4 remédios caseiros para esporão no calcanhar

A tintura de ervas preparada com 6 plantas medicinais e álcool, assim como o escalda pés com sais de Epsom são excelentes remédios caseiros para ajudar a desinflamar a região afetada e aliviar a dor causada pelo esporão calcâneo.

No entanto, a melhor forma de aliviar o mal-estar causado pelo esporão calcâneo é diminuir o peso corporal para baixar a pressão sobre o esporão, utilizar sapatos macios e confortáveis, assim como utilizar uma palmilha específica que tem uma abertura que deve ser colocada na área onde está localizado o esporão, fazendo com que este não toque no sapato.

O esporão calcâneo é o crescimento do osso do calcanhar e acontece quando a fáscia plantar é submetida a uma carga excessiva, gerando uma dor aguda. Em alguns casos, esse problema pode acontecer juntamente com a fascite plantar, que é uma inflamação do tecido que está presente no calcanhar do pé. Conheça mais sobre a fascite plantar.

Alguns remédios caseiros que podem ser feitos para aliviar o esporão calcâneo são:

1. Tintura de 6 ervas

Essa tintura de ervas pode ser feita em casa e é muito fácil de usar, contendo 6 plantas com forte poder anti-inflamatório que ajudam a reduzir a inflamação em volta do esporão, aliviando os sintomas.

Ingredientes

  • 2 litros de álcool;
  • 1 colher de chá de mirra (Commiphora myrrha);
  • 1 colher de chá de angélica (Angelica archangelica);
  • 1 colher de chá de açafrão (Crocus sativus L.);
  • 1 colher de chá de ruibarbo (Rheum rhabarbarum);
  • 1 colher de chá de babosa (Aloe vera);
  • 1 pedra de cânfora (Cinnamomum camphora).

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes e colocar em um recipiente de vidro de cor escura, como numa garrafa de cerveja ou de vinho bem fechada e guardar em um armário limpo, protegido da luz.

Deixar repousar durante 20 dias e mexer 1 vez por dia. Após esse período, já é possível utilizar a tintura, devendo molhar uma gaze ou pano limpo nessa tintura de ervas e colocar no pé. É possível também enfaixar o pé com o pano molhado com a tintura para que a planta do pé fique em contato com o produto durante toda a noite. 

2. Escalda pés com sais de Epsom

Os sais de Epsom (sulfato de magnésio) são facilmente encontrados nas farmácias e drogarias e é um bom remédio caseiro para combater a dor nos pés porque contém sulfato de magnésio, uma substância que tem ação analgésica e anti-inflamatória.

Ingredientes

  • 2 colheres de sais de Epsom;
  • 1 balde com água morna.

Modo de preparo

Misturar os sais na água morna e deixar os pés de molho durante 20 minutos ou até a água esfriar.

3. Tintura de caroço de abacate

Essa tintura é fácil e econômica sendo muito eficaz no alívio da dor.

Ingredientes

  • 1 caroço de abacate ralada;
  • 500 ml de álcool;
  • 4 pedrinhas de cânfora.

Modo de preparo

Colocar em uma garrafa escura o caroço de abacate ralado, o álcool e as pedras de cânfora e deixar em uma garrafa escura por cerca de 20 dias. Mexer diariamente e molhar um pano ou gaze na tintura e aplicar na região dolorida, deixando atuar durante toda a noite.

4. Compressa de espinafre

O espinafre é um ótimo remédio caseiro para diminuir as dores causadas pelo esporão de calcâneo, pois tem zeaxantina e violaxantina que têm forte ação anti-inflamatória, ajudando a diminuir a dor.

Ingredientes

  • 10 folhas de espinafre;
  • Gaze.

Modo de uso

Cortar o espinafre, amassar bem e colocar sobre o local do esporão, tampando com uma gaze. Deixar agir por 20 minutos e lavar a seguir com água morna.

Dicas para combater o esporão em casa

Veja no vídeo a seguir algumas estratégias que podem ser usadas para combater a dor e a se sentir melhor:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em março de 2022.

Bibliografia

  • Miguel Luís Guillén Álvarez Profesor Doctor de la Facultad de Enfermería, Fisioterapia y Podología de la Universidad Complutense de Madrid. Profesor del Programa de Enfermería Internacional de la Universidad de Saint Louis University Madrid Campus, Diplomado-Graduado en Enfermería, Fisioterapia y Podología, Doctor en Medicina Podiátrica. ORTESIS PARA EL TRATAMIENTO DEL DOLOR PRODUCIDO POR LOS ESPOLONES PLANTARES DEL CALCÁNEO.. 2022 Revista Española de Podología.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • ESPORÃO NO CALCANHAR: O que fazer

    04:56 | 1526961 visualizações