Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Causas da Dor no calcanhar e seus Tratamentos

A dor no calcanhar que surge de manhã ao colocar o pé no chão e que melhora ao longo do dia geralmente é causada por uma situação chamada fascite plantar que é uma inflamação num tecido que reveste toda a planta do pé.

Outras causas envolvem alterações ósseas como a doença de sever, comum em crianças em fase de crescimento, e deformidade de Haglund que causa bursite, sendo necessário realizar o tratamento indicado pelo médico ou fisioterapeuta.

Causas da Dor no calcanhar e seus Tratamentos

As 3 causas mais comuns da dor no calcanhar são:

1. Doença de Sever

A doença de sever é a dor na região da placa de crescimento do osso calcâneo que afeta crianças que praticam exercícios de impacto como corrida, salto, ginástica artística e bailarinos que dançam com muitos saltos na ponto dos pés. 

  • O que fazer: Deve-se reduzir a intensidade dos treinos e os saltos para evitar seu agravamento, além disso é possível colocar algumas pedrinhas de gelo enroladas num guardanapo durante 20 minutos e usar uma calcanheira para apoiar o calcanhar dento dos sapatos e não andar descalço. Sempre começar o treino com 10 minutos de caminhada.

Se deseja saber mais sobre essa doença, leia: Doença de Sever - Sintomas e Tratamento

2. Fascite plantar com esporão de calcâneo

A fascite plantar é a inflamação do tecido que reveste toda a planta do pé, embora muitas vezes ela seja causada pela presença de um esporão, que é uma proeminência óssea no pé, a fascite também surge em pessoas que não tem esporão, afetando principalmente pessoas sedentárias que estejam acima do peso ideal, atletas ou indivíduos que iniciam a prática de atividade sem o acompanhamento adequado, que acabam realizando os exercícios de forma incorreta.

  • O que fazer: Alongamento da panturrilha e da planta do pé, exercícios de fortalecimento, massagem com fricção profunda, infiltração com corticosteroides, calcado com palmilha, radiofrequência no local da dor, tala para dormir. Os exercícios podem ser: enrugar uma toalha estendida no chão e pegar uma bolinha de gude.

Entenda a fascite plantar aqui.

3. Bursite do calcanhar

A bursa é uma pequena bolsa que serve de amortecedor que fica localizada entre o osso do calcanhar e o tendão de aquiles, quando esta inflama há dor na parte posterior do calcanhar, que piora ao movimentar o pé. Esta inflamação geralmente surge em pessoas que praticam exercícios ou são atletas após uma entorse ou contusão mas também pode acontecer devido a deformidade de Haglund que ocorre quando existe uma proeminência óssea na parte superior do calcâneo, causando dor no calcanhar mas na parte posterior do calcanhar, próximo ao tendão de Aquiles.

  • O que fazer: Pode ser necessário tomar anti-inflamatórios, usar compressas de gelo, diminuir os treinos, uso de aparelhos de fisioterapia, alongamentos e exercícios. 

Como saber a causa da minha dor

A melhor forma de saber a causa da dor no calcanhar é tentar encontrar exatamente o local da dor e tentar identificar alguma causa como ter aumentando a atividade física, ter inciado um novo esporte, uma pancada nesse local ou algo do gênero. Colocar uma compressa gelada no local da dor pode aliviar os sintomas assim como deixar os pés de molho numa bacia com água quente.

Se a dor persistir por mais de 1 semana deve-se ir ao médico ortopedista ou fisioterapeuta para que a causa seja identificada e o tratamento seja iniciado. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...