Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é abscesso na virilha e como tratar

O abscesso na virilha, também conhecido por abscesso inguinal, é um acúmulo de pus que se desenvolve na virilha, que se situa entre a coxa e o tronco. Este abscesso geralmente é causado por uma infecção no local, podendo ir aumentando de tamanho e ficar inflamado.

O tratamento pode ser feito com antibióticos, drenagem do abscesso ou em casos mais graves pode ser recomendada a cirurgia.

O que é abscesso na virilha e como tratar

Quais os sintomas

Os sintomas mais comuns que podem ocorrer na virilha onde está localizado o abscesso são:

  • Dor no local;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Presença de pus;
  • Calor no local;
  • Sensibilidade ao toque.

Além disso, algumas pessoas podem sentir febre, devido à infecção que se está a desenvolver. 

Este abscesso não deve ser confundido com uma hérnia inguinal, que é um protuberância que surge também na região da virilha, mas que se deve à saída de uma parte do intestino através de um ponto fraco dos músculos abdominais. Veja mais sobre hérnia inguinal e como tratar.

Possíveis causas

O abscesso na virilha normalmente é resultado da foliculite, que é a inflamação da raiz do pelo, que pode ser causada por uma bactéria, que vai estimular o sistema imunológico a combater a infecção, originando assim a formação de pus. 

Além disso, a obstrução de uma glândula sebácea, pode também causar um abscesso no local.

Como é feito o tratamento

O abscesso pode desaparecer espontâneamente, no entanto, caso isto não aconteça, pode ser necessário drenar o abscesso fazendo um corte no local, retirar o pus e se necessário colocar um dreno, de forma a evitar que o abscesso apareça novamente.

O médico também pode receitar antibióticos para curar a infecção e analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor e reduzir a inflamação.

Remédio caseiro

Uma das opções caseiras para tratar o abscesso é realizando compressa com água morna e limpar a região com sabão neutra.

Outra opção caseira para tratar um abscesso, é limpar a região com água limpa e sabão neutro e aplicar uma compressa de seiva de babosa porque ela é um ótimo cicatrizante natural. Veja mais remédios caseiros que podem ajudar a tratar um abscesso na virilha.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...