10 máscaras de hidratação caseira para cabelo (e como preparar)

Revisão clínica: Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
junho 2022

As máscaras de hidratação caseira para o cabelo ajudam a reter a umidade nos fios deixando o cabelo mais macio e hidratado, além de promoverem a limpeza dos poros e a eliminação de células mortas do couro cabeludo. Os ingredientes usados para fazer as máscaras, como óleo de coco, abacate e mel, por exemplo, possuem vitaminas e minerais que contribuem para a reestruturação e renovação dos fios, sendo indicada para todo o tipo de cabelo.

Antes de utilizar a máscara caseira, é recomendado que seja feito um teste passando um pouco da mistura no antebraço e aguardar por 15 minutos, e caso a pele fique vermelha ou irritada, não é recomendado o uso da máscara. 

Existem alguns cuidados que devem ser feitos para potencializar o efeito das máscaras de hidratação, como lavar o cabelo com shampoo anti resíduo e evitar água muito quente, desembaraçar o cabelo suavemente com uma escova ou pente e, com os cabelos ainda úmidos, aplicar a máscara mecha por mecha e de cima para baixo, evitando passar próximo a raiz do cabelo. 

Algumas opções de máscaras caseiras de hidratação para o cabelo são:

1. Máscara de óleo de coco e mel

A máscara de óleo de coco e mel promove uma hidratação profunda do cabelo e a reparação dos fios, pois o óleo de coco é rico em ácidos graxos que penetram no cabelo, mantendo a umidade dos fios, deixando o cabelo mais sedoso e brilhante. Já o mel é um umectante natural que retém a umidade no cabelo, além de suavizar e amaciar os fios. Essa máscara não deve ser usada por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes em um recipiente limpo e seco. Passar a máscara no cabelo úmido e deixar agir por 15 a 20 minutos. Em seguida, lavar com shampoo para remover bem os resíduos da máscara. É indicado o uso desta máscara a cada 15 dias.

2. Máscara de azeite e açúcar mascavo

A máscara de azeite e açúcar mascavo é uma boa opção de hidratação caseira para o cabelo quebradiço, com pontas duplas e frizz, pois o azeite devolve a umidade para os fios e evita o ressecamento, enquanto o açúcar mascavo promove uma esfoliação do couro cabeludo, removendo as células mortas e o acúmulo de resíduos, deixando o cabelo mais macio e brilhante.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes em um recipiente limpo e seco e aplicar no cabelo, massageando o couro cabeludo. Deixar agir por 15 a 20 minutos, lavando o cabelo em seguida. Esta máscara pode ser usada 1 vez por semana.

3. Máscara de abacate 

A máscara de abacate é rica em gorduras, vitaminas C e E, minerais como potássio e folato, promovendo a reparação e o crescimento dos fios, sendo uma boa opção de hidratante caseiro para cabelos crespos, secos, danificados ou com pontas duplas. Confira outros benefícios do abacate para a saúde.

Ingredientes

  • 1 abacate maduro.

Modo de preparo

Descascar e triturar o abacate até obter uma pasta homogênea. Aplicar no cabelo, deixando agir por 30 minutos e, em seguida, lavar com shampoo até retirar todo o resíduo. Esta máscara pode ser utilizada de 1 vez por semana. 

4. Máscara de abacate e óleo de amêndoas doce

A máscara de abacate e óleo de amêndoas doce é rica em gorduras, vitaminas A e E, e ácidos graxos, promovendo a reparação e o crescimento dos fios, sendo uma boa opção de hidratante caseiro para cabelos danificados e quebradiços. Confira outros benefícios da amêndoa doce.

Ingredientes

  • 1 abacate maduro;
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas doce.

Modo de preparo

Descascar e triturar o abacate, adicionando em seguida o óleo de amêndoas, até obter uma pasta homogênea. Aplicar no cabelo deixando agir por 30 minutos e, em seguida, lavar o cabelo com shampoo, retirando todo o resíduo. Esta máscara pode ser utilizada de 1 vez por semana. 

5. Máscara de banana, iogurte e mel

A máscara de banana, iogurte e mel é uma boa opção de hidratação caseira para cabelos com luzes ou química, pois é rico em óleos naturais, potássio, vitaminas e ácido lático, que aumentam a umidade, o brilho e a reparação dos fios, além de eliminar o frizz, sendo também indicado para cabelos com pontas duplas ou ressecados. Essa máscara não deve ser usada por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis.

Ingredientes

  • 1 banana madura;
  • 1 pote de iogurte natural (250 ml);
  • 3 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo

Descascar e amassar a banana com um garfo. Adicionar, em seguida, o mel e o iogurte. Misturar bem todos os ingredientes e passar no cabelo deixando agir por 20 a 30 minutos e, em seguida, lavar o cabelo retirando todo o resíduo. Essa máscara pode ser aplicada 2 vezes por semana.

6. Máscara de camomila, maisena e leite

A máscara de camomila, maisena e leite ajuda a manter o cabelo hidratado, mantendo a umidade dos fios, sendo indicado para hidratação do cabelo loiro ressecado ou com luzes, ajudando a manter a cor e aumentar o brilho. Veja outros benefícios da camomila e como usar.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de flores secas de camomila ou 2 sachês de chá;
  • 2 colheres de sopa de maisena;
  • ½ copo de leite integral.

Modo de preparo

Ferver o leite e adicionar a camomila. Tampar e deixar em repouso durante 10 a 15 minutos. Retirar o sachê de camomila ou coar se tiver utilizado as flores secas de camomila. Colocar a mistura em uma panela, em fogo baixo, e adicionar a maisena, misturando até obter uma mistura com consistência de máscara. Esperar esfriar a mistura e passar no cabelo, deixando agir por 30 minutos. Lavar o cabelo a seguir, retirando todo o resíduo. Essa máscara pode ser usada a cada 15 dias.

7. Máscara de babosa e mel 

A máscara com babosa, também conhecida como Aloe vera, e mel ajuda a hidratar os fios, pois possui propriedades nutritivas, regeneradoras e hidratantes, e pode ser usada como hidratação caseira para cabelos cacheados, crespos ou muito ressecados. Essa máscara não deve ser usada por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis. Confira outros benefícios da babosa para o cabelo.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 2 colheres de sopa do gel da folha de babosa.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes em um recipiente limpo e seco, até obter uma mistura homogênea e aplicar no cabelo úmido, deixando agir por 20 minutos e, em seguida, lavar o cabelo com shampoo. Essa máscara de hidratação caseira pode ser usada 1 vez por semana.

8. Máscara de abacate e óleo de jojoba

A máscara de abacate e óleo de jojoba tem em sua composição vitaminas A e E, que ajudam a hidratar profundamente os fios, realçando o brilho dos cabelos e ajudando na regeneração das células do couro cabeludo, estimulando o cabelo a crescer mais rápido e forte. Conheça 6 receitas caseiras que estimulam o cabelo a crescer.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de óleo de jojoba;
  • Meio abacate.

Modo de preparo:

Misturar o abacate e o óleo, em um recipiente, até obter uma pasta homogênea. Aplicar a máscara no cabelo úmido e deixar agir cabelo por 30 minutos e, em seguida, lavar com shampoo para remover bem os resíduos da máscara. É indicado o uso desta máscara de hidratação caseira 1 vez por semana.

9. Máscara de óleo de coco, abacate e óleo de argan

Esta máscara de hidratação caseira é uma ótima opção para cabelo seco e cacheado, pois melhora a hidratação e nutrição do cabelo, conseguindo dar vida e brilho ao cabelo, além de deixá-lo macio, sedoso e sem frizz. Veja outras opções de tratamento para cabelo seco.

Ingredientes:

  • 2 colheres de óleo de coco;
  • 2 colheres de óleo de argan;
  • Meio abacate

Modo de preparo:

Misturar o abacate com o óleo de coco e óleo de argan, em um recipiente limpo e seco, até atingir uma mistura homogênea. Em seguida, aplicar a máscara no cabelo úmido e deixar atuar por 60 minutos, lavando, em seguida, com shampoo para remover bem os resíduos. Essa máscara pode ser usada 1 a 2 vezes por semana.

10. Máscara de óleo de coco e azeite de oliva

Para a hidratação profunda do cabelo, principalmente os cabelos cacheados e quebradiços, a hidratação noturna com óleo de coco e azeite de oliva é uma ótima opção, pois ajuda não só a hidratar o cabelo, como também facilitar o desembaraçar dos fios na manhã seguinte.

Ingredientes:

  • ¼ de xícara de óleo de coco;
  • ¼ de xícara de azeite de oliva.

Modo de preparo:

Misturar o óleo de coco e o azeite, em um recipiente limpo e seco, e aplicar sobre o cabelo seco. Deixar agir durante toda a noite, sendo necessário lavar bem o cabelo na manhã seguinte com shampoo e condicionador, para remover todo o óleo. Além disso, é possível fazer esta hidratação noturna usando os óleos em separado, aplicando apenas azeite ou óleo de coco. Veja 10 receitas de hidratação para cabelos cacheados.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em junho de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em junho de 2022.

Bibliografia

  • QADIR, M. Imran. Medicinal and Cosmetological Importance of Aloe vera. International Journal of Natural Therapy. 2. 21-24, 2009
  • EDIRIWEERA, E.; PREMARATHNA, N.. Medicinal and cosmetic uses of Bee’s Honey - A review. AYU. Vol 33. 2 ed; 178-182, Apr-Jun 2012
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).

Tuasaude no Youtube

  • Vitamina poderosa para QUEDA DE CABELO

    15:27 | 1488018 visualizações
  • Benefícios do ÓLEO DE COCO e como usar

    05:50 | 122296 visualizações
  • ALIMENTOS QUE FAZEM O CABELO CRESCER | Tati Comenta #25

    03:14 | 85415 visualizações