Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dente siso - Quando tirar e como se recuperar mais rápido

O dente do siso é o último dente a nascer, por volta dos 18 anos de idade e pode demorar anos até que nasça completamente. No entanto, é comum que o dentista indique a sua retirada através de uma pequena cirurgia porque ele pode não ter espaço suficiente dentro da boca, pressionando os outros dentes ou encontrar-se incluso ou danificado por cáries. 

A extração do siso é feita num consultório dentário em poucos minutos com anestesia local e depois são dados alguns pontos. No pós-operatório o indivíduo não deve comer nem beber nada por pelo menos 2 horas e se houver muita dor após a cirurgia, deve-se tomar um analgésico a cada 4 horas e descansar por 1 dia, pelo menos.

Dentes sisos que precisam ser retiradosDentes sisos que precisam ser retirados

Quando é preciso tirar o siso

O dente siso pode ser retirado em qualquer idade, mesmo que ele ainda não tenha nascido. Se já for possível observá-lo num raio X panorâmico da boca, o dentista poderá optar por fazer a sua retirada como forma de prevenção da dor de dente causada pelo nascimento do siso ou devido a alterações causadas por ele.

Após a extração do siso a cicatrização do local demora cerca de 1 semana e por isso o mais comum é que o dentista indique se seja retirado um siso de cada vez.  

Sinais de inflamação do dente siso

Quando dente siso está cariado é normal haver mal hálito, mas quando o siso encontra-se inflamado há: 

  • Dor de dente aguda ou com sensação de latejar;
  • Dor na face, próximo à mandíbula;
  • Pode haver dor de cabeça;
  • Vermelhidão no local do nascimento do dente siso.

Estes sintomas podem ocorrer quando o dente siso está nascendo, mas são mais suportáveis. Quando o dente siso não possui espaço suficiente para nascer, ele pode começar a nascer torto, parar de nascer por um período e depois de alguns meses voltar a nascer.

Como é feita a extração do siso

Antes de extrair o dente o dentista irá avaliar se é preciso tomar antibióticos por 8 dias antes da cirurgia, caso haja sinais de cárie ou inflamação no siso para prevenir infecções e para que a anestesia tenha efeito.

No dia da extração o dentista irá anestesiar a parte da boca necessária para remover o dente, e a seguir com instrumentos próprios irá afastar o siso dos outros e puxá-lo, removendo-o. No caso do dente ainda não ter nascido, pode ser feito um corte na gengiva até onde se localiza o dente, para que possa ser removido.

Dente siso cariadoDente siso cariado

Depois de retirado o dentista irá fechar o local com pontos, caso seja necessário, e irá colocar uma compressa estéril no local para que a pessoa possa morder para cessar o sangramento.

Os dentes mais fáceis de retirar são aqueles que não se encontram inflamados, nem inclusos, tendo uma extração mais rápida e mais fácil recuperação. Já o siso incluso pode demorar mais tempo na cirurgia para sua extração e a recuperação pode ser um pouco mais lenta devido ao tamanho do corte na boca.

Cuidados depois da extração do dente siso

Depois de retirar o siso o dentista deverá orientar certas recomendações como morder a compressa que ele deixa dentro da boca para evitar o sangramento, permanecendo com ela durante cerca de 1 a 2 horas. Deve-se evitar alimentos quentes e preferir os gelados, desde que sejam líquidos ou moles, principalmente no mesmo dia que retirar o siso.

No mesmo dia não se deve fazer bochechos, nem usar enxaguante bucal para evitar a irritação e o sangramento. Só é recomendado escovar os dentes, com cuidado, no dia seguinte e pode usar compressa fria no rosto enquanto houver dor.

Também é recomendado descansar no dia em que tirar o siso e evitar fazer esforços, porque quanto mais fizer, mais dor irá sentir. A atividade física deve ser retomada, pelo menos, 3 a 5 depois de tirar o siso, sempre que o local estiver dolorido, sensível ou latejando poderá tomar Dipirona, para aliviar a dor. 

É normal o lado do rosto onde foi retirado o siso ficar inchada e por isso pode-se tomar anti-inflamatório como Ibuprofeno e usar uma compressa fria no rosto. Fazer uma drenagem linfática também pode ajudar a desinchar, aliviando a dor. Veja como fazer no vídeo a seguir:

Como acelerar a cicatrização

Para que os tecidos da gengiva possam cicatrizar mais rápido, diminuindo a dor e o inchaço deve-se comer alimentos ricos em proteína como ovo cozido, frango desfiado ou peixe assado, por exemplo. Estes alimentos contém os nutrientes que o corpo precisa para fechar a ferida mais rápido, acelerando a cicatrização. Saiba mais exemplos do que pode comer quando não pode mastigar.

Sinais de alerta para voltar ao dentista

Deve-se voltar ao dentista se após a extração do siso apresentar febre, aumento do inchaço e da dor além do normal, se houver muito sangramento ou se achar que algum pedaço de comida ficou dentro da ferida, o que causa muita sensibilidade e sensação de latejar. O dentista poderá avaliar a boca e verificar o que pode estar acontecendo, iniciando o tratamento adequado.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...