Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como usar os diferentes tipos de termômetro

Para usar corretamente os diferentes tipos de termômetro, deve-se ler as instruções do fabricante ou pedir orientação do médico ou do enfermeiro. Os termômetro variam de acordo com a forma de ler a temperatura, que pode ser digital ou analógico, e com o local do corpo mais indicado para o seu uso, existindo modelos que podem ser usados na axila, no ouvido, na testa, na boca ou no ânus.

O termômetro é importante para conferir a temperatura sempre que existirem sintomas de doenças que provocam febre, como gripe, Dengue ou Zika, ou para controlar a melhora ou piora da doença, principalmente na criança.

1. Termômetro digital

Como usar os diferentes tipos de termômetro

Para que a temperatura do corpo seja medida de forma correta com o termômetro digital, deve-se seguir os passos:

  1. Ligar o termômetro e verificar se na tela aparece o número zero;
  2. Colocar a ponta do termômetro debaixo da axila ou introduzir cuidadosamente no ânus, principalmente para medir a temperatura de crianças. No caso de medição no ânus, deve-se estar deitado de barriguinha para cima, introduzir apenas a parte metálica do termômetro no ânus; 
  3. Esperar alguns segundos até ouvir um sinal sonoro;
  4. Retirar o termômetro e verificar o valor da temperatura na tela;
  5. Limpar a ponta metalizada com algodão ou gaze umedecida em álcool.

Veja alguns cuidados para medir a temperatura corretamente e entenda qual a temperatura considerada normal de acordo com o lugar onde fizer a medição.

2. Termômetro infravermelho

Como usar os diferentes tipos de termômetro

O termômetro de infravermelhos faz a leitura da temperatura através de raios que são emitidos para a pele, mas que não prejudicam a saúde. Existem termômetros infravermelhos de ouvido e de testa e os dois tipos são muito práticos, rápidos e higiênicos.

  • No ouvido

Para usar o termômetro de ouvido, também conhecido como termômetro timpânico ou auricular, deve-se:

  1. Colocar a ponta do termômetro no interior do ouvido e apontá-la em direção ao nariz;
  2. Apertar o botão de ligar o termômetro até ouvir um sinal sonoro;
  3. Ler o valor da temperatura, que aparece na hora;
  4. Retirar o termômetro do ouvido e limpar a ponta com algodão ou gaze com álcool.

O termômetro infravermelho de ouvido é muito rápido e de fácil leitura, porém exige que se compre regularmente cápsulas protetoras de plástico que tornam o uso do termômetro mais caro.

  • Na testa

Dependendo do tipo de termômetro infravermelho de testa, é possível medir a temperatura colocando o aparelho diretamente em contato com a pele ou a uma distância de até 5 cm da testa. Para usar este tipo de aparelho da forma correta, deve-se:

  1. Ligar o termômetro e verificar se na tela aparece o número zero;
  2. Encostar o termômetro na testa na região acima da sobrancelha, no caso de as instruções do termômetro recomendarem o contato com a pele, ou apontar o termômetro para o centro da testa;
  3. Ler o valor da temperatura que sai imediatamente e retirar o termômetro da testa.

Nos casos em que as instruções recomendam encostar o aparelho na pele, deve-se limpar a ponta do termômetro com algodão ou gaze com álcool após o seu uso.

3. Termômetro de mercúrio ou vidro

Como usar os diferentes tipos de termômetro

O uso do termômetro de mercúrio está contraindicado devido aos riscos para a saúde, como problemas respiratórios ou danos na pele, mas atualmente também existem termômetros de vidro semelhantes aos antigos de mercúrio, chamados de termômetros analógicos, que não possuem mercúrio na sua composição e que podem ser usados de forma segura.

Para medir a temperatura com estes aparelhos, deve-se:

  1. Verificar a temperatura do termômetro antes de usá-lo, observando se o líquido está próximo da temperatura mais baixa;
  2. Colocar a ponta metalizada do termômetro debaixo da axila ou no ânus, de acordo com o local onde se pretende medir a temperatura;
  3. Manter o braço que tem o termômetro imóvel junto ao corpo;
  4. Esperar 5 minutos e retirar o termômetro da axila;
  5. Verificar a temperatura, observando o local onde o líquido termina, que será o valor da temperatura medida.

Este tipo de termômetro demora mais tempo a avaliar a temperatura do que os outros, além de a leitura ser mais difícil de fazer, principalmente para as pessoas idosas ou com problemas de visão.

Como limpar um termômetro de mercúrio quebrado

No caso de se quebrar um termômetro com mercúrio é muito importante evitar qualquer tipo de contato direto com a pele. Assim, inicialmente deve-se abrir a janela do cômodo e sair da divisão por, pelo menos, 15 minutos. Depois deve-se calçar luvas de borracha e, para juntar as várias bolinhas de mercúrio, é aconselhado usar um pedaço de papelão e aspirar o mercúrio com uma seringa.

No final, para garantir que todo o mercúrio foi recolhido, deve-se escurecer o cômodo e com uma lanterna iluminar a região onde o termômetro se quebrou. Caso seja possível identificar algo brilhando, é possível que seja uma bolinha de mercúrio perdida.

Se ao quebrar, o mercúrio entrar em contato com superfícies absorvíveis, como tapetes, roupas ou toalhas, deve-se jogar fora, por existir risco de estarem contaminados. Todo o material utilizado na limpeza ou que seja descartado, deve ser colocado dentro de uma sacola de plástico e, depois, deixado num centro de reciclagem apropriado.

Como usar o termômetro no bebê

Como usar os diferentes tipos de termômetro

Para medir a temperatura no bebê podem ser usados todos os tipo de termômetro, mas é mais fácil medir a temperatura com termômetros que sejam rápidos e que não causem desconforto ao bebê, como o termômetro infravermelho de ouvido, o termômetro infravermelho de testa ou termômetro digital.

Além destes, existe também o termômetro de chupeta, que é muito rápido e confortável, e que deve ser utilizado da seguinte forma:

  1. Introduzir o termômetro na boca do bebê durante 1 a 2 minutos;
  2. Ler a temperatura na tela da chupeta;
  3. Retirar a chupeta e lavar com água morna.

É importante lembrar que para utilizar qualquer tipo de termômetro no bebê, deve-se mantê-lo quieto para que o valor da temperatura seja o mais correto possível. É preciso estar atendo porque a zika também costuma provocar febre baixa, sendo importante saber identificar todos os sintomas desta doença.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...