Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser formigamento no couro cabeludo

A sensação de formigamento no couro cabeludo pode ser causado por diversos fatores, como devido à exposição a substâncias irritantes, infecções ou doenças do couro cabeludo, que pode estar associado a outros sintomas, como coceira, descamação ou queimação, por exemplo.

As causas mais comuns de formigamento no couro cabeludo são:

1. Pele irritada

O que pode ser formigamento no couro cabeludo

Alguns químicos presentes nos produtos capilares, como shampoos, mascaras ou produtos para facilitar o penteado, a poluição ou mesmo o calor do secador podem irritar o couro cabeludo e causar formigamento.

O que fazer: A pessoa deve identificar o que poderá estar na origem da irritação e deixar de utilizar esse produto. Além disso, deve escolher um shampoo suave nos dias seguintes, para não agravar a irritação.

2. Psoríase

O que pode ser formigamento no couro cabeludo

A psoríase é uma doença que se caracteriza pela presença de lesões vermelhas e escamas brancas e descamativas na pele, que podem aparecer em qualquer região do corpo, mesmo no couro cabeludo, podendo causar coceira intensa, que geralmente se intensifica em situações de estresse. Esclareça as dúvidas mais comuns sobre psoríase.

O que fazer: Os sintomas de psoríase podem desaparecer espontaneamente, sem tratamento, no entanto, podem voltar a aparecer em períodos de estresse. Em alguns casos, o médico pode receitar remédios, como corticoides tópicos, calcipotriol, retinoides tópicos, ácido salicílico ou coaltar, por exemplo.

3. Dermatite seborreica

O que pode ser formigamento no couro cabeludo

A dermatite seborreica é um problema de pele que afeta maioritariamente o couro cabeludo e que se caracteriza pelo aparecimento de caspa, manchas com crostas amareladas ou esbranquiçadas, vermelhidão e coceira intensa, que se podem agravar em situações de estresse ou exposição ao frio e ao calor.

O que fazer: Geralmente, o tratamento é feito com a aplicação de cremes, shampoos , soluções ou pomadas com corticoide na composição, shampoos antifúngicos e produtos que auxiliem na descamação.

4. Foliculite

O que pode ser formigamento no couro cabeludo

A foliculite é uma inflamação na raiz dos pelos, que pode resultar de um pelo encravado ou ser causada por uma infecção por bactérias ou fungos, podendo provocar sinais e sintomas como aparecimento de bolinhas, queimação, formigamento, coceira e queda de cabelo. Saiba mais sobre a foliculite.

O que fazer: O tratamento da foliculite depende do agente causador da doença, podendo ser realizado com soluções antifúngicas, caso se trate de um fungo, ou antibióticos, se o agente causador for uma bactéria.

5. Arterite temporal

O que pode ser formigamento no couro cabeludo

A arterite temporal, também conhecida por arterite das células gigantes, é uma doença autoimune que causa uma inflamação das artérias da circulação sanguínea, causando sintomas como dor de cabeça, febre, rigidez e formigamento no couro cabeludo.

O que fazer: O tratamento da arterite temporal consiste na administração de corticoides, analgésicos e antieméticos para aliviar os sintomas. Saiba mais sobre o tratamento da arterite temporal.

6. Pediculose

O que pode ser formigamento no couro cabeludo

A pediculose caracteriza-se por uma infestação por piolhos, que se manifesta geralmente em crianças em idade escolar, ocorrendo maior parte dos casos no cabelo, causando sintomas como coceira intensa, surgimento de pontinhos brancos na região e formigamento do couro cabeludo.

O que fazer: Para eliminar os piolhos e as lêndeas da cabeça, deve-se usar uma solução ou shampoo adequado, que tem um remédio contra piolhos na composição, deixando atuar por uns minutos, conforme indicado na embalagem. Além disso, também existem pentes adaptados, que facilitam a sua eliminação e repelentes que previnem uma recidiva.

7. Micose

O que pode ser formigamento no couro cabeludo

A micose no couro cabeludo, também conhecido por Tinea capitis, caracteriza-se por uma infecção fúngica que causa sintomas como coceira intensa e formigamento no couro cabeludo e, em alguns casos, queda de cabelo.

O que fazer: Geralmente, o tratamento consiste na utilização de produtos de uso tópico com antifúngicos na composição, como o cetoconazol ou sulfeto de selênio, por exemplo. Caso o tratamento tópico não seja eficaz, o médico pode recomendar a ingestão de antifúngicos orais.

As alterações hormonais que geralmente estão associadas ao ciclo menstrual da mulher, gravidez ou menopausa podem, em alguns casos causar formigamento no couro cabeludo. Além disso, a exposição ao frio ou ao calor, também podem causar estes sintomas.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem