3 dicas para comer feijão sem ficar com gases

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
março 2022

O feijão e outras leguminosas, como o grão-de-bico, soja e lentinha, podem causar gases, porque contêm altas quantidade de oligossacarídeos, um tipo de carboidrato que não é digerido pelo organismo, podendo gerar também desconforto abdominal, e cólicas.

Os oligossacarídeos presentes no feijão são usados como alimentos pelas bactérias intestinais, promovendo a fermentação e a formação de gases intestinais. No entanto, algumas estratégias, como cozinhar bem e deixar o feijão de molho, ajudam a reduzir a formação de gases.

Além disso, algumas medidas, como fazer massagens no abdômen, usar remédios de farmácia e consumir chás, por exemplo, também podem ajudar a eliminar os gases intestinais já formados. Confira algumas dicas para eliminar os gases.

As 3 dicas para que o feijão não cause gases são:

1. Deixar o feijão de molho por 12 horas

Deixar o feijão de molho entre 10 e 12 horas em água fria, desprezando essa água e lavando os grãos em água corrente e colocando uma nova água antes de cozinhar, diminui a quantidade de oligossacarídeos presentes no feijão, ajudando a evitar a formação de gases intestinais.

2. Cozinhar bem o feijão

Cozinhar o feijão por 30 minutos na panela de pressão, ou entre 60 e 90 minutos na panela comum, ajuda a melhorar a digestão dessa leguminosa, evitando a formação de gases, cólicas e desconforto abdominal.

3. Evitar comer a casca do feijão

Para comer feijão sem se preocupar com a formação de gases, deve-se evitar comer a casca do grão, porque  esta parte contém maior teor de oligossacarídeos que a parte interior da leguminosa.

Conheça outros alimentos que também provocam gases e como se livrar deles:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em março de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em março de 2022.

Bibliografia

  • FERNANDES; Ana Carolina; PROENÇA, P, C, Rossana. Técnicas recomendadas para pré-preparo de feijão: remolho e descarte da água. Nutrição em Pauta. Vol.19. 111.ed; 50-56, 2011
  • FERNANDES; Ana Carolina; PROENÇA, P, C, Rossana; DUTRA, E, Bianca. Critérios de qualidade nutricional e sensorial de preparações de feijão preto e vermelho1. Nutrição em Pauta. Vol.85. 68-72, 2007
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • 3 chás mais poderosos para acabar com os gases

    10:14 | 863153 visualizações
  • Como eliminar os gases intestinais

    04:22 | 5381490 visualizações