O eritema multiforme é uma inflamação da pele caracterizada pela presença de manchas vermelhas e bolhas que se espalham pelo corpo, sendo mais frequente de aparecer nas mãos, braços, pés e pernas. O tamanho das lesões é variado, podendo chegar a vários centímetros, e desaparecem após cerca de 4 semanas, geralmente.
O diagnóstico do eritema multiforme é estabelecido pelo dermatologista a partir da avaliação das lesões. Além disso, pode ser indicada a realização de exames complementares para verificar se a causa do eritema é infecciosa, podendo ser solicitada a dosagem da Proteína C Reativa, por exemplo.

Sintomas do eritema multiforme
O principal sintoma do eritema multiforme é o aparecimento de lesões ou bolhas vermelhas na pele e que se distribuem simetricamente pelo corpo, aparecendo com mais frequência nos braços, pernas, mãos ou pés. Outros sintomas indicativos do eritema multiforme são:
- Feridas arredondadas na pele;
- Coceira;
- Febre;
- Mal-estar;
- Fadiga;
- Sangramento das lesões;
- Cansaço;
- Dor nas articulações;
- Dificuldades para se alimentar.
É comum também que apareçam feridas na boca, principalmente quando o eritema multiforme ocorre devido à infecção pelo vírus do herpes.
O diagnóstico do eritema multiforme é feito pelo dermatologista por meio da observação dos sintomas descritos pela pessoa e avaliação das lesões na pele. Pode ser necessário também a realização de exames laboratoriais complementares para verificar se a causa do eritema é infecciosa, sendo necessário nesses casos o uso de antivirais ou antibióticos, por exemplo. Saiba como é feito o exame dermatológico.
Principais causas
O eritema multiforme é um sinal de reação do sistema imunológico e pode ocorrer devido à alergia a medicamentos ou alimentos, infecções bacterianas ou virais, sendo o vírus do Herpes o vírus mais comumente associado a essa inflamação e levando ao aparecimento de feridas na boca. Conheça os sintomas de herpes na boca e como evitar.
Como é feito o tratamento
O tratamento do eritema multiforme é feito com o objetivo de eliminar a causa e aliviar os sintomas. Assim, se o eritema for causado por reação a um medicamento ou determinado alimento, é recomendado a suspensão e substituição desse medicamento, de acordo com a orientação médica, ou o não consumo do alimento que esteja causando a reação alérgica.
No caso do eritema ser decorrente de uma infecção bacteriana, é recomendado o uso de antibiótico de acordo com a bactéria responsável pela inflamação, e caso seja causado pelo vírus da herpes, por exemplo, é recomendado o uso de antivirais, como o Aciclovir oral, que deve ser tomado de acordo com a recomendação médica.
Para aliviar o desconforto causado pelas feridas e bolhas na pele, pode-se usar compressas de água fria no local. Saiba mais sobre o tratamento para o eritema multiforme.