Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dor no céu da boca: 5 principais causas e o que fazer

A dor no céu da boca pode surgir simplesmente devido à ingestão de um alimento mais duro ou muito quente, que provoca um ferimento na região ou pode estar relacionado com outras condições de saúde, que devem ser tratadas, de forma a evitar complicações.

Algumas das causas mais frequentes de dor ou inchaço no céu da boca são:

1. Lesões na boca

Dor no céu da boca: 5 principais causas e o que fazer

Lesões no céu da boca, como cortes ou feridas, causadas por alimentos duros ou refeições e bebidas muito quentes, podem causar dor e ardência, especialmente durante as refeições, ou quando se bebem líquidos, especialmente ácidos.

O que fazer: para que a dor não seja tão intensa, devem ser evitados alimentos ácidos ou picantes e pode-se ainda aplicar um gel cicatrizante, que forme uma película de proteção da lesão.

Para prevenir este tipo de lesões, deve-se evitar comer alimentos quando ainda estão muito quentes e ter cuidado ao comer alimentos mais duros, como torradas ou comidas com ossos, por exemplo. 

2. Aftas

Dor no céu da boca: 5 principais causas e o que fazer

As aftas, também conhecidas por estomatite aftosa, correspondem a pequenas lesões que podem surgir na boca, língua ou garganta e tornar o ato de falar, comer e engolir bastante desconfortável, podendo piorar durante a ingestão de bebidas e alimentos. Saiba como evitar o aparecimento de aftas frequentes.

O que fazer: Para curar a afta pode-se fazer gargarejos com água e sal e aplicar produtos específicos para a cicatrização, como por exemplo, a Omcilon A orobase, Aftliv ou o Albocresil.

Veja mais remédios indicados para o tratamento das aftas.

3. Desidratação

Dor no céu da boca: 5 principais causas e o que fazer

A desidratação, causada por uma ingestão de água insuficiente ou uso de determinados remédios, por exemplo, além de dar a sensação de boca seca, pode causar dor e inchaço no céu da boca e propiciar a ocorrência de lesões.

O que fazer: É importante beber, pelo menos, 2 litros de água por dia, ingerir alimentos ricos em água, como melancia, tomate, rabanete ou abacaxi, e evitar o consumo excessivo de álcool, que também favorece a desidratação.

4. Mucocele

Dor no céu da boca: 5 principais causas e o que fazer

A mucocele, ou cisto mucoso, é uma espécie de bolha, que pode se formar no céu da boca, lábios, língua ou bochecha, devido a uma pancada, mordidas ou devido à obstrução de uma glândula salivar, podendo ter um tamanho que varia entre poucos milímetros até 2 ou 3 centímetros de diâmetro.

O que fazer: Geralmente, a mucocele regride naturalmente sem a necessidade de tratamento, porém, em alguns casos, pode ser necessário realizar uma pequena cirurgia, para remover o cisto. Saiba mais sobre as causas, sintomas e tratamento da mucocele.

5. Câncer

Dor no céu da boca: 5 principais causas e o que fazer

Embora seja muito raro, em alguns casos, a dor no céu da boca pode ser um sintoma de câncer na boca. Alguns sinais e sintomas que podem surgir em simultâneo em pessoas com câncer de boca são mau hálito, surgimentos de aftas frequentes, que demoram muito tempo para cicatrizar, manchas vermelhas e/ou brancas na boca e irritação na garganta, por exemplo.

O que fazer: Na presença destes sintomas, deve-se ir ao clínico geral, o mais brevemente possível, de forma a fazer o diagnóstico e a evitar complicações. Saiba mais sobre o câncer da boca e entenda como é feito o tratamento.

Bibliografia >

  • UNIOESTE/ CASCAVEL – CURSO DE ODONTOLOGIA. Mucocele. Disponível em: <https://www5.unioeste.br/portalunioeste/images/estomatologia/lesoesfundamentais/pibe/4Vesicula-e-bolha/2Mucocele.pdf>. Acesso em 13 Mar 2020
  • CENTRO DE INFORMAÇÃO DO MEDICAMENTO - ORDEM DOS FARMACÊUTICOS. Estomatite aftosa recorrente. Disponível em: <https://www.ordemfarmaceuticos.pt/fotos/publicacoes/cim_e_publicacoes_ear_4249789575ac7993984299.pdf>. Acesso em 18 Abr 2019
  • VIEIRA, Anna Clara F. et al. Tratamento da estomatite aftosa recorrente: uma revisão integrativa da literatura. RFO UPF. Vol.20, n.3. 384-392, 2015
  • CANCER RESEARCH UK. Mouth cancer: How to spot the signs and symptoms and reduce your risk. 2017. Disponível em: <https://publications.cancerresearchuk.org/sites/default/files/publication-files/HM_AP_Mouth_Oct_2015.pdf>. Acesso em 21 Out 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem