Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 dicas para hidratar o cabelo ressecado

Hidratar o cabelo ajuda a proteger os fios da ação do sol, do frio e do vento, conferindo saúde, brilho e maciez aos fios durante todo o ano. Além da hidratação, também é muito importante secar delicadamente os fios com uma toalha e usar protetor de calor sempre antes de usar o secador e a chapinha.

A hidratação é importante para todos os tipos de cabelo, principalmente nos fios que possuem química, isso porque a realização de procedimentos no cabelo pode deixar os fios mais ressecados e quebradiços ao longo do tempo.

5 dicas para hidratar o cabelo ressecado

1. Aplicar um creme para hidratação

Usar um creme para hidratação dos cabelos também é importante, pois ajuda a repor a água que os fios perdem ao longo do tempo e reduz o ressecamento e o efeito frizz. Esses cremes devem ser usados 2 a 3 vezes por semana, de acordo com o estilo de vida da pessoa, ou seja, se fica muito exposta a variações de temperatura, se pratica atividade física ou se tem o costume de prender muito o cabelo, por exemplo.

Antes de aplicar a máscara de hidratação, a cabeça seja lavada com shampoo para eliminar os resíduos presentes e, após remover todo o shampoo, aplicar a máscara e deixar atuar por 5 a 10 minutos de acordo com o produto utilizado. Em seguida, deve-se enxaguar bem a cabeça e usar o condicionador para selar os fios, garantindo a hidratação e a maciez do cabelo.

É importante também ter atenção à quantidade de shampoo utilizada durante a lavagem, isso porque quando se usa grande quantidade de shampoo a porosidade dos fios pode aumentar, deixando os fios mais ressecados e quebradiços. Assim, é recomendado que seja utilizada quantidade suficiente de shampoo para eliminar os resíduos.

Veja também algumas opções caseiras de hidratantes para o cabelo.

2. Usar um sérum

O sérum para cabelo é um produto líquido que pode ser aplicado nos fios e que tem como objetivo manter o cabelo mais hidratado e mais protegido contra o calor da chapinha e a sujeira do dia a dia, por exemplo

Isso porque o sérum corresponde a um concentrado de óleos e vitaminas capazes de hidratar os fios, deixando o cabelo mais macio e brilhoso. Existem diversos tipos de sérum para todos os tipos de cabelo e para todos os hábitos, podendo ser utilizado em cabelos secos ou molhados, antes ou depois de fazer a chapinha, por exemplo.

Além disso, alguns tipos de sérum podem potencializar o efeito das máscaras hidratantes para o cabelo, podendo ser aplicados após a realização da hidratação.

5 dicas para hidratar o cabelo ressecado

3. Fazer cauterização capilar

A cauterização capilar é uma técnica de hidratação profunda que fecha a estrutura dos fios, de forma a acabar com o frizz, reduzir o volume e promover a suavidade, hidratação e brilho dos fios, usando queratina e calor.

A recomendação é a de que a cauterização capilar seja feita no salão de beleza e tem como objetivo promover a reconstrução e a selagem da cutícula dos fios danificados, frágeis e quebradiços. Para manter os resultados, é recomendado que a pessoa repita o procedimento a cada 3 a 4 meses. Veja mais sobre a cauterização capilar.

Outro procedimento que faz uso da queratina para promover a hidratação dos fios é a queratina, que não utiliza calor e que pode ser realizada em casa. A reconstrução capilar é um procedimento simples em que se deve aplicar a queratina líquida nos fios após a sua lavagem e deixar por cerca de 10 minutos.

Depois, aplicar uma máscara de hidratação em todo o cabelo e deixar atuar por mais 10 minutos. Após esse período, deve-se enxaguar bem o cabelo para retirar o excesso de produto e aplicar o sérum para finalizar. É recomendado que a reconstrução seja feita a cada 15 dias para pessoas que fazem uso de processos químicos no cabelo.

4. Realizar um botox capilar

O botox capilar é um tipo de tratamento intensivo que além de hidratar o cabelo, também dá brilho aos fios diminui o frizz e as pontas duplas, isso porque os produtos utilizados para faze ro botox capilar são ricos em proteínas e vitaminas que ajudam a nutrir os fios e a promover a sua hidratação.

Apesar de poder ser feito em casa, os resultados do botox são melhores quando realizado no salão, no entanto é importante ter atenção ao produto que é utilizado, pois alguns podem conter químicos que não são autorizados pela ANVISA. Saiba mais sobre o botox capilar.

5. Fazer uma selagem capilar

A selagem capilar é uma técnica de hidratação muito parecida à cauterização, mas além de deixar os fios sem frizz e totalmente selados, diminui o volume, dando o aspecto mais liso aos fios, já que devido à queratina os fios ficam mais alinhados e densos.

Esta técnica consiste em lavar o cabelo com shampoo anti-resíduos, aplicar vários produtos como máscara, queratina e ampola de vitaminas, secar o cabelo com secador e passando a chapinha no fim para selar os fios. Saiba mais sobre selagem capilar.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem