10 alimentos que não pode comer quando faz tatuagem

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
dezembro 2021

Depois de fazer uma tatuagem é recomendado evitar alguns tipos de alimentos, como frituras, salsichas, presunto, doces, bebidas alcoólicas e frutos do mar, pois podem estimular a inflamação no corpo, o que acaba atrasando e prejudicando a cicatrização da tatuagem. 

Além disso, esses alimentos, conhecidos como "alimentos remosos" podem favorecer o desenvolvimento de reações alérgicas, o que também pode interferir no processo de cicatrização da tatuagem.

É importante evitar esses alimentos durante 2 a 4 semanas, pois é o período de maior cicatrização, e dar preferência para alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, como nozes, frutos vermelhos, laranja, salmão, chia e gergelim, por exemplo. Veja outras opções de alimentos anti-inflamatórios que se pode comer depois de fazer tatuagem.

Os principais alimentos que devem ser evitados depois de fazer uma tatuagem são:

  1. Carne de porco;
  2. Frituras, hambúrguer e fast-food;
  3. Refrigerantes, sucos prontos e bebidas alcoólicas;
  4. Embutidos, como salsicha, presunto, salame, mortadela;
  5. Doces, chocolate, bolo e sorvete;
  6. Macarrão instantâneo;
  7. Comidas prontas congeladas;
  8. Barras de cereal;
  9. Caldo de carne em cubo;
  10. Frutos do mar, principalmente camarão.

Esses alimentos, além de poderem interferir no processo de cicatrização, podem também favorecer o surgimento algumas doenças quando consumidos de forma excessiva e frequente, como colesterol alto, diabetes e aterosclerose, por exemplo. Assim, é recomendado manter uma alimentação saudável e equilibrada mesmo depois que a tatuagem estiver cicatrizada.

Veja no vídeo a seguir alguns cuidados essenciais que devem ser seguidos depois de fazer uma tatuagem:

O que pode acontecer se comer esses alimentos?

Para que possuam efeito negativo no processo de cicatrização, é preciso que os alimentos inflamatórios sejam consumidos em grandes quantidades e de forma regular, pois isso estimula um ambiente favorável à inflamação dentro do organismo, o que pode resultar no aparecimento de sintomas como:

  • Inchaço e vermelhidão no local;
  • Coceira intensa na tatuagem;
  • Dor na região da tatuagem;
  • Febre baixa e presença de pus, o que pode ser indicativo de infecção;
  • Formação de queloide, que é uma cicatriz em alto relevo.

Dessa forma, é importante evitar o consumo desses alimentos para que seja possível favorecer a cicatrização e dar preferência a alimentos com propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, além de fazer uso de pomada cicatrizante e antibiótica na tatuagem durante 15 dias, passar protetor solar e evitar que a tatuagem fique diretamente exposta ao sol. Confira outros cuidados que se deve ter após fazer a tatuagem.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em dezembro de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em dezembro de 2021.

Bibliografia

  • GANTWERKER, Eric A.; HOM, David B. Skin: histology and physiology of wound healing. Facial Plast Surg Clin North Am. Vol 19. 3 ed; 441-453, 2011
  • ARQUIVOS BRASILEIROS DE ENDOCRINOLOGIA & METABOLOGIA. Papel da dieta na prevenção e no controle da inflamação crônica - evidências atuais. 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302008000600006&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em 23 out 2020
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • 7 alimentos antiinflamatórios que você precisa usar

    24:55 | 622332 visualizações
  • O que comer para uma TATUAGEM perfeita

    05:34 | 115093 visualizações
  • ALIMENTOS QUE ACELERAM A CICATRIZAÇÃO

    02:38 | 771225 visualizações