Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Mucocele e como tratar

A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha, que se forma no lábio, língua, bochechas ou céu da boca, geralmente devido a uma pancada na região, mordidas repetitivas ou quando uma glândula salivar sofre uma obstrução. 

Esta lesão benigna pode ter um tamanho que varia entre poucos milímetros até 2 ou 3 centímetros de diâmetro, e não costuma causar dor, exceto quando é acompanhada de algum tipo de ferimento. 

A mucocele não é contagiosa e, geralmente, regride naturalmente sem a necessidade de tratamentos. Entretanto, em alguns casos, pode ser necessária uma pequena cirurgia, feita pelo odontologista, para remover o cisto e a glândula salivar afetada. 

Mucocele debaixo da línguaMucocele debaixo da língua
Mucocele no lábio inferiorMucocele no lábio inferior

Como identificar

A mucocele forma uma espécie de bolha, que contém saliva no seu interior, sendo geralmente indolor, e de cor transparente ou arroxeada. Algumas vezes, ela pode ser confundida com afta, entretanto as aftas não costumam causar bolhas, mas sim, úlceras na boca.

Após algum tempo, a mucocele pode regredir, ou pode romper, após uma mordida ou pancada na região, podendo causar uma pequena ferida no local, que cicatriza naturalmente.

Na presença de sintomas que indiquem mucocele e que persistam por mais de 2 semanas, é importante passar pela avaliação do dentista, já que existe um tipo de câncer, chamado de carcinoma mucoepidermóide, que pode provocar sintomas semelhantes, mas que ao invés de melhorar, costuma piorar com o tempo. Saiba identificar outros sintomas que indicam câncer de boca.

Como tratar

A mucocele tem cura, que geralmente ocorre de forma natural, com regressão do cisto em poucos dias sem a necessidade de tratamento. Entretanto, nos casos em que a lesão cresce demais ou quando não há regressão natural, o dentista poderá indicar um pequena cirurgia no consultório para retirar a glândula salivar afetada e diminuir o inchaço.

Esta cirurgia é um procedimento simples, que não necessita de internamento hospitalar e, por isso, o paciente pode voltar para casa poucas horas após o tratamento, podendo ir trabalhar 1 a 2 dias após a cirurgia.

Além disso, em alguns casos, a mucocele pode voltar a surgir, podendo ser necessária uma nova cirurgia.

Causas da mucocele

As causas da mucocele estão relacionadas com o bloqueio ou lesão de uma glândula ou ducto salivar, sendo que as situações mais comuns incluem:

  • Morder ou sugar os lábios ou interior das bochechas;
  • Pancadas na face, especialmente nas bochechas;
  • Histórico de outras doenças que atingem as mucosas, como Síndrome de Sjö​gren ou Sarcoidose, por exemplo.

Além disso, a mucocele também pode aparecer em recém-nascidos logo desde o nascimento devido a pancadas provocadas durante o nascimento, mas raramente necessitam de tratamento. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...