A erupção cutânea é uma condição caracterizada por manchas vermelhas, brancas, rosas ou marrom-avermelhadas na pele, que podem ser acompanhadas de bolhas, caroços, coceira e irritação, por exemplo.
Também conhecida como exantema, ou rash cutâneo, a erupção cutânea na pele por ser causada por diversas situações, como dengue, dermatites, herpes zóster, impetigo e alergia a alimentos ou medicamentos.
Leia também: Exantema (rash cutâneo): o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/exantemaNa presença de sintomas indicativos de erupção cutânea, é aconselhado consultar o dermatologista, clínico geral ou pediatra, para fazer uma avaliação completa e indicar o tratamento adequado, que poderá ser feito com o uso de medicamentos orais ou na forma de pomada, hidratantes e alguns autocuidados.
Sintomas de erupção cutânea
Conforme a causa desta condição, os sintomas de erupção cutânea são:
- Manchas vermelhas, brancas, rosas ou marrom-avermelhadas na pele;
- Inchaço, caroços ou bolhas na pele;
- Coceira, irritação, crostas e/ou dor na região;
- Ressecamento e descamação da pele.
A erupção cutânea na pele pode surgir somente no rosto, couro cabeludo, braços, sola dos pés ou palma das mãos, por exemplo, ou se espalhar por todo o corpo, podendo durar entre dias a semanas.
De acordo com a sua causa, a erupção cutânea também pode ser acompanhada de febre, dor de cabeça, mal-estar e dor abdominal, por exemplo.
Erupção cutânea na dengue
A erupção cutânea é um sintoma comum na dengue, sendo caracterizada por manchas vermelhas planas ou elevadas na pele, que podem coçar.
A erupção cutânea na dengue pode surgir principalmente no tórax, pescoço, rosto e braços, mas também pode se espalhar por todo o corpo.
Leia também: Dengue: o que é, sintomas, tratamento e prevenção tuasaude.com/dengueErupção cutânea no rosto
A erupção cutânea no rosto pode ser provocado por situações como acne, rosácea, dermatite seborreica ou atópica, psoríase, herpes simplex, herpes zóster, impetigo,
Essas condições podem surgir nas bochechas, ao redor dos lábios, nas orelhas, sobrancelhas, e serem acompanhadas de sintomas como coceira, descamação, feridas e crostas.
Erupção cutânea em bebê
A erupção cutânea na pele do bebê pode surgir devido a condições como dermatite de fralda, ou assadura, ou infecções, como síndrome mão-pé-boca, roséola infantil, sarampo, rubéola e catapora, por exemplo.
Leia também: Manchas vermelhas no bebê: o que pode ser (e como tratar) tuasaude.com/o-que-pode-ser-manchas-vermelhas-no-bebeComo confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da erupção cutânea pode ser feito pelo dermatologista, pediatra ou clínico geral, através da avaliação dos sintomas e histórico de saúde da pessoa.
Marque uma consulta com o especialista mais perto de você, usando a ferramenta a seguir:
Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar exames de sangue, como hemograma completo, sorologia, PCR e pesquisa de anticorpos.
Além disso, também pode ser solicitada a realização de um swab para avaliar a presença de vírus e uma biópsia da pele.
Possíveis causas
As possíveis causas de erupção cutânea incluem:
- Dermatites, como dermatite atópica, de contato e seborreica;
- Infecções virais, como varíola, dengue, sarampo, síndrome mão-pé-boca, catapora, hepatite viral, herpes zóster, roséola e HIV;
- Infecções bacterianas, como escarlatina, impetigo e Infecção pela bactéria Mycoplasma pneumoniae;
- Alergias, como alergia alimentar e a medicamentos.
Além disso, a erupção cutânea na pele também pode estar presente em condições como foliculite, acne, rosácea, micose, psoríase, picada de inseto, sarna, lúpus, histiocitose e artrite juvenil de início sistêmico.
Tratamentos para erupção cutânea
Os possíveis tratamentos para erupção cutânea são:
1. Medicamentos
Os medicamentos que podem se indicados pelo médico para tratar as erupções cutâneas são:
- Anti-histamínicos, como loratadina, desloratadina a difenidramina, para aliviar a coceira, vermelhidão e irritação na pele;
- Analgésicos e antitérmicos, como dipirona sódica, paracetamol e ibuprofeno, para aliviar a dor e a febre;
- Antibióticos, como tetraciclina, eritromicina e azitromicina, para tratar o sarampo, o impetigo e a escarlatina, por exemplo;
- Pomadas e cremes, contendo corticoides ou antibióticos, para combater as bactérias e aliviar a coceira e a inflamação.
O tipo de medicamento prescrito pelo médico varia conforme a causa da erupção cutânea.
Além disso, em casos de reação medicamentosa, o médico também pode recomendar interromper o uso do remédio responsável pela erupção.
2. Hidratantes
O médico pode recomendar o uso de cremes hidratantes, sem perfume e sem cheiro, para serem aplicados na pele, ajudando a hidratar e aliviar a coceira, a irritação e a vermelhidão.
3. Autocuidados
Alguns autocuidados que ajudam a tratar a erupção cutânea são: priorizar o uso de roupas leves; lavar a pele com água e sabão neutro; e fazer compressas frias na pele, com gelo, por 5 a 10 minutos.
Pode-se também tomar um banho com farinha fina de aveia, que ajuda a acalmar a pele e atua como hidratante, aliviando coceira e a irritação.
Leia também: 8 remédios caseiros para dermatite de contato (e como fazer) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-dermatite-de-contato