Como é feito o Tratamento para eliminar Cárie

O tratamento para eliminar a cárie é feito pelo dentista, chama-se obturação, e consiste na remoção da cárie, do tecido infectado e cobertura do dente com uma substância que pode ser resina, málgama, porcelana ou ouro.

Atualmente existem 2 formas de realizar este tratamento, com anestesia e uma broca para raspar toda a cárie ou com um gel chamado Papacárie, que consegue amolecer a cárie e eliminar todo o tecido lesionado, de forma simples, rápida e sem dor, sendo uma excelente opção para quem tem medo de ir ao dentista.

Como tratar a cárie sem anestesia e sem dor

Gel Papacárie que trata a Cárie sem DorGel Papacárie que trata a Cárie sem Dor

Uma excelente forma de eliminar a cárie é usar o gel chamado Papacárie, que é feito à base de papaína, encontrada no mamão, que remove completamente a cárie do dente sem precisar de anestesia, nem usar o 'motorzinho' para raspagem do dente.

Esse tratamento com o gel Papacárie também deve ser realizado no consultório do dentista porque ele deve ser aplicado dentro do dente cariado, devendo atuar durante cerca de 1 minuto. A seguir, o local deve ser cuidadosamente limpo pelo dentista utilizando um instrumento manual chamado curetra que remove a cárie e o tecido lesionado, sem qualquer dor ou desconforto. A seguir, o dentista deverá cobrir o dente com uma 'massinha' de resina para que o dente possa estar completamente restaurado.

Esse novo tratamento para cárie com o gel Papacárie é excelente para o tratamento nas crianças e nos idosos, que tem mais dificuldade em suportar o tratamento comummente feito pelo dentista, mas pode ser usado em todas as idades, inclusive na gravidez.

Quando fazer uma obturação no dente

A obturação dentária é indicada para eliminar a cárie, removendo-a completamente. A pessoa pode desconfiar que possui uma cárie no dente se observar que há um pequeno buraquinho, uma pintinha preta ou uma mancha escura no dente e, para confirmar é preciso ir ao dentista.

Para fazer o diagnóstico o dentista tem que observar os dentes com um pequeno espelho e alguns instrumentos pontiagudos para verificar se existe dor local e também pode ser necessário fazer uma radiografia para avaliar a saúde da gengiva e da raíz dos dentes.

Como é feita a obturação pelo dentista

Para fazer a obturação o dentista:

  1. Remove a parte do dente que está danificada com a ajuda de um broca dentária, laser ou gel papacárie;
  2. Limpa o dente cariado com uma pequena curetra (se usar o gel) ou raspa a região com o motorzinho; 
  3. Coloca resina para preencher o buraquinho;
  4. Lixa a resina para ajustar a altura do dente. 

Atualmente a obturação é feita com resina, que é um material branco da cor do dente, que é praticamente imperceptível e mais seguro que as restaurações mais antigas. Estas eram feitas com uma substância cinza chamada málgama, que continha mercúrio em sua composição, e que por isso, já não tem sido usada. 

As antigas obturações realizadas com málgama cinza, devem ser substituídas pela resina sempre que caírem, provocarem manchas escuras nos dentes ou por uma questão de segurança, já que as de resina são mais seguras para saúde, porque não possuem metais pesados como o mercúrio.

O que pode sentir depois de uma obturação

Se a obturação for realizada com o gel Papacárie, não há necessidade de anestesia e por isso a pessoa sai do consultório sem sentir nenhum desconforto. Mas se o dentista optar pela anestesia e uso de broca, o efeito da anestesia pode durar algumas horas e a pessoa deve sentir a boca dormente, com formigamento e ter dificuldade em falar e comer. Saiba o que fazer para anestesia passar mais rápido.

Grávida pode fazer obturação?

As grávidas possuem um maior risco de desenvolver gengivite e cáries devido as alterações hormonais comuns desta fase e por isso é importante ir ao dentista pelo menos 2 vezes durante a gravidez para avaliar a saúde oral a fim de tratar qualquer cárie antes que haja complicações. Confira 5 cuidados para combater as cáries e a gengivite na gravidez

A obturação comum com anestesia e broca pode ser realizada em qualquer fase da gestação, mas se for possível escolher, o período menos arriscado para fazer este tratamento é durante o 2º trimestre de gestação. No entanto, o gel papacárie pode ser utilizado em qualquer fase da gravidez.

Porque é importante fazer a obturação

É importante fazer a obturação sempre que o dente estiver cariado porque a cárie pode passar para os outros dentes e também para outras pessoas através do beijo e da partilha de copos e talheres, por exemplo.

Além disso, a cárie vai aumentando de tamanho e pode permitir a instalação de vírus, bactérias e alimentos que podem agravar a situação, favorecendo até mesmo a necessidade de outros tratamentos como o canal ou até mesmo a retirada do dente e com a perda do dente é necessário colocar uma prótese no local ou usar uma dentadura.

Preço da obturação no dente

O preço de uma obturação é de aproximadamente 100 reais por dente.

Mais sobre este assunto: