Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dente do siso: Quando tirar e Como é a Recuperação e cicatrização

O dente do siso é o último dente a nascer, por volta dos 18 anos de idade e pode demorar vários anos até que nasça completamente. No entanto, é comum que o dentista indique a sua retirada através de uma pequena cirurgia porque ele pode não ter espaço suficiente dentro da boca, pressionando os outros dentes ou até encontrar-se danificado por cáries. 

A extração do siso deve ser sempre feita num consultório dentário e dura poucos minutos com anestesia local, sendo depois dados alguns pontos. No pós-operatório, é aconselhado evitar comer ou beber por pelo menos 2 horas e se houver muita dor após a cirurgia, deve-se tomar um analgésico a cada 4 horas e descansar por 1 dia, pelo menos.

A recuperação completa da extração do dente do siso pode demorar até 1 semana, mas esse período pode variar de acordo com a complexidade da cirurgia e o número de dentes retirados, por exemplo. No entanto, existem alguns cuidados que podem acelerar a cicatrização.

Dentes sisos que precisam ser retirados
Dentes sisos que precisam ser retirados

Quando é preciso extrair o siso

Geralmente, o dentista recomenda a extração do dente do siso quando:

  • O dente não consegue sair da gengiva e está preso;
  • O dente está nascendo no ângulo errado, fazendo pressão sobre os outros dentes;
  • Não existe espaço suficiente na arcada para receber o novo dente;
  • O dente do siso tem cáries ou existe uma doença na gengiva.

Além disso, se durante o nascimento do dente do siso a dor se tornar muito intensa e insuportável, o médico também pode aconselhar que o dente seja removido, para não causar mais desconforto. Veja algumas formas naturais de aliviar a dor de dente.

Após a extração do siso a cicatrização do local demora cerca de 1 semana e, por isso, alguns dentistas preferem retirar mais do que um dente do siso ao mesmo tempo, caso seja necessário, para evitar que se tenha de passar pelo processo de cicatrização várias vezes seguidas.

Como é feita a extração do siso

Antes de extrair o dente o dentista irá avaliar se é preciso tomar antibióticos por 8 dias antes da cirurgia, caso haja sinais de cárie ou inflamação no siso para prevenir infecções e para que a anestesia tenha efeito.

No dia da extração o dentista irá anestesiar a parte da boca necessária para remover o dente, e a seguir com instrumentos próprios irá afastar o siso dos outros e puxá-lo, removendo-o. No caso do dente ainda não ter nascido completamente, pode ser feito um corte na gengiva até onde se localiza o dente, para que possa ser removido.

Depois de retirado, o dentista irá fechar o local com pontos, caso seja necessário, e irá colocar uma compressa estéril no local para que a pessoa possa morder para cessar o sangramento.

Os dentes mais fáceis de retirar são aqueles que não se encontram inflamados, nem inclusos, tendo uma extração mais rápida e mais fácil recuperação. Já o siso incluso pode demorar mais tempo na cirurgia para sua extração e a recuperação pode ser um pouco mais lenta devido ao tamanho do corte na boca.

Dente siso cariado
Dente siso cariado

Sinais de dente do siso inflamado

Quando dente siso está cariado é normal haver mau hálito, mas quando o siso encontra-se inflamado surgem ainda outros sinais como: 

  • Dor de dente aguda com sensação de latejamento;
  • Dor no rosto, próximo à mandíbula;
  • Dor de cabeça;
  • Vermelhidão no local do nascimento do dente siso.

Estes sintomas podem ocorrer quando o dente siso está nascendo, mas são mais suportáveis. Quando o dente siso não possui espaço suficiente para nascer, ele pode começar a nascer torto, parar de nascer por um período e depois de alguns meses voltar a nascer.

Cuidados depois da extração do dente siso

Depois de retirar o siso o dentista deverá orientar certas recomendações como morder a compressa que ele deixa dentro da boca para evitar o sangramento, permanecendo com ela durante cerca de 1 a 2 horas. Além disso, deve-se:

  • Evitar alimentos quentes e preferir os gelados, desde que sejam líquidos ou moles, principalmente no mesmo dia que retirar o siso;
  • Não fazer bochechos, nem usar enxaguante bucal para evitar a irritação e o sangramento, durante o primeiro dia;
  • Usar uma escova de cerdas moles para escovar os dentes, e apenas no dia seguinte à cirurgia;
  • Manter o repouso no dia da extração do dente do siso, evitando ir no trabalho;
  • Regressar às atividades físicas mais intensas apenas 3 a 5 dias após a extração, ou de acordo com as orientações do médico.

É normal o lado do rosto onde foi retirado o siso ficar inchada e por isso pode-se tomar anti-inflamatório como Ibuprofeno e usar uma compressa fria no rosto. Fazer uma drenagem linfática também pode ajudar a desinchar, aliviando a dor. Veja como fazer no vídeo a seguir:

Como acelerar a cicatrização

Para que os tecidos da gengiva possam cicatrizar mais rápido, diminuindo a dor e o inchaço deve-se comer alimentos ricos em proteína como ovo cozido, frango desfiado ou peixe assado, por exemplo.

Estes alimentos contém os nutrientes que o corpo precisa para fechar a ferida mais rápido, acelerando a cicatrização. Saiba mais exemplos do que pode comer quando não pode mastigar.

Sinais de alerta para voltar ao dentista

Deve-se voltar ao dentista se após a extração do siso surgirem sintomas como:

  • Febre acima de 38ºC;
  • Aumento do inchaço no local da extração do dente;
  • Dor muito intensa que piora ao longo do tempo;
  • Sangramento excessivo.

Além disso, caso pareça que algum pedaço de comida entrou no interior da ferida, também se deve voltar no dentista, para retirar e evitar o desenvolvimento de uma infecção no local, por exemplo. Geralmente, quando algum pedaço de comida fica preso no interior da ferida, é comum sentir muita sensibilidade ou sensação de latejar.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar