Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédio caseiro para furúnculo

Os remédios caseiros para furúnculo devem ter propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e analgésicas para ajudar na recuperação da lesão, mas também para aliviar os sintomas como dor, inchaço e vermelhidão. Assim, algumas opções boas são a abóbora, a jauába ou a alteia, por exemplo.

Além disso, para ajudar o organismo a reagir melhor à infecção do furúnculo, é aconselhado ter um alimentação natural, composta de alimentos crus e frutas frescas e suspender o consumo de alimentos gordurosos, como frituras, queijos ou carnes.

1. Gaze com abóbora

Remédio caseiro para furúnculo

A abóbora tem excelentes propriedades emolientes e anti-inflamatórias que ajudam a tratar o local e a aliviar os sintomas, especialmente a dor e a vermelhidão causadas pelo furúnculo.

Ingrediente

  • 50 g de abóbora

​​Modo de preparo

Retirar a casca da abóbora e cozinhar a polpa. Em seguida, ainda morna, colocar esta polpa sobre uma gaze e aplicar no furúnculo durante 20 minutos, 2 vezes ao dia. Este cataplasma de abóbora ajuda a expulsar o núcleo do furúnculo, acelerando a recuperação.

2. Leite de janaúba

Remédio caseiro para furúnculo

A seiva da Janaúba tem ação cicatrizante e analgésica que, além de ajudarem a pele a recuperar mais rápido, também aliviam a dor e o desconforto do furúnculo.

Para isso, deve-se colocar cerca de 9 gotas do leite/seiva de janaúba em uma gaze limpa e, depois, aplicar sobre o local afetado, 2 a 3 vezes por dia.

3. Tintura de alteia

Remédio caseiro para furúnculo

Outra excelente opção para tratar o furúnculo é a tintura de alteia porque esta planta medicinal possui propriedades antimicrobianas e cicatrizantes que ajudam na cicatrização.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de raízes de alteia
  • Álcool etílico

Modo de preparo

Colocar em um recipiente de vidro as raízes de alteia e cobrí-las com álcool etílico. Tapar bem, guardar em um local seco e fresco e deixar repousar até ao outro dia.

Depois, aplicar 2 ou 3 gotas da tintura de alteia em cima do furúnculo, tentando retirar a secreção aos poucos. Repetir este procedimento várias vezes ao dia até que o furúnculo desapareça. Este remédio caseiro para furúnculo pode ser guardado e utilizado por até 2 meses.

4. Compressas de inhame

Remédio caseiro para furúnculo

As compressas com cataplasma de inhame são excelentes para tratar este problema, pois o inhame possui propriedades anti-inflamatórias que reduzem a inflamação causada peloo furúnculo, diminuindo a dor e melhorando o bem-estar.

Ingredientes

  • 1 porção de inhame

Modo de preparo

Ralar a quantidade necessária de inhame para cobrir o furúnculo. Depois, colocar em compressas esterilizadas e cobrir o furúnculo. Deixar agir por 1 hora e depois lavar com água morna. Repetir o processo quatro vezes por dia.

Uma boa dica é também incluir na alimentação o inhame cozido e temperado com azeite de oliva e sal. Veja algumas receitas para usar o inhame.

5. Cataplasma de cebola

Remédio caseiro para furúnculo

O cataplasma de cebola é ótimo, pois a cebola é rica em quercetina e enxofre, que eliminam bactérias e diminuem a inflamação do furúnculo.

Ingredientes

  • 1 cebola

Modo de preparo

Colocar a cebola crua ralada em uma compressa ou gaze esterilizada e depois cobrir o furúnculo. Deixar agir por 2 horas e trocar o cataplasma 2 vezes por dia, até que o furúnculo desapareça.

6. Chá de limão

Remédio caseiro para furúnculo

O chá de limão é uma boa solução caseira para furúnculo, pois além de ser rico em vitamina C, que tem ação antioxidante, ele possui propriedades anti-sépticas que ajudam a extrair e a dissolver os furúnculos.

Ingredientes

  • 10 g de folhas de limoeiro
  • 1 limão
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Colocar as folhas, a água e o suco do limão para ferver em uma panela durante 5 minutos. Depois deixar repousar por 10 minutos, coar e tomar 4 xícaras de chá por dia.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar