Fisioterapia para combater a Osteoporose e Fortalecer os Ossos

Revisão clínica: Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
outubro 2018

Na osteoporose, a fisioterapia é indicada para prevenir complicações, como deformidades e fraturas ósseas, e também fortalecer os músculos, ossos e articulações, para assim melhorar a qualidade de vida do paciente.

Ela ainda conta com os benefícios cardíacos e respiratórios, além de melhorar o equilíbrio da pessoa, que ajuda também a evitar quedas. As sessões de fisioterapia podem ser realizadas 2 a 4 vezes por semana, na clínica ou em domicilio.

Além disso, as pessoas que sofrem de osteoporose devem também realizar uma alimentação rica em cálcio e tomar corretamente os medicamentos receitados pelo médico. Veja como fazer uma alimentação rica em cálcio e adequada para a osteoporose.

Exercícios de fisioterapia para osteoporose

Os objetivos dos exercícios fisioterapêuticos podem ser a prevenção de deformidades, como a posição corcunda, melhora do tônus muscular e a manutenção de uma boa amplitude das articulações.

Os exercícios devem ser sempre individualizados e orientados por um fisioterapeuta, para adequá-los de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente.

1. Exercícios de alongamento 

Um ótimo exercício que ajuda a alongar, é deitar-se de costas no chão e colocá-los junto ao peito com o apoio das mãos, conforme representado na imagem. Deve-se permanecer nesta posição cerca de 1 minuto e repousar cerca de 10 segundos antes de realizar o exercício seguinte.

Outro exercício de alongamento muito eficaz é colocar-se de joelhos e deitar-se sobre eles, conforme representado na imagem, e esticar os braços o máximo possível, mas de forma a não sentir dor. Também se pode ficar nesta posição cerca de 1 minuto.

Por fim, podem-se alongar os músculos do pescoço e, para isso, a pessoa deve sentar-se no chão, com as costas direitas. Com a ajuda das mãos, e conforme se pode ver na imagem, a pessoa deve inclinar o pescoço para a frente, para o lado direito e para o lado esquerdo, aguardando alguns segundos em cada uma destas posições. 

2. Exercícios de fortalecimento muscular

Um bom exercício para fortalecer os músculos das pernas é sentar em uma cadeira com as costas direitas e levantar a perna direita, conforme representado na imagem, realizando 12 repetições. Depois deve-se realizar o mesmo exercício com a perna esquerda. É aconselhado fazer 3 séries em cada perna.

De seguida, a pessoa pode colocar-se de pé, apoiar-se na cadeira com as mãos e dobrar o joelho, levantando a perna para trás, realizando também 3 séries de 12 repetições com cada perna.

Para os braços, podem fazer-se exercícios com a ajuda de pesos, conforme representado na imagem, realizando 3 séries de 12 repetições em cada braço. O peso usado no exercício deve ser adaptado a cada pessoa.

Outros exercícios para osteoporose

Os exercícios da hidrocinesioterapia também são úteis para fortalecer os músculos e articulações do paciente com osteoporose, e são particularmente indicados para aqueles que sofrem com dores e têm dificuldade em relaxar e se movimentar fora da água. A água morna da piscina ajuda a relaxar os músculos, facilitando a contração muscular e a movimentação das articulações.

Outros exercícios como caminhadas, dança, hidroginástica, pilates ou ioga também são recomendados no tratamento da osteoporose porque ajudam a retardar a perda da massa óssea e melhorar o equilíbrio e a força. No entanto, estes exercícios só devem ser realizados sob supervisão do fisioterapeuta. Veja outros exercícios para osteoporose.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em outubro de 2018. Revisão clínica por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta, em outubro de 2018.
Revisão clínica:
Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
Formada em Fisioterapia pela UNESA em 2006 com registro profissional no CREFITO- 2 nº. 170751 - F e especialista em dermatofuncional.