O gargarejo com água morna e sal, com sálvia, com camomila ou com romã, podem ajudar a aliviar a irritação da garganta e reduzir a tosse, especialmente se ela for causada por infecção viral, inflamação ou ressecamento, já que possuem efeito anti-inflamatório e antimicrobiano.
O gargarejo consiste em enxaguar a garganta com um líquido, sem engolir, podendo ser feito 2 a 3 vezes ao dia.
Apesar de aliviar a tosse, o gargarejo não trata a causa e, por isso, não deve substituir o tratamento indicado pelo otorrinolaringologista após avaliação e diagnóstico. Veja as principais causas da tosse.
Opções de gargarejos para tosse
Algumas opções de gargarejos para tosse são:
1. Gargarejo com água morna e sal
O gargarejo com água morna e sal é uma maneira simples e eficaz de aliviar a tosse, pois ajuda a limpar a região, removendo muco, bactérias e vírus, e ainda tem um leve efeito anti-inflamatório, que reduz o inchaço e a irritação.
Além disso, pode melhorar a cicatrização, prevenir infecções e aliviar sintomas de resfriados e inflamações na garganta.
Como fazer: deve-se colocar ½ colher de chá de sal em 200 ml de água morna e misturar. Realizar o gargarejo por 30 segundos, repetir de 2 a 3 vezes por dia.
2. Gargarejo com sálvia
O gargarejo com sálvia é uma opção para quando a garganta está inflamada, ardendo ou com sensação de secura, sintomas que levam a uma tosse seca.
Além disso, o gargarejo com sálvia tem propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e antibacterianas, que ajudam a combater microrganismos, inflamações na boca e gengivite.
Como fazer: colocar 1 colher de sopa de folhas secas de sálvia em 200 ml de água fervente. Tampar e deixar em infusão por 10 minutos. Quando estiver morno, coar e gargarejar por 30 segundos, de 2 a 3 vezes por dia.
Leia também: 12 dicas naturais para aliviar a tosse seca (e quando ir ao médico) tuasaude.com/dicas-naturais-para-aliviar-a-tosse-seca3. Gargarejo com romã
O gargarejo com romã pode ajudar indiretamente no alívio da tosse, especialmente quando está associada à dor de garganta ou inflamações na mucosa da boca e da faringe.
A romã possui compostos com ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidante, como os taninos e o ácido elágico, que ajudam a reduzir o inchaço e a irritação na garganta, sintomas que muitas vezes provocam ou pioram a tosse.
Como fazer: ferver 200 ml de água com 1 colher de sopa da casca seca por 10 minutos. Em seguida, coar e deixar amornar. Realizar o gargarejo por cerca de 30 segundos, duas a três vezes ao dia, durante 5 a 7 dias.
4. Gargarejo com tomilho
O gargarejo com tomilho pode ser usado para tratar tosse seca, repetitiva e de difícil controle.
Além de ajudar na tosse, o tomilho também é usado para tratar problemas na boca, como herpes, candidíase e mau hálito.
Entretanto, deve ser evitado por pessoas que já apresentaram sensibilidade ao uso de tomilho.
Como usar: colocar 1 colher de sopa de folhas secas de tomilho em 200 ml de água fervente. Tampar e deixar a infusão por 10 minutos. Em seguida, coe e deixe o líquido amornar. Gargarejar por cerca de 30 segundos, repetir de 2 a 3 vezes ao dia.
Leia também: 10 remédios caseiros para a tosse (e como preparar) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-tosseQuando ir ao médico
É recomendado consultar o otorrinolaringologista nos seguintes casos:
- Tosse persistente;
- Tosse com sangue;
- Febre;
- Dor no peito;
- Dificuldade para respirar;
- Falta de ar;
- Chiado ao respirar.
Além disso, casos de dor de garganta intensa e dificuldade para engolir também devem ser avaliados pelo médico, pois podem indicar infecções ou outras condições que exigem tratamento específico.