Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Paralisia de Bell: o que é, sintomas, causas e opções de tratamento

A paralisia de Bell, também conhecida como paralisia facial periférica, acontece quando o nervo facial fica inflamado e a pessoa perde o controle dos músculos de um lado do rosto, resultando em boca torta, dificuldade para fazer expressões e até sensação de formigamento.

Na maior parte das vezes, essa inflamação é temporária e acontece após uma infecção viral, como é caso da herpes, da rubéola ou da caxumba, melhorando entre algumas semanas até 6 meses. Mas também pode ser uma situação permanente, especialmente se existir alguma lesão no percurso do nervo facial.

O ideal é que qualquer tipo de paralisia facial seja avaliada por um médico, até porque, numa fase inicial pode ser sinal de uma situação mais grave, como um AVC, devendo ser corretamente identificada e tratada.

Paralisia de Bell: o que é, sintomas, causas e opções de tratamento

Principais sintomas

Alguns dos sintomas mais característicos da paralisia de Bell incluem:

  • Paralisia de um lado do rosto;
  • Boca torta e olho descaído;
  • Dificuldade para fazer expressões faciais, comer ou beber;
  • Dor ligeira ou formigamento no lado afetado;
  • Olho e boca secos;
  • Dor de cabeça;
  • Dificuldade para segurar a saliva.

Estes sintomas geralmente aparecem de forma rápida e afetam um lado do rosto, embora, em casos mais raros, também possa haver inflamação do nervo em ambos os lados do rosto, fazendo com que os sintomas apareçam dos dois lados da face.

Os sintomas da paralisia de Bell são semelhantes com alguns sinais de problemas graves, como AVC ou tumor cerebral, e por isso é importante que sempre exista avaliação de um médico.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico normalmente é iniciado com uma avaliação dos músculos do rosto e dos sintomas relatados, mas o médico também pode pedir alguns exames complementares, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e alguns exames de sangue. Estes testes, além de ajudar a chegar no diagnóstico da paralisia de Bell também permitem despistar outros problemas que podem ter como sintoma a paralisia facial.

O que pode causar a paralisia de Bell

A causa exata que causa a inflamação do nervo facial e o surgimento da paralisia de Bell ainda não é conhecida, no entanto, é comum que este tipo de alteração surja como após infecções virais como:

  • Herpes, simples ou zoster;
  • HIV;
  • Mononucleose;
  • Doença de Lyme.

Além disso, é mais comum em grávidas, pessoas com diabetes, pacientes com infecções do pulmão ou quando existe histórico da paralisia na família.

Paralisia de Bell: o que é, sintomas, causas e opções de tratamento

Como é feito o tratamento

O tratamento para a paralisia de Bell pode ser feito através do uso de medicamentos e sessões de fisioterapia e fonoaudiologia, sendo que a maioria das pessoas se recupera completamente em até 1 mês de tratamento.

No entanto, existem várias opções de tratamento:

1. Remédios

O tratamento medicamentoso da paralisia de Bell deve ser indicado por um neurologista e consiste no uso de corticoides, como prednisona ou prednisolona, e antivirais, como o aciclovir ou vanciclovir, que podem começar a serem usados até 3 dias depois do início dos sintomas.

Como a paralisia de Bell provoca contração muscular na face pode levar ao surgimento de dor, e nestas situações, podem ser recomendado a utilização de analgésicos, como a aspirina, dipirona ou paracetamol para aliviar este sintoma.

Além disso, se a paralisia impede o fechamento de um dos olhos, é preciso passar uma pomada diretamente no olho antes de dormir para protegê-lo evitando o ressecamento extremo, e durante o dia é importante o uso de um colírio lubrificante e de óculos de sol para proteger do sol e do vento. 

2. Fisioterapia 

Nas sessões de fisioterapia a pessoa realiza exercícios que ajudam a fortalecer a musculatura facial e melhorar a circulação sanguínea no nervo, como:

  1. Abrir e fechar os olhos com força;
  2. Tentar levantar as sobrancelhas;
  3. Aproximar as sobrancelhas, formando rugas verticais;
  4. Franzir a testa fazendo aparecer rugas horizontais na testa;
  5. Sorrir com força, mostrando os dentes e sem mostrar os dentes;
  6. Dar um 'sorriso amarelo';
  7. Apertar os dentes com força;
  8. Fazer um 'beicinho';
  9. Colocar uma caneta na boca e tentar fazer um desenho numa folha de papel;
  10. Aproximar os lábios como se quisesse 'mandar beijo';
  11. Abrir a boca o máximo que conseguir;
  12. Franzir o nariz, como se sentisse um mau-cheiro;
  13. Fazer bolinhas de sabão;
  14. Encher balões de ar;
  15. Fazer caretas;
  16. Tentar abrir as narinas.

Estes exercícios também podem ser feitos em casa para melhorar os sintomas mais rapidamente, mas devem ser sempre orientados por um fisioterapeuta, de acordo com cada caso.

Durante a realização destes exercícios o fisioterapeuta poderá usar um cubo de gelo enrolado numa folha de guardanapo para deslizar sobre a área paralisada como forma de estímulo para a contração muscular. Para ajudar a pessoa a fazer a contração o terapeuta poderá ajudar o sentido do movimento colocando 2 ou 3 dedos no rosto, que depois são retirados para que a pessoa consiga manter a contração adequadamente. 

3. Acupuntura

Alguns estudos têm sido desenvolvidos para avaliar os benefícios da acupuntura no tratamento para a paralisia de Bell, e alguns resultados apontam que esta técnica da medicina tradicional chinesa pode melhorar a função e reduzir a rigidez dos nervos da face, através da estimulação da fibras nervosas na pele e dos músculos do rosto. Veja mais como é feita a acupuntura.

4. Cirurgia

Em algumas situações, a cirurgia pode ser indicada pelo médico, principalmente em casos em que há bastante comprometimento do nervo facial, que somente é confirmado após fazer o exame de eletroneuromiografia. 

Após a cirurgia, pode ser indicado a realização de psicoterapia, para um apoio psicológico, porque quando a face fica muito diferente do que era antes, pode ser difícil para pessoa se reconhecer e se aceitar, principalmente quando se precisa desenvolver atividades profissionais em que há contato com outras pessoas.

5. Fonoaudiologia 

A sessões de fonoaudiologia são indicadas para reabilitação da pessoa que teve uma paralisia de Bell, pois ajuda a recuperar os movimentos e as expressões do rosto, além de ajudar a estimular as funções de fala, mastigação e deglutição. Este tipo de terapia deve ser feito por um profissional treinado e a quantidade de sessões por semana e o tempo de tratamento será determinado pelo fonoaudiólogo junto com o médico.

Quanto tempo demora a recuperação 

A recuperação completa deve acontecer em aproximadamente 3 a 4 meses, sendo que logo que se inicie a fisioterapia poderão ser notados alguns avanços. Cerca de 15% das pessoas que possuem essa paralisia facial periférica não se recuperam completamente, podendo haver necessidade de uso de botox ou de realizar uma cirurgia meses depois.

Bibliografia >

  • NATIONAL INSTITUTE OF NEUROLOGICAL DISORDERS AND STROKE. Bell's Palsy Fact Sheet. Disponível em: <https://www.ninds.nih.gov/Disorders/Patient-Caregiver-Education/Fact-Sheets/Bells-Palsy-Fact-Sheet>. Acesso em 28 Abr 2020
  • NATIONAL INSTITUTE OF NEUROLOGICAL DISORDERS AND STROKE. Bell's Palsy Information Page. Disponível em: <https://www.ninds.nih.gov/Disorders/All-Disorders/Bells-Palsy-Information-Page>. Acesso em 28 Abr 2020
  • UPTODATE. Bell's palsy: Pathogenesis, clinical features, and diagnosis in adults. Disponível em: <https://www.uptodate.com/contents/bells-palsy-pathogenesis-clinical-features-and-diagnosis-in-adults>. Acesso em 28 Abr 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem