Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas e Como identificar o Esporão no Calcanhar

O esporão no calcanhar consiste em um acúmulo excessivo de cálcio debaixo do pé, que provoca o desenvolvimento de uma pequena saliência óssea que causa muita dor no calcanhar especialmente ao acordar, quando a pessoa levanta da cama. Esse pequeno ossinho se forma devido ao aumento da tensão da fáscia plantar, que é um tecido que recobre os tendões na planta do pé.

O único sintoma é a dor na sola do pé, na região onde o osso se forma, que é uma dor aguda, em forma de pontada. A dor piora quando se caminha, corre ou salta por exemplo, voltando a desaparecer depois de estar algum tempo em repouso.

A dor provocada pelo esporão no calcanhar pode ser aliviada através de tratamentos simples, que incluem o uso de palmilhas ortopédicas ou alongamentos do pé, ou com tratamentos com fisioterapia ou mais complexos, como cirurgia para remover o esporão.

Sintomas e Como identificar o Esporão no Calcanhar
Sintomas e Como identificar o Esporão no Calcanhar

Como saber se é esporão

O ortopedista ou fisioterapeuta poderão desconfiar que se trata de um esporão pelos sintomas característicos que a pessoa apresenta, mas o exame de raio-X é essencial para observar a formação deste pequeno ossinho no calcanhar.

O que fazer em caso de esporão no calcanhar

O que se deve fazer em caso de dor provocada por um esporão no calcanhar é repousar o pé para aliviar a a dor. Porém, caso a dor se mantenha por mais de 15 minutos, outra boa dica é colocar uma compressa gelada no calcanhar, pois vai ajudar a reduzir rapidamente a inflamação, aliviando a dor.

Mergulhar o pé num balde ou bacia com água fria e cubinhos de gelo também é uma excelente alternativa caseira para diminuir a dor. A seguir você pode massagear toda a sola do pé com um creme hidratante ou óleo de amêndoa doce, insistindo na região mais dolorida.

Aposte nos calçados mais confortáveis e se possível faça alongamentos com a perna e o pé diariamente. Veja todos os tratamentos disponíveis e quando fazer em: Tratamento para esporão do calcanhar.

O que causa esporão no calcanhar

O esporão no calcanhar surge devido ao acúmulo de cálcio debaixo do pé ao longo de vários meses, que pode acontecer devido ao excesso de pressão sobre o mesmo local e principalmente devido ao aumento da tensão sobre a fáscia plantar, que é um tecido que liga o osso do calcanhar aos dedos.

Assim, o esporão é mais comum em pessoas que praticam corrida mas que usam tênis muito duros nos treinos ou competições, e também em pessoas que praticam atividades que incluam saltar constantemente, como é o caso da ginástica artística ou rítmica.

No entanto, outros fatores de risco incluem:

  • Ter o arco do pé muito alto;
  • Correr em superfícies muito duras como o asfalto sem o tênis adequado;
  • Utilizar sapato duros e caminhas durante muitas horas durante o trabalho, por exemplo;
  • Ter excesso de peso.

Estes fatores de risco aumentam a quantidade de pressão sobre o calcanhar e, por isso, podem levar a lesões que facilitam a formação do esporão. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...