Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Prisão de ventre na gravidez: sintomas e como tratar

A prisão de ventre na gravidez é uma situação normal que acontece devido às alterações normais que acontecem na gravidez e também favorecida pelo crescimento da barriga e peso que o útero exerce sobre o intestino, dificultando os movimentos intestinais, por isso é importante que a mulher durante a gestação tenha hábitos saudáveis, como aumento do consumo de água, alimentos ricos em fibras e prática de atividade física, pois dessa forma é possível estimular o bom funcionamento do intestino.

A prisão de ventre na gravidez não prejudica o bebê, mas pode causar cólicas e desconforto abdominal na gestante. Quando esses sintomas são acompanhados de náuseas ou dores abdominais de um lado só, é aconselhado consultar o médico obstetra para que seja investigada a causa dos sintomas e o tratamento adequado possa ser iniciado.

Prisão de ventre na gravidez: sintomas e como tratar

Como tratar a prisão de ventre na gravidez

Para tratar a prisão de ventre na gravidez podem ser seguidas várias dicas, como:

  1. Comer ameixa preta seca diariamente.
  2. Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como cereais All Bran, maracujá, amêndoa com casca, repolho, gergelim, goiaba, ervilha, maçã, pera com casca ou tangerina. Conheça mais alimentos ricos em fibras;
  3. Aumentar o consumo de alimentos ricos em água como rabanete, tomate, nabo, melancia, morango ou melão, por exemplo.
  4. Beber 1,5 a 2 litros de água por dia, que pode ser consumida ainda em forma de sopas ou de sucos. Para quem tem dificuldade em beber água, uma boa dica é beber chá ou colocar uma rodela de limão ou de laranja numa jarra com água e ir bebendo aos poucos.
  5. Outra dica importante é fazer algum tipo de atividade física, mas devido ao peso da barriga, os mais indicados são os exercícios de alongamento muscular e as caminhadas leves.

Uma excelente forma de combater a prisão de ventre na gravidez é fazer uma vitamina de iogurte natural com mamão papaia e mel e tomar diariamente no café da manhã. Confira outro remédio natural para prisão de ventre.

Sintomas de prisão de ventre na gravidez

Os sintomas de prisão de ventre na gravidez surgem porque, durante a gravidez, o útero faz pressão sobre o intestino, além disso, os hormônios da gravidez tornam o trânsito dos alimentos no intestino mais lento. Os sintomas mais frequentes na prisão de ventre durante a gravidez são:

  • Cólicas;
  • Rigidez abdominal;
  • Inchaço;
  • Irritabilidade;
  • Desconforto abdominal.

É importante que mulher invista em um estilo de vida saudável durante a gestação para que a prisão de ventre seja evitada, assim como os sintomas, que são bastante desconfortáveis. No caso dos sintomas serem muito intensos ou surgirem náuseas, por exemplo, é importante ir ao obstetra para que a mulher possa ser a avaliada e o médico avalie a necessidade de se usar laxantes ou supositórios, por exemplo.

Assista o vídeo seguinte e conheça outras dicas para aliviar os sintomas da gravidez:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem