10 alimentos que não pode comer quando faz tatuagem

Depois de fazer uma tatuagem é recomendado evitar alguns tipos de alimentos, como frituras, salsichas, presunto, doces, bebidas alcoólicas e frutos do mar, pois podem estimular a inflamação no corpo, o que acaba atrasando e prejudicando a cicatrização da tatuagem. 

Além disso, esses alimentos, conhecidos como "alimentos remosos" podem favorecer o desenvolvimento de reações alérgicas, o que também pode interferir no processo de cicatrização da tatuagem.

É importante evitar esses alimentos durante 2 a 4 semanas, pois é o período de maior cicatrização, e dar preferência para alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, como nozes, frutos vermelhos, laranja, salmão, chia e gergelim, por exemplo. Veja outras opções de alimentos anti-inflamatórios que se pode comer depois de fazer tatuagem.

10 alimentos que não pode comer quando faz tatuagem

Os principais alimentos que devem ser evitados depois de fazer uma tatuagem são:

  1. Carne de porco;
  2. Frituras, hambúrguer e fast-food;
  3. Refrigerantes, sucos prontos e bebidas alcoólicas;
  4. Embutidos, como salsicha, presunto, salame, mortadela;
  5. Doces, chocolate, bolo e sorvete;
  6. Macarrão instantâneo;
  7. Comidas prontas congeladas;
  8. Barras de cereal;
  9. Caldo de carne em cubo;
  10. Frutos do mar, principalmente camarão.

Esses alimentos, além de poderem interferir no processo de cicatrização, podem também favorecer o surgimento algumas doenças quando consumidos de forma excessiva e frequente, como colesterol alto, diabetes e aterosclerose, por exemplo. Assim, é recomendado manter uma alimentação saudável e equilibrada mesmo depois que a tatuagem estiver cicatrizada.

Veja no vídeo a seguir alguns cuidados essenciais que devem ser seguidos depois de fazer uma tatuagem:

O que pode acontecer se comer esses alimentos?

Para que possuam efeito negativo no processo de cicatrização, é preciso que os alimentos inflamatórios sejam consumidos em grandes quantidades e de forma regular, pois isso estimula um ambiente favorável à inflamação dentro do organismo, o que pode resultar no aparecimento de sintomas como:

  • Inchaço e vermelhidão no local;
  • Coceira intensa na tatuagem;
  • Dor na região da tatuagem;
  • Febre baixa e presença de pus, o que pode ser indicativo de infecção;
  • Formação de queloide, que é uma cicatriz em alto relevo.

Dessa forma, é importante evitar o consumo desses alimentos para que seja possível favorecer a cicatrização e dar preferência a alimentos com propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, além de fazer uso de pomada cicatrizante e antibiótica na tatuagem durante 15 dias, passar protetor solar e evitar que a tatuagem fique diretamente exposta ao sol. Confira outros cuidados que se deve ter após fazer a tatuagem.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Manuel Reis, Enfermeiro - em Março de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin, Nutricionista - em Março de 2021.

Bibliografia

  • ARQUIVOS BRASILEIROS DE ENDOCRINOLOGIA & METABOLOGIA. Papel da dieta na prevenção e no controle da inflamação crônica - evidências atuais. 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302008000600006&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em 23 Out 2020
  • GANTWERKER, Eric A.; HOM, David B. Skin: histology and physiology of wound healing. Facial Plast Surg Clin North Am. Vol 19. 3 ed; 441-453, 2011
Mais sobre este assunto: