Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é cobreiro e como tratar

O cobreiro é uma doença de pele cientificamente chamada de herpes zóster, que surge em pessoas que já tiveram catapora em algum momento da vida e que estão passando por situações de muito estresse ou que têm o sistema imune enfraquecido, como acontece durante uma infecção por gripe ou resfriado, por exemplo.

O surgimento desta doença é mais comum em locais como os lábios ou as regiões genitais, mas também pode afetar outras partes do corpo, especialmente o tronco.

O que é cobreiro e como tratar

Principais sintomas

O principal sintoma do cobreiro é o surgimento de várias pequenas bolhas numa pequena área da pele, no entanto, antes desse sintoma podem surgir outros sinais como:

  • Formigamento ou dor na pele;
  • Dor de cabeça constante;
  • Sensação de mal-estar geral;
  • Vermelhidão e inchaço na pele.

As bolhas normalmente surgem após 3 dias e, quando rebentadas, liberam um líquido transparente. Estas bolhas duram, em média, 10 dias, mas em alguns casos podem durar até 21 dias.

Conheça outras 7 doenças que podem causar manchas vermelhas na pele.

O que causa cobreiro

Após a crise de catapora, que normalmente surge na infância, o vírus da doença fica adormecido dentro do corpo, mas, em algumas pessoas pode voltar a ser ativado, especialmente quando o sistema imune está enfraquecido. Nesses casos, desenvolve-se um caso de cobreiro, em vez de catapora, uma vez que na maioria das pessoas não é possível ter-se catapora mais que uma vez na vida.

Veja quando existe risco de ter catapora duas vezes.

Embora seja mais raro, o cobreiro pode surgir nas crianças ou no bebê, quando já tiveram um caso de catapora mas que foi leve ou com poucos sintomas, por exemplo.

Como se pega o cobreiro

Não é possível pegar cobreiro, uma vez que é necessário já ter tido catapora anteriormente. No entanto, no caso de nunca se ter tido catapora o vírus pode ser transmitido de alguém infectado e, nesses casos, depois de se ter a crise de catapora, é possível ter cobreiro.

Como é feito o tratamento

O tratamento para cobreiro é feito com um anti-viral por cerca de 5 a 10 dias. Dessa forma, deve-se consultar um dermatologista ou um clínico geral para iniciar o tratamento com remédios como o Aciclovir (Zovirax), o Fanciclovir (Famvir) ou o Valaciclovir (Valtrex).

Além disso, também podem ser receitados remédios anti-inflamatórios, como ibuprofeno, ou cremes corticoides, como Betametasona ou Fludroxicortida, que ajudam a aliviar a dor e a irritação da pele.

Durante o tratamento, é ainda possível utilizar alguns remédios caseiros para acelerar a recuperação e ajudar o corpo a eliminar o vírus. Algumas opções são o chá de bardana ou de amora, que também ajudam a fortalecer o organismo contra o vírus da herpes. Veja como preparar estes remédios caseiros.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...