Os médicos especialistas no diagnóstico e tratamento da hipotireoidismo, de acordo com a ordem de prioridade, são:
1. Endocrinologista
O endocrinologista é especialista em diagnosticar e tratar doenças relacionadas às glândulas e hormônios, incluindo o hipotireoidismo.
Este médico faz a avaliação clínica, solicita exames laboratoriais para medir os níveis de hormônio da tireoide e recomenda o tratamento mais adequado para o hipotireoidismo.
Além disso, o endocrinologista também trata outras condições como:
- Diabetes;
- Hipertireoidismo;
- Nódulos na tireoide;
- Osteoporose e osteopenia;
- Síndrome dos ovários policísticos;
- Alterações na puberdade;
- Acromegalia.
O endocrinologista também pode tratar problemas hormonais raros, doenças das glândulas suprarrenais e alterações na hipófise.
2. Clínico geral
O clínico geral é o primeiro especialista a ser consultado em casos de suspeita de hipotireoidismo. Esse médico avalia os sintomas iniciais, solicita exames de sangue e encaminha a pessoa para o endocrinologista se for necessário.
Este especialista também pode acompanhar casos leves ou estáveis de hipotireoidismo, especialmente em regiões com menor disponibilidade de especialistas.
Leia também: Clínico geral: o que é, o que faz (e quando consultar) tuasaude.com/clinico-geral3. Ginecologista
O ginecologista é o especialista que pode identificar sinais de hipotireoidismo durante consultas de rotina, principalmente em mulheres que apresentam irregularidades menstruais ou dificuldades para engravidar, por exemplo.
Esse profissional pode solicitar exames iniciais e, em seguida, encaminhar a mulher para uma consulta com o endocrinologista.
4. Geriatra
O geriatra é o médico especialista que acompanha a saúde de pessoas com 60 anos ou mais e que, durante as consultas de rotina, pode avaliar sintomas sugestivos de hipotireoidismo, como cansaço, prisão de ventre e dor no corpo.
5. Pediatra
O pediatra é responsável por diagnosticar e acompanhar o hipotireoidismo em crianças e adolescentes, já que essa condição pode afetar o crescimento e o desenvolvimento.
Este especialista solicita exames e, se houver a confirmação do hipotireoidismo, encaminha a criança ou adolescente para o endocrinologista pediátrico, para que seja indicado o tratamento adequado.
Leia também: Hipotireoidismo congênito: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hipotireoidismo-congenitoQuando marcar consulta
É recomendado marcar consulta com um especialista em hipotireoidismo se surgirem sinais e sintomas como:
- Cansaço excessivo;
- Ganho de peso sem motivo aparente;
- Queda de cabelo;
- Menstruação irregular;
- Pele seca;
- Prisão de ventre;
- Sensibilidade ao frio;
- Inchaço nas pálpebras.
O diagnóstico do hipotireoidismo é feito através do exame físico e avaliação de exames de sangue que medem os níveis dos hormônios como TSH e T4. Em alguns casos, o médico pode indicar a realização de ultrassonografia da glândula tireoide.
Leia também: 13 principais sintomas de hipotireoidismo (e o que fazer) tuasaude.com/hipotireoidismo-sintomasO tratamento desta condição normalmente envolve a reposição do hormônio tireoidiano, que deve ser tomado diariamente conforme o acompanhamento médico. O tratamento ajuda a reduzir os sintomas e evitar complicações como problemas cardíacos, infertilidade ou alterações cognitivas.