Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para Tosse

Os remédios para tosse têm como ação aliviar este e os outros sintomas associados ao problema, como desconforto, irritação da garganta, expetoração ou falta de ar. O tratamento deve ser indicado de acordo com o tipo de tosse apresentado pelo paciente e deve ter como objetivo, além de aliviar os sintomas, eliminar a sua causa.

Os remédios para tosse infantil só devem ser usados se forem indicados pelo médico pediatra, de acordo com o tipo de tosse que a criança tem e o seu estado de saúde geral. Conheça algumas causas comuns da tosse.

Remédios para Tosse

Remédios para tosse seca

Os remédios para a tosse seca devem ser recomendados por um médico, que deve perceber qual a causa da tosse, de forma a receitar aquele que mais se adequa. Os remédios podem ser tomados na forma de xarope, gotas ou comprimido, e podem ter ação no sistema nervoso, de forma a controlar a frequência e intensidade do sintoma, na garganta aliviando a irritação, ou a nível traqueobrônquico, com uma atividade anti-alérgica e anti-broncoespástica. 

Alguns remédios para tosse seca, alérgica e persistente são:

  • Levodropropizina (Antuss);
  • Dropropizina (Vibral, Atossion, Notuss); 
  • Dextrometorfano (Bisoltussin);
  • Cloridrato de clobutinol + succinato de doxilamina (Hytos Plus).

Para bebês e crianças, pode ser usado o Vibral pediátrico, que está indicado a partir dos 3 anos e o Atossion pediátrico e o Notuss pediátrico, que podem ser dados a partir dos 2 anos. O Hytos Plus e o Antuss podem ser usados por adultos e por crianças, mas apenas a partir dos 3 anos de idade.

Um bom remédio com ação antitússica, e que pode ser usado quando a garganta também está inflamada, é o Benalet em pastilhas, porque ajuda a aliviar este sintoma e trata da irritação da garganta.

Caso a tosse seja alérgica, o médico também pode recomendar a utilização de anti-histamínicos, como a loratadina, desloratadina ou dexclorfeniramina, por exemplo, que ajudam a controlar este sintoma e aliviar os sintomas alérgicos. Além da ingestão dos remédios, é importante evitar o contacto com a substância que está a provocar este sintoma.

Remédios para tosse com catarro

Estes remédios têm como objetivo tornar a expectoração menos viscosa e facilitar a sua eliminação, reduzindo a obstrução das vias aéreas, tosse e sensação de falta de ar. A tosse com catarro pode ser causada por doenças respiratórias como gripe, resfriado, asma ou bronquite, por exemplo.

Alguns remédios mucolíticos indicados são:

  • Ambroxol (Mucosolvan);
  • Bromexina (Bisolvon);
  • Guaifenesina (Transpulmin);
  • Acetilcisteína (Fluimucil).

Para bebês e crianças, existe o Bisolvon e o Mucosolvan pediátrico, que pode ser usado a partir dos 2 anos ou Vick pediátrico, a partir dos 6 anos.

Neste caso, não devem ser tomados remédios antitussígenos, pois impedem o reflexo da tosse, que ajuda a liberar a expectoração acumulada nas vias aéreas, agravando o estado de saúde da pessoa. 

Remédios homeopáticos para tosse

Os remédios homeopáticos podem ser usados para tratar a tosse seca ou produtiva, promovendo o alívio da irritação da garganta, diminuição da viscosidade das secreções e facilitando a expectoração. Um exemplo de um remédio homeopático para a tosse é o Stodal​, em xarope.

Remédios naturais para tosse

Um bom remédio natural para a tosse é a tâmara, pois ajuda a fluidificar o catarro, suaviza a irritação dos brônquios e combate a fadiga e debilidade. 

Outras medidas naturais que podem ajudar a aliviar este sintoma é aumentar a ingestão de líquidos, realizar inalações de vapor de água, chupar balas de menta ou de mel ou aproveitar os aromas das plantas medicinais, como eucalipto, cerejeira e hortelã-pimenta, por exemplo. Veja como usar a aromaterapia no combate à tosse.

Saiba também como preparar xaropes, chás e sucos contra tosse, no vídeo a seguir:

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem