O que você precisa saber?

O que pode causar dor na língua

A dor na língua, conhecida cientificamente como glossalgia, geralmente é provocada por alterações visíveis como feridas ou infecções. No entanto, a dor também pode surgir devido a problemas mais difíceis de identificar e que necessitam de tratamento.

Dessa forma, sempre que a dor na língua surge sem razão aparente ou não melhora após 1 semana é aconselhado consultar um dentista ou um clínico geral para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.

6 principais causas de dor na língua

É importante determinar a causa do desconforto na língua para descartar ou diagnosticar e tratar precocemente doenças sérias como câncer bucal ou alguma doença sistêmica, por exemplo.

1. Lesões ou aftas

O que pode causar dor na língua

As lesões na língua são muito comuns, surgindo principalmente quando se morde a língua ou se come alimentos muito duros como balas, pirulitos ou torradas. Essas feridas, embora possam ser pequenas são bastante dolorosas, uma vez que a língua é um músculo muito flexível que se mexe constantemente.

Semelhante às feridas, são as aftas, que se desenvolvem devido a vários fatores, como excesso de estresse, consumo de alimentos ácidos, uso de aparelhos dentários ou sistema imune enfraquecido. Veja todas as principais causas das aftas.

O que fazer: uma ótima forma para aliviar rapidamente a dor provocada por estas lesões consiste em fazer bochechos de água morna com sal, pelo menos, 3 vezes por dia. Além disso, é importante manter a higiene adequada da boca, escovando os dentes após comer, para evitar infectar as feridas com as bactérias da comida.

2. Irritação da língua

O que pode causar dor na língua

A irritação da língua é quase tão frequente como as aftas e acontece principalmente após escovar a língua com muita forte ou após utilizar substâncias irritantes para a boca, como enxaguantes bucais com álcool. Já o consumo de comidas muito picantes, com muito piri-piri ou pimenta, também podem provocar irritação e sensação de queimação por várias horas.

O que fazer: deve-se evitar ingerir álcool ou colocar na boca substâncias irritantes. Colocar uma pedrinha de gelo na língua pode também ajudar a aliviar a dor.

3. Queimaduras

O que pode causar dor na língua

A queimadura da língua acontece quando se ingere algum alimento acabado de cozinhar ou quando se encosta um objeto quente à língua, por exemplo. Embora, a dor aguda melhore pouco tempo após a queimadura, a língua pode ficar dolorida por alguns dias até recuperar completamente.

O que fazer: uma excelente dica é comer algo gelado, como sorvete ou um cubo de gelo, para parar a queimação e diminuir a dor. Além disso, conheça outras 4 formas de melhorar a dor e acelerar a cicatrização da queimadura.

4. Deficiências nutricionais

O que pode causar dor na língua

A falta de alguns nutrientes como a vitamina B12 ou o ferro, por exemplo, pode causar anemia, resultando numa sensação de queimação ou língua dolorida, associada a outros sintomas como cansaço excessivo, palidez ou fome excessiva.

O que fazer: se não existir outra razão aparente para a dor na língua é aconselhado consultar um clínico geral e pedir um exame de sangue para avaliar a hipótese de ser anemia. Veja como deve ser tratada a anemia.

5. Língua geográfica

O que pode causar dor na língua

A língua geográfica é uma alteração que pode surgir na infância e que normalmente desaparece por volta dos 7 anos, provocando manchas vermelhas na língua que podem provocar queimação ou dor, especialmente ao comer alimentos salgados ou ácidos.

Quando a criança está com dor na língua ou sensação estranha, mas não é possível identificar nenhuma alteração, deve-se confirmar a possibilidade de ter ingerido algum químico, como detergente, por exemplo.

O que fazer: este problema deve ser diagnosticado por um pediatra, pois se causar dor deve ser feito tratamento com anti-inflamatórios, por exemplo. Confira como é feito o tratamento.

6. Candidíase oral

O que pode causar dor na língua

 A candidíase é uma infecção muito comum que normalmente aparece quando o sistema imune está enfraquecido, como acontece após um resfriado ou depois de tomar antibióticos, por exemplo. Além da dor na língua, esta infecção pode ainda causar outros sintomas como manchas brancas na boca ou dificuldade para engolir.

O que fazer: o mais importante é manter a higiene oral adequada para ajudar a eliminar o excesso de bactérias e fungos, assim como evitar alimentos muito açúcarados ou gordurosos. Nos casos mais graves pode ser necessário utilizar remédios como a nistatina. Entenda como é feito todo o tratamento da candidíase oral.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...