Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer é Furunculose e como é feito o tratamento

O aparecimento recorrente de furúnculos, chama-se furunculose e o que se deve fazer nestes casos é ir ao médico para iniciar o tratamento adequado que pode ser feito com o uso de antibióticos em forma de pomada ou de comprimidos.

Os furúnculos são causados por uma infeção pelo Staphylococcus aureus e são mais frequentes nos seios, nas nádegas, face ou pescoço, mas, por vezes podem surgir vários furúnculos espalhados pelo corpo.

A furunculose de repetição pode ser tratada com antibiótico prescrito pelo dermatologista durante cerca de 7 a 10 dias, aplicação de compressas quentes nos furúnculos, para retirar o pus, e aplicação da pomada com mupirocina, conhecida comercialmente como Bactroban, 3 vezes por dia, durante o tratamento.

O que fazer é Furunculose e como é feito o tratamento

Possíveis causas

A furunculose é causada por uma infecção provocada por uma bactéria chamada de Staphylococcus aureus, que é uma bactéria que vive à superfície da pele e que pode causar infecções, devido a um ferimento no local, picada de inseto ou outro fator, que permite a entrada da bactéria, principalmente em pessoas com o sistema imunológico debilitado.

As causas de furunculose estão relacionadas com o uso de remédios que diminuem o sistema imune, como corticoides, por exemplo, ou de doenças que também afetam o sistema imune, como AIDS ou câncer.

Além disso, sofrer de problemas de pele, como acne e eczema e ter diabetes, pod aumentar o risco de desenvolver furunculose. O uso de drogas, a falta de higiene, a sudorese excessiva, alergias na pele, a obesidade e alguns problemas no sangue também podem aumentar o risco de aparecimento de furunculose.

Como é feito o tratamento

O tratamento para furunculose deve ser orientado e prescrito pelo dermatologista e pode ser feito com:

  • Antibióticos durante cerca de 7 a 10 dias para tratar a infeção;
  • Compressas quentes para aliviar o desconforto e ajudar a retirar o pus dos furúnculos;
  • Pomada com mupirocina, conhecida comercialmente como Bactroban, 3 vezes por dia durante cerca de 7 a 10 dias para tratar a infeção e para que a bactéria não volte a provocar o aparecimento dos furúnculos. Conheça outras pomadas usadas no tratamento do furúnculo.

Além disso, em alguns casos, pode ser necessário drenar o furúnculo no hospital, em que o profissional de saúde faz uma incisão na região e é removido o pús que está no interior do furúnculo.

É também importante tomar diariamente um banho com água e sabão, evitar tocar ou eliminar o furúnculo, lavar bem as mãos e lavar roupas de cama e toalhas ue entrem em contacto com o furúnculo.

Veja também quais os remédios caseiros que podem ajudar a eliminar o furúnculo.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem