Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como aliviar a dor nos pés na gravidez

Para aliviar a dor nos pés na gravidez, é recomendado usar calçados confortáveis e que permitam que todo o pé esteja apoiado, assim como realizar massagem nos pés no final do dia, ajudando a aliviar não só a dor no pé mas também o inchaço. 

No entanto, se a dor nos pés for muito intensa e dificultar a caminhar ou se ela estiver presente por mais de uma semana ou piorar com o passar do tempo, deve-se ir ao ortopedista ou fisioterapeuta para identificar sua causa e iniciar o tratamento adequado com a fisioterapia, já que os remédios devem ser evitados durante a gravidez.

A dor nos pés na gravidez é comum e acontece principalmente devido às alterações hormonais e na circulação sanguínea, alterações ósseas e aumento de peso comum da gravidez. Confira outras causas de dor nos pés e o que fazer.

Como aliviar a dor nos pés na gravidez

1. Usar calçados confortáveis

O uso de calçados adequados podem ajudar a evitar e a aliviar a dor e o desconforto nos pés e, por isso, é recomendado que sejam usados calçados com palmilhas de borracha e com sola de até 5 cm de altura, pois assim é possível apoiar bem o pé, distribuindo o peso de forma adequada e evitando possíveis dores tanto no pé quanto na região lombar.

Além disso, pode ser também interessante o uso de palmilha de silicone para absorver melhor o impacto durante a caminhada. O uso de sandálias rasteiras e de saltos muito altos não é indicado, pois além de favorecer a dor no pé, também pode resultar em entorses e dor na lombar, por exemplo.

O hábito de usar diariamente sapatos desconfortáveis pode agravar a situação, gerando doenças ortopédicas como joanete, esporão e artrite nos dedos, por exemplo. Por isso, o ideal é no dia a dia usar sapatos confortáveis deixando aqueles que podem criar mais desconforto, apenas para ocasiões especiais.

2. Massagem nos pés

A massagem nos pés também pode ajudar a aliviar a dor e diminuir o inchaço, que também é frequente na gravidez, podendo ser feita ao fim do dia, por exemplo. Para fazer a massagem, pode-se usar um creme hidratante ou algum óleo e pressionar os pontos mais doloridos. Dessa forma, é possível não só aliviar a dor nos pés, mass também promover o relaxamento. Veja como fazer uma massagem relaxante nos pés. 

3. Levantar os pés

Elevar ligeiramente os pés no final do dia podem também ajudar a aliviar a dor, assim como ajudar a diminuir o inchaço, pois favorece a circulação sanguínea. Assim, pode-se elevar ligeiramente os pés sobre o braço do sofá ou na parede para promover o alívio dos sintomas.

Além disso, para aliviar a dor nos pés na gravidez e prevenir o inchaço, pode ser interessante também apoiar a perna em um baquinho quando estiver sentada, assim é possível descansar a perna e os pés, aliviando a dor e o desconforto.

Confira no vídeo a seguir outras dicas para desinchar os pés:

Principais causas

A dor nos pés é frequente na gravidez e ocorre devido ao inchaço das pernas e dos pés que é proporcionado pelas alterações hormonais e aumento da dificuldade do retorno venoso dos pés para o centro do corpo, o que também favorece o inchaço dos pés e desconforto para andar. Além disso, outras situações que podem causar dor nos pés durante a gravidez são:

  • Pancada direta que pode acontecer ao tropeçar em algo;
  • Uso de sapatos inadequados, com salto muito alto, ou solas pouco confortáveis;
  • Formato do pé, tendo o pé chato ou a curvatura do pé muito alta;
  • Rachaduras nos pés e calos que indicam uso de sapatos desconfortáveis ou até mesmo que a forma de caminhar não é a mais correta;
  • Esporão de calcâneo, que é na verdade um calo ósseo que se forma normalmente no calcanhar, causando intensa dor ao pisar devido a inflamação da fáscia plantar;
  • Joanete, que surge após utilizar sapatos de salto alto com bico fino de forma frequente durante anos, que leva a uma deformidade nos pés.

Assim, é importante que seja identificada a causa da dor nos pés na gravdiez para que seja possível iniciar o tratamento mais adequado para aliviar a dor e o desconforto, podendo a massagem e o uso de sapatos mais confortáveis serem suficientes. No entanto, caso a dor não passe, é recomendado consultar o ortopedista ou o fisioterapeuta para que a dor possa ser eliminada de forma definitiva.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem