Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para tratar a afta e opções caseiras

Os remédios para tratamento da afta têm como objetivo ajudar a diminuir a dor, facilitar o processo de cicatrização da úlcera oral e eliminar as bactérias que se desenvolvem na ferida, que podem surgir em diversos locais da mucosa oral, como lábios, língua e garganta. 

Existem opções de tratamento em pomada, creme, gel, spray e solução para enxague oral, e alguns exemplos de remédios utilizados incluem:

EfeitoRemédiosExemplos
Corticóide

Fluocinonida;

Clobetasol;

Triancinolona;

Omcilon;

Anti-inflamatório Amlexanox.Aftaid.
Antibiótico

Sulfato de neomicina;

Tartarato de Bismuto;

Tirotricina.

Bismu Jet;

Amidalin.

Agentes cicatrizantesPolicresuleno.Albocresil.
Anestésicos locais

Cinchocaína;

Procaína;

Benzocaína.

Bismu Jet;

Amidalin.

Geralmente, os produtos utilizados no tratamento são acompanhados de agentes facilitadores da aderência, que fixam melhor na mucosa, já que os medicamentos comuns são facilmente removidos pela saliva, tornando difícil o contato com a úlcera.

A exata causa para o desenvolvimento da afta ainda não está esclarecido, e qualquer pessoa pode desenvolver este tipo de úlcera, seja adultos ou crianças, e as possíveis causas envolvem pequenos traumas locais, como pelo uso de aparelho ou escovação, alergias a algum alimento ou medicamento, refluxo gastroesofágico, estresse, deficiência de vitamina C, ácido fólico, ferro e zinco, ou certas doenças infecciosas ou sistêmicas. Por isso, se a afta surge com frequência, para que o tratamento seja efetivo, é importante procurar um médico clínico geral e um dentista para investigar e tratar essas situações. 

Para saber mais as causas da afta, confira por que você fica com afta frequentemente.

Remédios para tratar a afta e opções caseiras

Opções de tratamento caseiro

Para que a afta consiga ser tratada com eficácia, e não seja frequente, é importante tomar alguns cuidados como ter uma boa higiene bucal, usar uma escova de dente macia para evitar a formação de feridas, evitar comidas alergênicas como nozes, queijo e chocolate, reduzir o estresse, além da suplementação de vitaminas e minerais, caso necessário.

Além disso, boas medidas caseiras para diminuir a inflamação e facilitar a cicatrização, incluem a aplicação na afta ou bochecho de:

  • Extrato de camomila;
  • Mel de abelha;
  • Extrato de própolis;
  • Chá de folhas de alfavaca.

Estes remédios caseiros devem ser usados, 2 a 3 vezes ao dia, e, de preferência, após a escovação dos dentes. Confira, também outras opções e receitas em tratamento caseiro para afta.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...