6 benefícios da banana verde para a saúde e como comer

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
janeiro 2022

A banana verde contém amido resistente, um composto que atua como fibras no organismo e que, quando consumida crua, aumenta a presença de líquidos no intestino, facilitando a expulsão das fezes e ajudando a aliviar a prisão de ventre. No entanto, quando consumida na forma cozida, a banana verde ajuda a diminuir o volume de líquido no intestino, ajudando a combater a diarreia.

Por conter alto teor de fibras, a banana verde também diminui a absorção de açúcar dos alimentos, favorecendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue, prevenindo a resistência à insulina e diabetes, e ajudando no controle da glicemia em pessoas que já possuem  a doença.

A banana verde tem um sabor suave, podendo ser encontrada em feiras e mercados, sendo consumida na forma crua ou cozida, em sucos, vitaminas, bolos e pães. Já a farinha e biomassa de banana verde podem ser preparadas em casa, além de serem encontradas em lojas de produtos naturais ou mercados.

Os principais benefícios com o consumo regular da banana verde para a saúde são:

1. Melhorar o funcionamento do intestino

A banana verde crua ajuda a melhorar o funcionamento do intestino porque o amido presente em sua composição atua como fibras, que aceleram o trânsito intestinal, facilitando a eliminação das fezes e evitando a prisão de ventre.

Já a banana verde cozida ajuda a fortalecer as bactérias benéficas do intestino, equilibrando a flora intestinal, ajudando na prevenção e tratamento da diarreia.

2. Evitar a diabetes

O consumo regular de banana verde pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, evitando a resistência à insulina e diabetes, e ajudando a controlar a glicemia em quem já possui a doença. Isso porque o amido e as fibras presentes na banana verde evitam que os níveis de açúcar no sangue se elevem muito após as refeições.

3. Diminuir o colesterol “ruim”, LDL

As fibras e amido presentes na banana verde ajudam a reduzir a absorção de gordura dos alimentos, diminuindo os níveis do colesterol “ruim”, o LDL e aumentando os níveis do colesterol “bom, o HDL, no sangue

4. Ajudar no combate à depressão

A banana verde ajuda no combate à depressão, porque essa fruta é rica em vitamina B6 e triptofano, que são compostos essenciais para a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela regulação do humor e do bem-estar geral. Confira outros alimentos que também ajudam a combater a depressão.

5. Prevenir doenças cardiovasculares

Por melhorar a circulação de sangue e diminuir os níveis do colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, a banana verde pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto, derrame e aterosclerose.

6. Ajudar a emagrecer

As fibras e amido resistente, presentes na banana verde, ajudam a diminuir o apetite e prolongar a sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento. Além disso, a banana verde possui poucas calorias, sendo uma ótima opção para incluir em dietas de perda de peso.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 g da biomassa e da farinha de banana verde:

Componentes

Banana verde (100g)

Biomassa de banana verde (100g)

Farinha de banana verde (100g)

Energia

110 calorias

67,8 calorias

306 calorias

Carboidratos

28,7 g

15,5 g

70 g

Proteínas

1,4 g

0,9 g

4,3 g

Gordura

0,2 g

0,3 g

0,8 g

Fibras

0,5 g

2,6 g

7 g

Amido resistente

--

14,9 g

56 g

Potássio

--

340 mg

1080 mg

Magnésio

--

19,6 mg

140 mg

Cálcio

8 mg

3,8 mg

50 mg

Fósforo

35 mg

18 mg

130 mg

Para se obter os benefícios com o consumo da banana verde, é importante também manter uma alimentação balanceada e saudável, associada à prática regular de atividade física.

Como usar banana verde

A banana verde, quando cozida, pode ser utilizada para substituir a batata, mas também pode ser usada como sobremesa quando é adicionado açúcar ou canela. Além disso, a banana verde também pode ser assada e consumida como um snack ou para acompanhar as refeições.

A casca da banana tem o dobro de potássio e é menos calórica que a própria fruta, podendo também ser utilizada em receitas como bolo, pão e brigadeiro. Conheça mais sobre os benefícios e como usar a casca da banana.

Benefícios da farinha de banana verde

O principal benefício da farinha de banana verde é ajudar no controle da diabetes, porque contém fibras que diminuem a velocidade de absorção do açúcar, equilibrando os níveis de glicose no sangue. Além disso, as fibras da farinha também promovem o controle da fome, promovendo o emagrecimento.

A farinha de banana verde pode ser adicionada ao iogurte, frutas, sucos e no preparo de pães, bolos e panquecas. Veja como fazer e usar a farinha de banana verde.

Biomassa de banana verde

Os benefícios da biomassa de banana verde são principalmente combater a diarreia, porque o amido resistente na banana verde cozida ajuda a diminuir a quantidade de líquidos no intestino, diminuindo a eliminação das fezes. Além disso, a biomassa de banana verde também ajuda no tratamento da depressão, porque ajuda na formação do hormônio serotonina, melhorando o humor e a sensação de bem-estar geral.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin como fazer a biomassa de banana verde:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em janeiro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em janeiro de 2022.

Bibliografia

  • INSTITUTO DE NUTRICIÓN DE CENTROAMÉRICA Y PANAMÁ (INCAP) Y LA ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALUD (OPS). Tabla de composición de alimentos de centroamérica. 2012. Disponível em: <http://www.incap.int/mesocaribefoods/dmdocuments/TablaCAlimentos.pdf>. Acesso em 28 jan 2022
  • MALCOMSON Fiona, et al. Is resistant starch protective against colorectal cancer via modulation of the WNT signalling pathway?. Proceedings of the Nutrition Society. 74. 282-291, 2015
Mostrar bibliografia completa
  • EMBRAPA. Farinha de Banana Verde: alimento nutritivo e rico em amido resistente. 2018. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/179815/1/folder-FarinhaBananaVerde-Ronielli-Ainfo-16-07-2018.pdf>. Acesso em 24 jan 2022
  • LIMA, M, Daysiane et al. A importância da banana pacovã verde como alimento funcional para a saúde humana. Research, Society and Development. Vol.10. 14.ed; 1-10, 2021
  • MINISTRY OF HEALTH. The Concise New Zealand Food Composition Tables. 2018. Disponível em: <https://www.foodcomposition.co.nz/downloads/concise-13-edition.pdf>. Acesso em 24 jan 2022
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Alimentos para combater a DEPRESSÃO

    07:22 | 74624 visualizações
  • Como fazer BIOMASSA de Banana Verde

    01:42 | 169377 visualizações