Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Exercícios para paralisia de Bell

Os exercícios para paralisia de Bell são essenciais para a recuperação do paciente porque ajudam na recuperação dos movimentos e do tônus dos músculos do rosto, mesmo em caso de paralisia a mais de 6 meses.

Uma boa estratégia é fazer os exercícios de frente para um espelho para aumentar a consciência corporal. Os exercícios devem começar com pouca repetição e um aumento do tempo de contração e, após alguns dias, pode-se aumentar as repetições e diminuir o tempo de contração.

Além dos exercícios realizados na fisioterapia, o paciente pode realizar alguns exercícios em casa, como, por exemplo:

  • Fazer bolinhas de sabão, como mostra a imagem 1.
  • Encher balões de ar, como mostra a imagem 2.
  • Fazer caretas, como mostra a imagem 3.
Exercícios para paralisia de Bell
Exercícios para paralisia de Bell
Exercícios para paralisia de Bell

Estes exercícios irão, pouco a pouco, fortalecer a musculatura da boca e facilitar a realização de movimentos com os músculos da face. Eles devem ser realizados diariamente durante o tratamento, mas não isentam a necessidade de realizar as sessões de fisioterapia.

O fisioterapeuta poderá indicar outros exercícios específicos, como abrir e fechar os olhos, tentar levantar as sobrancelhas, sorrir e tentar desenhar com uma caneta usando a boca, sempre de frente para o espelho para que o paciente veja como pode melhorar o movimento e ele mesmo perceba a sua progressão no tratamento.

Mas como cada caso é um caso, cabe ao fisioterapeuta avaliar as reais necessidades do paciente e assim orientar os exercícios necessários para a sua recuperação.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...