Remédios para tosse (seca, alérgica, com catarro)

Os remédios para tosse têm como objetivo aliviar a tosse, aumentando a eliminação do catarro no caso de tosse com catarro, reduzindo a frequência e a intensidade da tosse no caso de tosse seca ou reduzindo os sintomas de alergia como no caso da tosse alérgica. Além disso, esses remédios para tosse ajudam a melhorar o desconforto, a irritação na garganta, o mal estar ou a falta de ar.

O tratamento para tosse deve ser sempre indicado pelo médico que deve fazer uma avaliação e recomendar o melhor remédio de acordo com o tipo de tosse. No caso de crianças, o pediatra deve também avaliar o tipo de tosse que a criança tem e o seu estado de saúde geral e receitar o remédio para tosse de acordo com a idade e o peso da criança.

Remédios para tosse (seca, alérgica, com catarro)

Remédios para tosse seca

Os remédios para a tosse seca devem ser indicados pelo médico, que deve avaliar a causa da tosse, de forma a receitar o remédio mais adequado para cada pessoa. Esses remédios podem ser tomados na forma de xarope, gotas ou comprimidos, e podem ter ação no cérebro, de forma a controlar a frequência e intensidade da tosse, o que ajuda também a aliviar outros sintomas associados à tosse como irritação na garganta e mal estar.

Alguns remédios para tosse seca, alérgica e persistente são:

  • Levodropropizina (Antux): um antitussígeno encontrado na forma de solução em gotas de 30mg/mL ou xarope de 6mg/mL, que ajuda a combater a tosse seca e que causa irritação na garganta, e pode ser usado por adultos e crianças com mais de 2 anos, sendo que a dose varia de acordo com a idade;
  • Dropropizina (Vibral, Notuss ou genérico): pode ser encontrado na forma de xarope 3mg/mL, xarope pediátrico de 1,5mg/mL ou solução em gotas de 30mg/mL, e pode ser indicado para adultos e crianças acima de 2 anos;
  • Dextrometorfano (Bisoltussin ou genérico): encontrado na forma de xarope de 2mg/mL, indicado para adultos ou crianças acima de 12 anos.
  • Clobutinol + Doxilamina (Hytós Plus ou genérico): pode ser tomado na forma de xarope ou solução oral em gotas por adultos e crianças acima de 2 anos, e a dose é indicada de acordo com a idade.

Um outro bom remédio com ação antitussígena, e que pode ser usado quando a garganta também está inflamada, é o Benalet em pastilhas, porque ajuda a aliviar este sintoma e trata da irritação da garganta.

Remédios para tosse alérgica

A tosse alérgica é um tipo de tosse seca e persistente que surge quando a pessoa tem contato com alguma substância que causa alergia como poeira, mofo ou pêlos de gato, por exemplo, o que provoca liberação de histamina, uma substância produzida pelo corpo, que causa os sintomas de alergia como tosse seca, nariz entupido, coceira na garganta, espirros, coceira nos olhos, aumento da produção de lágrima, e até vermelhidão ou coceira na pele. Confira outros sintomas da tosse alérgica.

Os remédios para tosse alérgica ajudam a controlar a tosse seca e aliviar os sintomas alérgicos e devem ser indicados pelo médico e podem ser encontrados na forma de xarope, solução em gotas, drágeas ou comprimidos.

Alguns remédios mais indicados para tosse alérgica são:

  • Loratadina (Claritin, Loratamed ou NeoLoratadin): pode ser tomado na forma de xarope de 1mg/mL por crianças maiores de 2 anos e adultos, ou comprimidos de 10 mg indicados somente para adultos e, geralmente a dose é indicada de acordo com a idade para tomar 1 vez ao dia;
  • Dexclorfeniramina (Polaramine, Polaryn ou genérico): encontrado na forma de comprimido, drágea, solução em gotas ou xarope, podendo ser utilizado por adultos ou crianças conforme indicação médica, pois as doses variam com a idade e o peso;
  • Clobutinol (genérico): pode ser tomado na forma de xarope por adultos e crianças acima de 2 anos, e as doses variam de acordo com a idade, sendo geralmente indicado pelo médico o uso até 3 vezes por dia, utilizando o copo medida que vem na embalagem;
  • Clobutinol + doxilamina (Hytós Plus ou genérico): pode ser tomado por adultos e crianças acima de 2 anos na forma de xarope ou solução oral em gotas, e a dose é indicada de acordo com a idade;
  • Dextrometorfano (Bisoltussin ou genérico): encontrado na forma de xarope de 2mg/mL, indicado para adultos ou crianças acima de 12 anos.

O tempo de tratamento com os remédios para tosse alérgica e a dose indicada, variam de pessoa para pessoa, sendo geralmente utilizados por um curto período de tempo até que os sintomas desapareçam.

Além disso, para melhorar o tratamento e evitar novas crises de alergia, é importante evitar o contacto com a substância que provocou a tosse alérgica.

Remédios para tosse com catarro

Os remédios para tosse com o catarro têm como objetivo aumentar a eliminação do catarro como os expectorantes ou deixar o catarro mais líquido para facilitar sua eliminação, como os remédios mucolíticos.

Estes remédios ajudam a reduzir a obstrução das vias aéreas, tosse com catarro e sensação de falta de ar, que podem ser causadas por doenças respiratórias como gripe, resfriado, asma ou bronquite, por exemplo.

Alguns remédios para tosse com catarro que podem ser indicados pelo médico são:

  • Ambroxol (Mucosolvan ou genérico): tem efeito expectorante e pode ser encontrado na forma de xarope de 30mg/5mL para uso adulto ou xarope pediátrico de 15mg/5mL ou solução oral de 7,5 mg/mL para crianças a partir dos 2 anos;
  • Guaifenesina (Dimetapp, Transpulmin ou genérico): possui ação expectorante e pode ser encontrado na forma de xarope adulto de 200mg/15mL ou xarope infantil de 100mg/15mL para crianças acima de 2 anos;
  • Acetilcisteína (Fluimucil ou genérico): tem ação mucolítica e pode ser encontrado na forma de comprimido efervescente de 200mg ou 600mg, granulado 120mg/g ou 20mg/g ou xarope de 20mg/mL, podendo ser indicado para uso adulto ou pediátrico para crianças acima de 2 anos;
  • Bromexina (Bisolvon ou genérico): possui ação mucolítica e pode ser encontrado na forma de xarope adulto de 8mg/5mL, xarope pediátrico de 4mg/5mL ou solução em gotas de 2mg/mL, podendo ser usado por adultos e crianças a partir dos 2 anos.

As doses dos remédios para tosse com catarro variam de acordo com a idade e o peso e devem sempre ser indicados pelo médico.

Remédios homeopáticos para tosse

Os remédios homeopáticos podem ser usados para tratar a tosse seca ou produtiva, promovendo o alívio da irritação da garganta, diminuição da viscosidade das secreções e facilitando a expectoração. Um exemplo de um remédio homeopático para a tosse é o Stodal​, em xarope.

Remédios naturais para tosse

Um bom remédio natural para a tosse é a tâmara, pois ajuda a fluidificar o catarro, suaviza a irritação dos brônquios e combate a fadiga e mal estar.

Outros remédios naturais que podem ajudar a aliviar a tosse são aumentar a ingestão de líquidos, realizar inalações de vapor de água, chupar balas de menta ou de mel ou aproveitar os aromas das plantas medicinais, como eucalipto, cerejeira e hortelã-pimenta, por exemplo. Veja como usar a aromaterapia no combate à tosse.

Assista o vídeo a seguir com dicas de como preparar remédios naturais para tosse:

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • LAMAS, Adelaida; DE VALBUENA, Marta Ruiz; MÁIZ, Luis. Cough in children. Arch Bronconeumol. 50. 7; 294-300, 2014
  • GIBSON, Peter G. Management of Cough. J Allergy Clin Immunol Pract. 7. 6; 1724-1729, 2019
  • COUGHLIN, Laura. Cough: Diagnosis and Management. Am Fam Physician. 75. 4; 567-575, 2007
  • MORICE, Alyn H.; et al. ERS guidelines on the diagnosis and treatment of chronic cough in adults and children. Eur Respir J. 55(1). 1901136; 1-31, 2020
Mais sobre este assunto: