Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Conheça as causas mais comuns e como baixar a febre no bebê

O aumento da temperatura corporal só é considerada febre quando chega a 37,5ºC, antes disso ela é considerada como sendo apenas uma febrícula, que geralmente não é motivo de preocupação.

Sempre que o bebê estiver com febre deve-se observar se ele apresenta outros sintomas porque, normalmente, o nascimentos dos dentes e a toma de alguma vacina pode gerar uma febre de até 38ºC, mas o bebê continua comendo e dormindo bem. Neste caso, colocar uma toalhinha molhada em água fria na testa do bebê pode ajudar a baixar a febre.

A febre alta, acima de 39ºC em bebês com menos de 3 meses de vida, deve ser comunicada imediatamente ao pediatra, mesmo que não haja outros sintomas, pois bebês muito pequenos podem ter convulsões febris, embora isto não seja muito frequente.

Como medir a febreComo medir a febre
Toalhinha molhada para baixar a febreToalhinha molhada para baixar a febre

Como medir a febre no bebê

Para medir a febre no bebê deve-se colocar a ponta metálica do termômetro debaixo do braço do bebê, deixando ali por pelo menos 3 minutos, e depois verificar a temperatura no próprio termômetro. Outra possibilidade é comprar uma chupeta que possui um termômetro incorporado ou usar um termômetro digital, que mostra a temperatura em menos de 2 segundos.

Veja outras formas de medir a febre em: Como usar o Termômetro.

Como combater as causas mais comuns de febre no bebê

Para combater a febre no bebê é aconselhado tentar identificar a sua causa. Veja o que fazer em cada caso:

  • Nascimento dos dentinhos ou após a toma de alguma vacina: Passar uma toalhinha molhada em água fria no rosto e nos braços do bebê e deixar o bebê com pouca roupa;
  • Devido a infecções como gripe, resfriado, inflamação do ouvido - otite: Manter o nariz desobstruído e seguir as orientações do pediatra;
  • Doenças virais, como sarampo, catapora ou rubéola, usar os remédios indicados pelo pediatra;
  • Infecção urinária, que é mais comum nas meninas e não geram outros sintomas: Dar o remédio indicado pelo pediatra.

É importante observar se além da febre o bebê apresenta outros sintomas e informar o médico que poderá observar o bebê a fim de diagnosticar a causa da febre e indicar o tratamento adequado. Saiba que outras doenças que podem provocar febre no bebê em Guia Completo de Doenças mais comuns no Bebê

Além disso, outra causa de febre no bebê pode ser a dengue, saiba como saber se a criança está com dengue.

Dicas para baixar a febre do bebê

O que se aconselha fazer para baixar a febre do bebê é:

  • Verificar se o ambiente está muito quente e se possível ligar um ventilador ou o ar-condicionado;
  • Trocar a roupa do bebê por uma mais leve e fresca;
  • Oferecer algo líquido e fresco para o bebê tomar de meia em meia hora, se ele estiver acordado;
  • Dar um banho, de morno a frio no bebê, evitando a água muito gelada. A temperatura da água deve estar ao mais próximo dos 36ºC, que é a temperatura normal da pele.
  • Colocar uma toalhinha molhada em água morna a fria na testa do bebê também pode ajudar a baixar a febre.

Se a febre não baixar em meia hora, o médico deve ser consultado, principalmente se o bebê estiver muito irritado, chorar muito ou estiver apático. O remédio indicado para baixar a febre no bebê é o Paracetamol, mas ele só deve ser usado com o conhecimento do pediatra.

Veja também:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...