Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

3 passos para curar o furúnculo mais rápido

Para tratar o furúnculo mais rápido, podem-se adotar medidas, como colocar compressas de água morna na região, porque ajuda a aliviar a dor e o desconforto, além de ajudar a retirar o pus, acelerando a cicatrização, ou aplicar uma pomada na região.

Embora o furúnculo cure sozinho, em cerca de duas semanas, quando o pus sai para o exterior, se forem adotadas estas medidas, a cicatrização será mais rápida:

3 passos para curar o furúnculo mais rápido

1. Usar sabão antisséptico

Tomar banho todos os dias com água e sabão ou com um sabão antisséptico, como o sabonete antisséptico Granado ou o Soapex, por exemplo, ajuda a tratar a infecção e a evitar a multiplicação da bactéria causadora do furúnculo.

2. Colocar compressas mornas

As compressas de água morna ajudam a aliviar a dor e a retirar o pus, sendo que, mesmo depois do furúnculo começar a vazar o pus sozinho, é indicado continuar a colocar as compressas para limpar bem a região.

Outras opções são as compressas com óleo essencial de olíbano ou com sementes de feno-grego, pois possuem propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e antissépticas, ajudando a retirar o pus, a tratar a infecção e a aliviar o inchaço e o desconforto.

Para fazer as compressas de óleo essencial de olíbano, basta adicionar 3 a 5 gotas do óleo em uma compressa de água morna. Para fazer as compressas com sementes de feno-grego, deve-se bater no liquidificador 110 g de sementes com água ou vinagre, levar a mistura ao fogo até levantar fervura e em seguida mergulhar uma compressa na polpa ainda quente e aplicar sobre o o furúnculo.

3. Aplicar pomada para furúnculo

As pomadas com antibiótico, como a Verutex, Bactroban ou Nebacetin, por exemplo, ajudam a retirar o pus do furúnculo mais rapidamente e a aliviar a dor e o desconforto. Estas pomadas devem ser aplicadas cerca de 3 vezes por dia e são vendidas nas farmácias, só devendo ser usadas sob orientação médica. Saiba qual a melhor pomada para furúnculo.

Se mesmo com estas medidas, o furúnculo não se curar sozinho em duas semanas, no máximo, o indivíduo tiver muitas dores ou o furúnculo ficar mais inchado, vermelho e com mais pus, é recomendado consultar o dermatologista, para ele drenar o pus e tratar a infecção.

3 passos para curar o furúnculo mais rápido

Cuidados durante o tratamento

É importante não espremer ou estourar o furúnculo, pois a infecção pode piorar e alastrar-se para outros locais da pele. Durante o tratamento, é preciso ter alguns cuidados, como:

  • Lavar as mãos sempre que se tocar no furúnculo;
  • Trocar as compressas, colocando-as no lixo e lavando as mãos em seguida com água e sabão;
  • Não compartilhar roupa, lenços, lençóis ou toalhas e lavá-los com água fervente, separada da restante roupa.

Estes cuidados ajudam a evitar o alastramento da infecção para outras regiões da pele e evitam que outras pessoas peguem a bactéria causadora do furúnculo, que é transmitida através do contato com o pus. Veja também algumas receitas que podem ajudar a tratar o furúnculo mais rapidamente.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem