Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como aliviar a Dor nos Pés na Gravidez

A dor nos pés é frequente na gravidez e ocorre devido ao inchaço das pernas e dos pés que é proporcionado pelas alterações hormonais e aumento da dificuldade do retorno venoso dos pés para o centro do corpo. Mas além disso, a dor e o cansaço nos pés pode ser causada por deformidades ósseas que podem surgir devido à forma de apoiar os pés para caminhar e ao aumento do peso nessa fase.

Se a dor nos pés for muito intensa e dificultar a caminhar ou se ela estiver presente por mais de uma semana ou piorar com o passar do tempo, deve-se ir ao ortopedista ou fisioterapeuta para identificar sua causa e iniciar o tratamento adequado com a fisioterapia, já que os remédios devem ser evitados durante a gravidez.

Como aliviar a Dor nos Pés na Gravidez

Principais causas

As causas mais comuns de dor nos pés na gravidez são:

  1. Inchaço das pernas e pés devido a gravidez. Veja 10 dicas para evitar os pés inchados na gravidez;
  2. Pancada direta que pode acontecer ao tropeçar em algo;
  3. Uso de sapatos inadequados, com salto muito alto, ou solas pouco confortáveis;
  4. Formato do pé, tendo o pé chato ou a curvatura do pé muito alta;
  5. Rachaduras nos pés e calos que indicam uso de sapatos desconfortáveis ou até mesmo que a forma de caminhar não é a mais correta;
  6. Esporão de calcâneo, que é na verdade um calo ósseo que se forma normalmente no calcanhar, causando intensa dor ao pisar devido a inflamação da fáscia plantar;
  7. Joanete, que surge após utilizar sapatos de salto alto com bico fino de forma frequente durante anos, que leva a uma deformidade nos pés.

Assista o vídeo seguinte e veja que exercícios pode fazer para tratar o joanete:

EXERCÍCIOS PARA JOANETE (e COMO NUNCA TER!)

221 mil visualizações

Para eliminar completamente a dor nos pés, é necessário seguir um tratamento específico e eliminar a causa da dor. Uma ida ao podólogo, ortopedista ou fisioterapeuta é fundamental para conseguir identificar e tratar a dor nos pés, de modo definitivo.

Como combater a dor nos pés de forma eficaz

Algumas opções terapêuticas incluem uso de palmilhas e sapatos adequados, com sola de até 5 cm de altura, de borracha e em formato Anabela. As sandálias 'rasteirinhas' e chinelos assim como os tênis sem nenhum salto devem ser evitados porque também são desconfortáveis. 

Se a dor no pé for suave, e ocorrer após um longo dia de trabalho, algumas técnicas caseiras como mergulhar os pés em água morna fazendo uma suave massagem com óleo de amêndoas doces pode aliviar os sintomas.

Elevar ligeiramente os pés sobre o braço do sofá, ou na parede, por exemplo, pode ajudar a desinchar os pés e as pernas, trazendo alívio dos sintomas. Veja ainda como fazer uma massagem relaxante nos pés.

O hábito de usar diariamente sapatos desconfortáveis pode agravar a situação, gerando doenças ortopédicas como joanete, esporão e artrite nos dedos, por exemplo. Por isso, o ideal é no dia a dia usar sapatos confortáveis deixando aqueles que podem criar mais desconforto, apenas para ocasiões especiais. Assim garante-se a integridade e a saúde dos pés.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem