Para que serve o Dorflex

Atualizado em maio 2022

O Dorflex é um remédio indicado para o alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo dor de cabeça tensional. Este medicamento tem na sua composição dipirona, orfenadrina, que exercem uma ação analgésica e relaxante muscular. Além disso, também contém cafeína, que é um adjuvante na associação com analgésicos, aumentando a sua ação.

Este medicamento pode ser comprado em farmácias em comprimido ou solução oral, por um preço de cerca de 4 a 19 reais, dependendo da dimensão da embalagem e mediante a apresentação de receita médica.

Imagem ilustrativa número 1

Como usar

A posologia depende da forma farmacêutica que for usada:

1. Comprimidos

A dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos, 3 a 4 vezes ao dia, que devem ser administrados com a ajuda de um líquido, evitando mastigar o medicamento.

2. Solução oral

A dose recomendada é de 30 a 60 gotas, 3 a 4 vezes ao dia, por via oral. Cada mL da solução oral equivale a cerca de 30 gotas.

Quem não deve usar

O Dorflex não deve ser usado em pessoas que tenham alergia ou intolerância a analgésicos semelhantes à dipirona, como fenazona, propifenazona, fenilbutazona, ou oxifembutazona, por exemplo, ou a qualquer um dos componentes presentes na fórmula, com função da medula óssea insuficiente ou doenças do sistema hematopoiético e que tenham desenvolvido broncoespasmo ou reações anafilactoides com uso de medicamentos para dor.

Além disso, também não deve ser usado em pessoas com glaucoma, obstrução pilórica ou duodenal, problemas motores no esôfago, úlcera péptica estenosante, com aumento da próstata, obstrução do colo da bexiga e miastenia grave, porfiria hepática aguda intermitente, deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase e durante a gravidez e amamentação.

Possíveis efeitos colaterais

O efeito colateral mais comum, que pode ocorrer durante o tratamento com o Dorflex são a secura da boca e sede.

Além disso, também pode ocorrer diminuição ou aumento do ritmo cardíaco, arritmias cardíacas, diminuição do suor, dilatação da pupila, visão borrada e reações anafiláticas.

O Dorflex baixa a pressão?

Um dos efeitos colaterais do Dorflex é a diminuição da pressão arterial, no entanto é uma reação adversa rara e por isso, embora haja essa possibilidade, é pouco provável que isso aconteça.