Biomassa de banana verde: 8 benefícios e como fazer (com receitas)

Atualizado em fevereiro 2024

A biomassa de banana verde é um alimento funcional que fornece diversos benefícios para a saúde, como ajudar no emagrecimento e no equilíbrio do açúcar no sangue, diminuir o colesterol, manter a saúde do intestino e fortalecer o sistema imunológico.

Esses benefícios são possíveis devido ao fato de a biomassa de banana verde ser rica em compostos fenólicos, fibras e amido resistente, um tipo de carboidrato que não é digerido pelo intestino e que também atua como fibra.

A biomassa de banana verde é comercializada em lojas de produtos naturais e também pode ser preparada em casa, podendo ser usada no preparo de bolos, pães, doces, sucos, panquecas e sopas por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios da biomassa de banana verde para a saúde são:

1. Ajudar a emagrecer

A biomassa de banana verde ajuda a emagrecer, porque possui poucas calorias, além de ser rica em fibras que aumentam o tempo de digestão, prolongando a saciedade e controlando a fome.

No entanto, para favorecer a perda de peso, a biomassa de banana verde deve fazer parte de uma dieta saudável, associada à prática regular de exercícios físicos. Veja como fazer uma dieta saudável para emagrecer.

2. Manter a saúde intestinal

Por ser um alimento rico em fibras, a biomassa de banana verde aumenta o volume das fezes e favorece a sua hidratação, facilitando a evacuação e combatendo, assim, a prisão de ventre.

Além disso, o amido resistente presente na biomassa de banana verde, atua como prebiótico, mantendo a flora bacteriana equilibrada e ajudando, por isso, a prevenir o surgimento de problemas como doença inflamatória intestinal, intestino irritável, infecções ou câncer de cólon.

3. Evitar a pressão alta

Por ser rica em potássio, a biomassa de banana verde favorece a eliminação do excesso de sódio circulante no sangue e promove o relaxamento das artérias, melhorando a circulação do sangue, evitando, assim, a pressão alta. Confira outros alimentos ricos em potássio.

4. Diminuir o colesterol "ruim"

A biomassa de banana verde diminui o colesterol "ruim", LDL, por ser rica em fibras que ajudam a reduzir a absorção de gordura a nível intestinal, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto, aterosclerose e angina, por exemplo.

5. Prevenir a ansiedade e depressão

A biomassa de banana verde ajuda prevenir a ansiedade e depressão, por conter triptofano, um aminoácido importante para a formação da serotonina, que é o neurotransmissor responsável por promover o aumento da sensação de bem-estar. Veja outros alimentos que aumentam a serotonina.

6. Equilibrar os níveis de açúcar no sangue

Por ter baixo índice glicêmico, a biomassa de banana verde atrasa a absorção de açúcar no intestino, ajudando a controlar os níveis de insulina e açúcar no sangue.

Por isso, a biomassa de banana verde ajuda a evitar o surgimento da resistência à insulina e da diabetes, além de ajudar no controle em casos de pessoas que já possuem a doença.

7. Fortalecer o sistema imunológico

A biomassa de banana verde fortalece o sistema imunológico por conter compostos fenólicos com ação antioxidante e anti-inflamatória. 

Além disso, as fibras e o amido resistente presentes na biomassa de banana verde também melhoram a saúde do intestino, aumentando a imunidade da microbiota intestinal e evitando a entrada de agentes infecciosos e toxinas.

8. Melhorar a absorção de vitaminas e minerais

O amido resistente, presente na biomassa de banana verde, melhora a absorção e o uso de vitaminas e minerais. Isso acontece porque os ácidos graxos de cadeia curta produzidos pela fermentação do amido resistente reduzem o pH no intestino, facilitando a absorção dos minerais e vitaminas.

Como fazer biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde pode ser facilmente preparada em casa seguindo o seguinte passo a passo:

  1. Lavar 4 bananas verdes, com casca, em água corrente;
  2. Colocar as bananas na panela de pressão, com água suficiente para cobrí-las;
  3. Levar ao fogo para cozinhar e, após começar a fervura, deixar cozinhar por cerca de 8 minutos;
  4. Desligar o fogo, deixar a pressão sair da panela e retirar as bananas da panela;
  5. Descascar as bananas, descartando as cascas, e colocar num liquidificador, batendo até obter uma pasta;
  6. Se necessário, adicionar um pouco de água no liquidificador.

A biomassa feita pode ser armazenada em um recipiente na geladeira, devendo ser consumida em até 5 dias, ou no congelador, podendo ser usada em até 3 meses.

Veja com mais detalhes no vídeo a seguir sobre como fazer a biomassa de banana verde:

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz as informações nutricionais de 100 gramas de biomassa de banana verde:

ComponentesQuantidade em 100 gramas de biomassa de banana verde
Energia84,08 calorias
Proteínas0,94 g
Gorduras0,40 g
Carboidratos19,43 g
Fibras4,16 g
Amido resistente 3, 99 g
Potássio 1121 mg

É importante lembrar que pra se obter os benefícios da biomassa de banana verde, esse alimento deve fazer parte de uma dieta saudável e variada, associada às praticas regulares de atividades físicas.

Para saber como incluir a biomassa de banana verde em uma dieta saudável, marque sua consulta com o nutricionista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como consumir

Para se obter todos os benefícios é aconselhado consumir 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde por dia, 1 no almoço e outra no jantar, por exemplo.

A biomassa pode ser usada no preparo de vitaminas, sucos, pães, bolos, sobremesas, além de também poder ser utilizada para preparar mingaus, caldos, feijão e sopas, por exemplo.

Possíveis efeitos colaterais

O único efeito colateral que pode surgir com o consumo da biomassa de banana verde é a prisão de ventre, pois o alto consumo de fibras, quando associado a baixa ingestão de água, pode causar o ressecamento das fezes.

Receitas com biomassa de banana verde

Algumas receitas com biomassa de banana verde são brigadeiro, estrogonofe e 

1. Bolo de chocolate com biomassa de banana verde

Ingredientes:

  • 350 g de biomassa de banana verde;
  • 5 ovos;
  • 1/2 de xícara (de chá) de açúcar mascavo;
  • 80 g de farinha de aveia;
  • 100 g de cacau em pó;
  • 1 colher (de sopa) de fermento químico em pó.

Modo de preparo:

Preaquecer o forno a 200 ºC. colocar os ovos no liquidificador e o açúcar mascavo. Bater bem por 2 minutos ou até ficar uma mistura homogênea. Acrescentar a biomassa de banana verde e o cacau em pó ao liquidificador e bater por mais 1 minuto. Desligar o liquidificador e mexer um pouco a massa com uma espátula para soltar a massa do copo do liquidificador.

Adicionar a farinha de aveia e o fermento, e bater a massa por mais 1 a 2 minutos, até ficar uma mistura bem homogênea. Transferir a massa para uma forma untada e levar ao forno para assar por 30 minutos. Aguardar amornar e servir em seguida.

2. Brigadeiro

Ingredientes:

  • Biomassa de 2 bananas verdes;
  • 3 colheres (de sopa) de açúcar mascavo;
  • 3 colheres (de sopa) de cacau em pó;
  • 1 colher (de chá) de manteiga;
  • 5 gotas de essência de baunilha.

Modo de preparo:

Bater tudo no liquidificador e fazer bolinhas com a mão. Ao invés do granulado tradicional de chocolate, pode-se usar castanhas ou amêndoas trituras ou cacau granulado. Colocar os brigadeiros na geladeira até que fiquem bem firmes antes de servir.

3. Estrogonofe

Ingredientes:

  • 1 xícara (240 g) de biomassa de banana verde;
  • 500 g de peito de frango cortado em cubos pequenos;
  • 250 g de molho de tomate;
  • 1 cebola picada;
  • 1 dente de alho picado;
  • 1 colher (de chá) de mostarda;
  • 1 colher (de sopa) de azeite;
  • 2 xícaras (de chá) de água;
  • 200 g de cogumelos frescos.

Modo de preparo:

Refogar a cebola e o alho no azeite, acrescentando o frango até ficar dourado e, por fim, acrescentar a mostarda. Depois, acrescentar o molho de tomate e deixar cozinhar um pouco. Acrescentar os cogumelos, a biomassa e a água. Pode-se temperar com sal e pimenta e também acrescentar ervas aromáticas a gosto. Aguardar amornar e servir.

Vídeos relacionados