Furúnculo na virilha: o que é, sintomas, causas e tratamento

Revisão médica: Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
janeiro 2022

O furúnculo na virilha é um tipo de abscesso na pele caracterizado pelo acúmulo de pus no local e que envolve o folículo piloso e o tecido ao redor, causando dor, aumento da temperatura local, vermelhidão e sensibilidade ao toque, podendo ser bastante desconfortável. 

Esse tipo de abscesso na virilha pode crescer ao longo do tempo e normalmente está associado à infecção por bactérias naturalmente presentes na pele, principalmente do gênero Staphylococcus, causando inflamação local e resultando no aparecimento dos sintomas.

Na maioria dos casos o furúnculo na virilha desaparecem espontaneamente sem que seja necessário tratamento, no entanto, para acelerar a eliminação do furúnculo, pode-se fazer compressa com água morna no local pelo menos 3 vezes ao dia. Em alguns casos, o médico pode também indicar o uso de antibióticos para favorecer a eliminação desse abscesso na virilha.

Sintomas de furúnculo na virilha

O furúnculo na virilha pode ser bastante desconfortável e é caracterizado principalmente pela presença de um caroço com pus, que pode crescer ao longo do tempo. Além disso, outros sintomas de furúnculo na virilha são:

  • Dor no local;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Presença de pus;
  • Calor no local;
  • Sensibilidade ao toque;
  • Febre baixa, em alguns casos.

Este abscesso não deve ser confundido com uma hérnia inguinal, que é um protuberância que surge também na região da virilha, mas que se deve à saída de uma parte do intestino através de um ponto fraco dos músculos abdominais. Veja mais sobre hérnia inguinal e como tratar.

Possíveis causas

O furúnculo na virilha normalmente acontece devido à inflamação da raiz do pelo, o que está na maioria dos casos associado à infecção pela bactéria Staphylococcus aureus, que pode ser encontrado naturalmente nas mucosas e na pele. Assim, quando há infecção e inflamação por essa bactéria, o sistema imunológico é ativado, resultando na formação de pus e nos sintomas.

Além disso, a obstrução de uma glândula sebácea ou uma ferida na região da virilha, podem também causar uma infecção e evoluir com um abscesso no local. Veja mais sobre as causas do furúnculo.

Como é feito o tratamento

O furúnculo na virilha pode desaparecer espontaneamente, sem que seja necessário realizar qualquer tipo de tratamento. No entanto, para acelerar o desaparecimento desse tipo de abscesso, é possível fazer uma compressa com água morna cerca de 3 vezes por dia, além de lavar bem a região com água morna e sabão neutro. Em nenhuma situação é indicado tentar espremer o furúnculo, pois isso pode piorar a inflamação e a infecção, sendo mais difícil de tratar.

Em alguns casos, o médico pode recomendar a realização de drenagem do abscesso, que consiste na retirada do pus. Em seguida, dependendo do tamanho do furúnculo drenado, o médico pode apenas limpar o local com uma solução estéril ou fazer um curativo com uma gaze. Nos casos em que o furúnculo não foi resolvido com a drenagem, existem sinais de que a inflamação se espalhou ou a pessoa possui muitos furúnculos, o médico pode indicar o uso de antibióticos.

Veja também algumas opções de remédios caseiros para abscesso.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em janeiro de 2022. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em novembro de 2019.

Bibliografia

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE . Infecções bacterianas da pele - Resumo de diretriz NHG M68. 2007. Disponível em: <http://www.sbmfc.org.br/wp-content/uploads/media/NHG%2040%20Infec%C3%A7%C3%B5es%20bacterianas%20da%20pele(1).pdf>. Acesso em 29 out 2020
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Furúnculo. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/furunculo/40/>. Acesso em 29 out 2020
Mostrar bibliografia completa
  • SOCIEDADE PORTUGUESA DE PEDIATRIA. Infecções da Pele e Tecidos Moles. Disponível em: <https://www.spp.pt/UserFiles/file/Protocolos_SPP/Infeccoes_da_Pele_e_Tecidos_Moles.pdf>. Acesso em 29 out 2020
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.