Eritema Multiforme: o que é, sintomas, causas e tratamento

Revisão médica: Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
janeiro 2022

O eritema multiforme é uma inflamação da pele caracterizada pela presença de manchas vermelhas e bolhas que se espalham pelo corpo, sendo mais frequente de aparecer nas mãos, braços, pés e pernas, no entanto é possível também que as lesões apareçam na palma das mãos, na planta dos pés e dentro da boca.

As manchas na pele podem coçar e arder e as bolhas podem ser bastante dolorosas, podendo dificultar a alimentação, por exemplo. O tamanho das lesões é variado e normalmente surgem como consequência de infecção por vírus, mais frequentemente herpes vírus, ou do uso de medicamentos, como antibióticos ou analgésicos.

Na maioria dos casos as lesões características do eritema multiforme desaparecem sozinhas, sem ser necessário tratamento. Porém, caso sejam desconfortáveis, o médico pode indicar o uso de anestésicos e corticosteroides para aplicar diretamente na pele.

Sintomas do eritema multiforme

O principal sintoma do eritema multiforme é o aparecimento de lesões ou bolhas vermelhas na pele e que se distribuem simetricamente pelo corpo, aparecendo com mais frequência nos braços, pernas, mãos ou pés. Outros sintomas indicativos do eritema multiforme são:

  • Feridas arredondadas na pele, com a borda elevada e semelhantes a um alvo;
  • Coceira;
  • Febre;
  • Mal-estar;
  • Fadiga;
  • Sangramento das lesões;
  • Cansaço;
  • Dor nas articulações;
  • Dificuldades para se alimentar;
  • Feridas e/ ou bolhas na boca.

Os sintomas de eritema multiforme podem durar de 2 a 4 semanas, desaparecendo espontaneamente. No entanto, em alguns casos, é possível que volte a ocorrer sendo importante, nesses casos, que o médico seja consultado para que seja feita uma avaliação e, assim, iniciado o tratamento mais adequado, uma vez que os casos de reincidência estão normalmente associados à infecção pelo herpes vírus. Saiba como reconhecer os sintomas de infecção pelo vírus da herpes.

Como é o diagnóstico

O diagnóstico do eritema multiforme é feito pelo dermatologista ou clínico geral por meio da observação dos sinais e sintomas descritos pela pessoa e avaliação das lesões na pele. Pode ser necessário também a realização de exames laboratoriais complementares para verificar se a causa do eritema é infecciosa, podendo ser indicada a realização da dosagem da proteína C reativa, por exemplo.

Principais causas

O eritema multiforme acontece devido a uma alteração no sistema imunológico que pode ser desencadeado, principalmente, por infecção pelo vírus da herpes, sendo nesse caso mais frequentemente observada a presença de bolhas na boca.

Além da infecção pelo herpes vírus, o eritema multiforme pode ser também consequência de infecção por outros agentes infecciosos, como vírus da hepatite C e micoplasma, ou ser devido ao uso de medicamentos, principalmente antibióticos e analgésicos.

Como é feito o tratamento

O tratamento para eritema multiforme costuma ser indicado pelo médico quando os sintomas são bastante desconfortáveis, podendo ser indicado o uso de anestésicos e corticosteroides tópicos, ou seja, para passar diretamente na lesão, ou o uso de anti-histamínicos por via oral. No caso de existirem bolhas na boca que doem, dificultando a alimentação, o médico pode recomendar o uso de anestésico líquido, como a lidocaína.

Caso seja verificado que o eritema multiforme acontece devido à infecção pelo herpes vírus, pode ser também recomendado o uso de antivirais, como o Aciclovir, o Fanciclovir ou o Valaciclovir, por exemplo, que devem ser tomados de acordo com a orientação médica. Veja mais detalhes do tratamento para eritema multiforme.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em janeiro de 2022. Revisão médica por Drª. Aleksana Viana - Dermatologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • SILVA, AMANDA R. Eritema multiforme menor: relato de caso e conduta empregadas. 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25006/3/EritemaMultiformeMenor.pdf>. Acesso em 10 jan 2022
  • CARNEIRO, Suzana Célia A. S.; SEGUNDO, Airton V. L.; LEAL, Jefferson Luiz F. et al. Eritema multiforme: relato de caso clínico. Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-fac. Vol 8. 2 ed; 49-54, 2007
Revisão médica:
Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
Especialista em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2007 com registro profissional no CRM/PE – 16907.