O furúnculo na virilha é um tipo de abscesso na pele caracterizado pelo acúmulo de pus no local e que envolve o folículo piloso e o tecido ao redor, causando dor, aumento da temperatura local, vermelhidão e sensibilidade ao toque, podendo ser bastante desconfortável.
Esse tipo de abscesso na virilha pode crescer ao longo do tempo e normalmente está associado à infecção por bactérias naturalmente presentes na pele, principalmente do gênero Staphylococcus, causando inflamação local e resultando no aparecimento dos sintomas.
Na maioria dos casos o furúnculo na virilha desaparecem espontaneamente sem que seja necessário tratamento, no entanto, para acelerar a eliminação do furúnculo, pode-se fazer compressa com água morna no local pelo menos 3 vezes ao dia. Em alguns casos, o médico pode também indicar o uso de antibióticos para favorecer a eliminação desse abscesso na virilha.

Sintomas de furúnculo na virilha
O furúnculo na virilha pode ser bastante desconfortável e é caracterizado principalmente pela presença de um caroço com pus, que pode crescer ao longo do tempo. Além disso, outros sintomas de furúnculo na virilha são:
- Dor no local;
- Inchaço;
- Vermelhidão;
- Presença de pus;
- Calor no local;
- Sensibilidade ao toque;
- Febre baixa, em alguns casos.
Este abscesso não deve ser confundido com uma hérnia inguinal, que é um protuberância que surge também na região da virilha, mas que se deve à saída de uma parte do intestino através de um ponto fraco dos músculos abdominais. Veja mais sobre hérnia inguinal e como tratar.
Possíveis causas
O furúnculo na virilha normalmente acontece devido à inflamação da raiz do pelo, o que está na maioria dos casos associado à infecção pela bactéria Staphylococcus aureus, que pode ser encontrado naturalmente nas mucosas e na pele. Assim, quando há infecção e inflamação por essa bactéria, o sistema imunológico é ativado, resultando na formação de pus e nos sintomas.
Além disso, a obstrução de uma glândula sebácea ou uma ferida na região da virilha, podem também causar uma infecção e evoluir com um abscesso no local. Veja mais sobre as causas do furúnculo.
Como é feito o tratamento
O furúnculo na virilha pode desaparecer espontaneamente, sem que seja necessário realizar qualquer tipo de tratamento. No entanto, para acelerar o desaparecimento desse tipo de abscesso, é possível fazer uma compressa com água morna cerca de 3 vezes por dia, além de lavar bem a região com água morna e sabão neutro. Em nenhuma situação é indicado tentar espremer o furúnculo, pois isso pode piorar a inflamação e a infecção, sendo mais difícil de tratar.
Em alguns casos, o médico pode recomendar a realização de drenagem do abscesso, que consiste na retirada do pus. Em seguida, dependendo do tamanho do furúnculo drenado, o médico pode apenas limpar o local com uma solução estéril ou fazer um curativo com uma gaze. Nos casos em que o furúnculo não foi resolvido com a drenagem, existem sinais de que a inflamação se espalhou ou a pessoa possui muitos furúnculos, o médico pode indicar o uso de antibióticos.
Veja também algumas opções de remédios caseiros para abscesso.