O feijão e outras leguminosas, como o grão-de-bico, soja e lentinha, podem causar gases, porque contêm altas quantidade de oligossacarídeos, um tipo de carboidrato que não é digerido pelo organismo, podendo gerar também desconforto abdominal, e cólicas.
Os oligossacarídeos presentes no feijão são usados como alimentos pelas bactérias intestinais, promovendo a fermentação e a formação de gases intestinais. No entanto, algumas estratégias, como cozinhar bem e deixar o feijão de molho, ajudam a reduzir a formação de gases.
Além disso, algumas medidas, como fazer massagens no abdômen, usar remédios de farmácia e consumir chás, por exemplo, também podem ajudar a eliminar os gases intestinais já formados. Confira algumas dicas para eliminar os gases.

As 3 dicas para que o feijão não cause gases são:
1. Deixar o feijão de molho por 12 horas
Deixar o feijão de molho entre 10 e 12 horas em água fria, desprezando essa água e lavando os grãos em água corrente e colocando uma nova água antes de cozinhar, diminui a quantidade de oligossacarídeos presentes no feijão, ajudando a evitar a formação de gases intestinais.
2. Cozinhar bem o feijão
Cozinhar o feijão por 30 minutos na panela de pressão, ou entre 60 e 90 minutos na panela comum, ajuda a melhorar a digestão dessa leguminosa, evitando a formação de gases, cólicas e desconforto abdominal.
3. Evitar comer a casca do feijão
Para comer feijão sem se preocupar com a formação de gases, deve-se evitar comer a casca do grão, porque esta parte contém maior teor de oligossacarídeos que a parte interior da leguminosa.
Conheça outros alimentos que também provocam gases e como se livrar deles: