Gel de linhaça: para que serve e como usar na pele e cabelo

Revisão clínica: Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
março 2022

O gel de linhaça é feito misturando sementes de linhaça com água, resultando numa mistura que tem ação antioxidante, emoliente e hidratante, e que pode ser usada na pele ou no cabelo.

A linhaça é rica em ácidos graxos, vitamina E, ômega 3 e ômega 6, que ajudam na manutenção da pele e no combate ao envelhecimento precoce, além de regenerar as células da pele e contribuir para combater radicais livres. Quando utilizado no cabelo, o gel de linhaça dá aos fios um aspecto mais sedoso e hidratado.

Este gel pode ser facilmente feito em casa ou encontrado em supermercados, feiras e lojas de produtos naturais, devendo ser aplicado entre 1 a 2 vezes por semana.

Para que serve

O gel de linhaça é rico em ácidos graxos, o que contribui para a nutrição profunda da pele e do cabelo. As principais indicações do seu uso são:

  • Fortalecer a pele seca e desidratada;
  • Eliminar impurezas presentes na camada mais superficial da pele;
  • Prevenir o envelhecimento e atenuar linhas de expressão;
  • Controlar a oleosidade da pele;
  • Fortalecer os fios do cabelo e auxiliar em sua reconstrução;
  • Modelar os cachos e diminuir o frizz;
  • Dar brilho ao cabelo.

Além disso, o gel de linhaça ajuda a estimular a circulação do couro cabeludo e auxilia no crescimento do fio, podendo ser usado em casos de queda de cabelo, cabelos danificados, sem brilho ou com caspa.

Como usar

O gel de linhaça pode ser usado tanto na pele como no cabelo: 

No cabelo

O gel de linhaça pode ser usado em qualquer tipo de cabelo e é preciso aplicar uma camada do gel no cabelo úmido, cobrir todo o cabelo e deixar agir por 10 a 15 minutos, retirando com água. Outra opção é utilizar o gel com o auxílio de um borrifador, usando os dedos para ajudar a definir os cachos, deixando agir por 10 a 15 minutos, ou para finalização de um tratamento. 

É indicado realizar movimentos circulares no couro cabeludo para ativar a circulação e estimular o seu crescimento.

Para que o cabelo fique mais bonito e hidratado é possível misturar o gel de linhaça com um pouquinho de creme para pentear o cabelo e aplicar em pequenas camadas para nutrir mais profundamente o fio.

No corpo

O gel de linhaça pode ser usado em todo corpo e, para isso, deve-se aplicar uma camada fina sobre a pele e deixar agir por 20 minutos. Em seguida, retirar com água morna e secar com uma toalha macia. Também pode ser usado com o auxílio de um borrifador, realizando movimentos leves com a palma da mão na região que se deseja hidratar.

Para potencializar o efeito do gel, é possível adicionar algumas gotas de óleos hidratantes, como o óleo de rosa mosqueta ou óleo de amêndoa doce.

Receita de gel de linhaça caseiro

Para fazer gel de linhaça em casa, pode-se seguir a seguinte receita:

Ingredientes

  • 4 colheres (sopa) de sementes de linhaça;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela em fogo médio e deixar  ferver por 5 minutos. A seguir, coar a linhaça e colocar o gel num recipiente de vidro com tampa.

O gel, quando guardado na geladeira, pode durar até 1 semana, o que permite que seja utilizado mais do que uma vez.

Os seus benefícios podem ser obtidos tanto com linhaça dourada quanto com a marrom, mas para obter um maior resultado, é recomendado preferir as sementes de linhaça douradas, pois são mais ricas em nutrientes, especialmente em ômega 3.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em março de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em março de 2022.
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).