Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Gargarejos para Garganta Inflamada

Os gargarejos feitos com água morna com sal, água oxigenada, bicarbonato de sódio, vinagre, camomila ou arnica são ótimos para garganta inflamada porque possuem ação bactericida, antimicrobiana e desinfectante, ajudando a eliminar os microrganismos.

E além disso, também ajudam a complementar o tratamento para dor de garganta, que pode ser feito com anti-inflamatórios prescritos pelo médico, como o Ibuprofeno ou Nimesulida, por exemplo. Os chás e sucos também podem servir como remédio caseiro, confira alguns chás e sucos para garganta inflamada

Veja como preparar cada um deles:

Gargarejos para Garganta Inflamada

1. Gargarejo de água morna com sal

Adicionar 1 colher de sopa de sal em 1 copo de água morna e misturar bem até o sal ficar imperceptível. Depois, colocar um bom gole da água na boca e gargarejar pelo máximo de tempo que conseguir, cuspindo a água a seguir. Repetir o procedimento mais 2 vezes seguidas.

2. Gargarejo com camomila

Colocar 2 colheres de chá de folhas e flores de camomila em 1 xícara de água fervente e manter num recipiente coberto por pelo menos 10 minutos. Coar, fazer um gargarejo durante o máximo de tempo possível, cuspindo o chá e repetindo mais 2 vezes. É recomendado fazer um chá novo sempre que for gargarejar.

3. Gargarejo com bicarbonato de sódio

Adicionar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 1 xícara de água morna e mexer bem até o bicarbonato estar completamente dissolvido. Dar um gole, fazer um gargarejo no máximo de tempo que conseguir e cuspir, repetindo 2 vezes seguidas.

4. Gargarejo com vinagre de maçã

Juntar 4 colheres de sopa de vinagre de maçã em 1 xícara de água morna e fazer um gargarejo durante o máximo de tempo que se conseguir, e depois cuspir a solução.

5. Gargarejo com água oxigenada

Adicionar 2 colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes em 1 copo de água e mexer para a solução ficar bem diluída. A seguir, fazer um gargarejo durante o máximo de tempo possível, cuspir e repetir mais 2 vezes.

Esta mistura não deve ser engolida e também não deve ser usada por muitos dias seguidos, já que pode afetar a cor dos dentes, deixando-os manchados. Esta solução deve ser evitada por crianças, já que podem ingerir a água oxigenada, podendo causar complicações nos órgãos internos.

6. Gargarejo com arnica

Colocar 1 colher de chá de folhas secas de arnica em 1 xícara de água fervente e deixar coberto por pelo menos 10 minutos. Coar e gargarejar durante o máximo de tempo que se conseguir, cuspindo depois o chá. Repetir mais 2 vezes.

Quando e quem pode fazer

Os gargarejos que indicamos aqui devem ser feitos pelo menos 2 vezes por dia, enquanto os sintomas persistirem. Caso exista pus na garganta pode ser mais difícil conseguir gargarejar e nesse caso, a toma de antibióticos é mais aconselhada.

Crianças com menos de 6 anos podem não conseguir gargarejar corretamente, havendo risco de engolir a solução, o que pode aumentar o desconforto, e por isso não é indicado para idades inferiores a 5 anos. Idosos e pessoas com dificuldade para engolir também podem ter dificuldade em gargarejar, sendo contraindicado para elas.

Outras opções naturais

Veja como fazer outros ótimos chás que também servem para gargarejos e outros remédios caseiros para combater a inflamação da garganta nesse vídeo:

CURAR A DOR DE GARGANTA com remédios naturais incríveis

377 mil visualizações

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem