4 dicas para curar o furúnculo mais rápido

Para tratar o furúnculo mais rápido, podem-se adotar medidas, como colocar compressas de água morna na região, porque ajuda a aliviar a dor e o desconforto, além de ajudar a retirar o pus, acelerando a cicatrização, ou aplicar uma pomada na região.

Embora o furúnculo cure sozinho, em cerca de duas semanas, quando o pus sai para o exterior, se forem adotadas estas medidas, a cicatrização será mais rápida:

4 dicas para curar o furúnculo mais rápido

1. Usar sabão antisséptico

Lavar o local com furúnculo diariamente com água e sabão antibacteriano como o Soapex, por exemplo, ajuda a tratar a infecção e a prevenir a multiplicação da bactéria causadora do furúnculo, diminuindo a inflamação e evitando que o furúnculo aumente. 

2. Colocar compressas mornas

As compressas com água morna são uma excelente opção de tratamento natural para promover a eliminação do pus presente no furúnculo, ajudando a cicatrizar mais rápido. Para preparar a compressa, basta esquentar a água e mergulhar um pano ou uma toalha. Em seguida, espremer para retirar o excesso de água e aplicar diretamente no local do furúnculo por 5 a 10 minutos, 2 a 4 vezes por dia.

3. Usar óleos essenciais

Alguns óleos essenciais possuem propriedade antisséptica, anti-inflamatória e adstringente, o que ajuda a retirar o pus, a tratar a infecção e a aliviar o inchaço e o desconforto. Algumas das opções são os óleos de melaleuca, capim-limão e de canela. 

Para usar o óleo essencial, pode acrescentar na compressa de água morna (3 a 5 gotas na água antes de mergulhar a toalha na água) ou aplicar diretamente na pele. Antes de aplicar na pele, é importante diluir o óleo essencial em um óleo vegetal, devendo ser acrescentado 3 a 5 gotas em uma colher de sopa de óleo de coco ou de amêndoa, por exemplo.

4. Aplicar pomada para furúnculo

As pomadas com antibiótico, como a Verutex, Bactroban ou Nebacetin, por exemplo, ajudam a retirar o pus do furúnculo mais rapidamente e a aliviar a dor e o desconforto. Estas pomadas devem ser aplicadas cerca de 3 vezes por dia e são vendidas nas farmácias, só devendo ser usadas sob orientação médica. Saiba qual a melhor pomada para furúnculo.

Cuidados durante o tratamento

É importante não espremer ou estourar o furúnculo, pois a infecção pode piorar e alastrar-se para outros locais da pele. Durante o tratamento, é preciso ter alguns cuidados, como:

  • Lavar as mãos sempre que se tocar no furúnculo;
  • Trocar as compressas, colocando-as no lixo e lavando as mãos em seguida com água e sabão;
  • Não compartilhar roupa, lenços, lençóis ou toalhas e lavá-los com água fervente, separada da restante roupa.

Estes cuidados ajudam a evitar o alastramento da infecção para outras regiões da pele e evitam que outras pessoas peguem a bactéria causadora do furúnculo, que é transmitida através do contato com o pus. Veja também algumas receitas que podem ajudar a tratar o furúnculo mais rapidamente.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: