.

Ainda não se sabe ao certo o que leva ao surgimento da herpes, mas pensa-se que certos estímulos podem reativar o vírus que retorna às células epiteliais, como a febre, menstruação, exposição solar, fadiga, estresse, tratamentos dentais, algum tipo de trauma, resfriado e fatores que deprimem o sistema imunitário.

O herpes pode-se transmitir para outras pessoas através do contacto direto ou de objetos infetados.

Saiba como prevenir o aparecimento da herpes e como é feito o tratamento.

Bibliografia >

  • ORDEMFARMACEUTICOS. HerpeS lABiAl. 2012. Disponível em: <https://www.ordemfarmaceuticos.pt/fotos/publicacoes/ft104_herpes_labial_14930566765b042f4e36f17.pdf>. Acesso em 17 Jul 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem