6 benefícios da farinha de linhaça e como fazer em casa

maio 2021

Os benefícios da linhaça só são obtidos quando se consome a farinha de linhaça, pois o intestino não consegue digerir a casca dessa semente, o que nos impede de absorver seus nutrientes e ter seus benefícios.

Após triturar as sementes, os benefícios da farinha de linhaça são:

  1. Atua como antioxidante, por conter a substância lignina;
  2. Diminui a inflamação, por conter ômega-3;
  3. Previne doenças cardíacas e trombose, devido ao ômega-3;
  4. Previne câncer de mama e de cólon, devido à presença de lignina;
  5. Alivia os sintomas da menopausa, por conter fitoesterois;
  6. Combate a prisão de ventre, por ser rica em fibras.

Para obter esses benefícios, deve-se consumir diariamente 10 g de linhaça, que equivale a 1 colher de sopa. No entanto, para reduzir os sintomas da menopausa, deve-se consumir 40g de linhaça por dia, o que equivale a cerca de 4 colheres de sopa.

Como fazer a farinha de linhaça

Para tirar o maior proveito da linhaça, o ideal é comprar os grãos inteiros e triturá-los no liquidificador em pequenas quantidades, à medida que eles forem sendo usados. Além disso, a linhaça deve ser armazenada em um frasco escuro fechado e dentro do armário ou da geladeira, sem contato com a luz, pois isso evita a oxidação da semente e conserva mais os seus nutrientes.

Diferença entre Linhaça Dourada e Marrom

A diferença entre os dois tipos de linhaça é que a versão dourada é mais rica em alguns nutrientes, especialmente em ômega-3, ômega-6 e proteínas, o que aumenta os benefícios dessa semente em relação à marrom.

No entanto, a semente marrom também é uma boa opção e pode ser utilizada da mesma forma para manter a saúde do organismo, lembrando sempre de triturar as sementes antes do consumo.

Bolo de banana com linhaça

Ingredientes:

  • 100 gramas de semente de linhaça triturada
  • 4 ovos 
  • 3 bananas
  • 1 e ½ xícara de chá de açúcar mascavo
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • ½ xícara de chá de óleo de coco
  • 1 colher de sopa de fermento

Modo de Preparo:

Bater no liquidificador primeiro as bananas, o óleo de coco, os ovos, o açúcar e a semente de linhaça. Adicionar aos poucos as farinhas e continuar batendo até ficar homogêneo. Adicionar o fermento por último e misturar cuidadosamente com uma colher. Levar ao forno médio pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até que o teste do palito indique o que o bolo está pronto.

Saiba mais sobre como utilizar estas sementes em Dieta da linhaça.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em maio de 2021.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.