A dor no céu da boca pode surgir simplesmente devido à ingestão de um alimento mais duro ou muito quente, que provoca um ferimento na região ou pode estar relacionado com outras condições de saúde, que devem ser tratadas, de forma a evitar complicações.
Algumas das causas mais frequentes de dor ou inchaço no céu da boca são:
1. Lesões na boca

Lesões no céu da boca, como cortes ou feridas, causadas por alimentos duros ou refeições e bebidas muito quentes, podem causar dor e ardência, especialmente durante as refeições, ou quando se bebem líquidos, especialmente ácidos.
O que fazer: para que a dor não seja tão intensa, devem ser evitados alimentos ácidos ou picantes e pode-se ainda aplicar um gel cicatrizante, que forme uma película de proteção da lesão.
Para prevenir este tipo de lesões, deve-se evitar comer alimentos quando ainda estão muito quentes e ter cuidado ao comer alimentos mais duros, como torradas ou comidas com ossos, por exemplo.
2. Aftas

As aftas, também conhecidas por estomatite aftosa, correspondem a pequenas lesões que podem surgir na boca, língua ou garganta e tornar o ato de falar, comer e engolir bastante desconfortável, podendo piorar durante a ingestão de bebidas e alimentos. Saiba como evitar o aparecimento de aftas frequentes.
O que fazer: Para curar a afta pode-se fazer gargarejos com água e sal e aplicar produtos específicos para a cicatrização, como por exemplo, a Omcilon A orobase, Aftliv ou o Albocresil.
Veja mais remédios indicados para o tratamento das aftas.
3. Desidratação

A desidratação, causada por uma ingestão de água insuficiente ou uso de determinados remédios, por exemplo, além de dar a sensação de boca seca, pode causar dor e inchaço no céu da boca e propiciar a ocorrência de lesões.
O que fazer: É importante beber, pelo menos, 2 litros de água por dia, ingerir alimentos ricos em água, como melancia, tomate, rabanete ou abacaxi, e evitar o consumo excessivo de álcool, que também favorece a desidratação.
4. Mucocele

A mucocele, ou cisto mucoso, é uma espécie de bolha, que pode se formar no céu da boca, lábios, língua ou bochecha, devido a uma pancada, mordidas ou devido à obstrução de uma glândula salivar, podendo ter um tamanho que varia entre poucos milímetros até 2 ou 3 centímetros de diâmetro.
O que fazer: Geralmente, a mucocele regride naturalmente sem a necessidade de tratamento, porém, em alguns casos, pode ser necessário realizar uma pequena cirurgia, para remover o cisto. Saiba mais sobre as causas, sintomas e tratamento da mucocele.
5. Câncer

Embora seja muito raro, em alguns casos, a dor no céu da boca pode ser um sintoma de câncer na boca. Alguns sinais e sintomas que podem surgir em simultâneo em pessoas com câncer de boca são mau hálito, surgimentos de aftas frequentes, que demoram muito tempo para cicatrizar, manchas vermelhas e/ou brancas na boca e irritação na garganta, por exemplo.
O que fazer: Na presença destes sintomas, deve-se ir ao clínico geral, o mais brevemente possível, de forma a fazer o diagnóstico e a evitar complicações. Saiba mais sobre o câncer da boca e entenda como é feito o tratamento.