Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser o caroço no céu da boca

O caroço no céu da boca quando não doi, cresce, sangra ou aumenta de tamanho não representa nada grave, podendo desaparecer espontaneamente. No entanto, caso não o caroço não desapareça com o tempo ou haja sangramento, é importante ir ao médico para que possa ser feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, já que pode indicar câncer de boca ou pênfigo vulgar, que é uma doença auto-imune grave que, caso não seja tratada, pode ser fatal.

O que pode ser o caroço no céu da boca

As principais causas de caroço no céu da boca são:

1. Câncer de boca

O câncer de boca é a causa mais comum de surgimento de caroço no céu da boca. Além da presença de caroço no céu na boca, o câncer de boca é caracterizado pela presença de feridas e manchas vermelhas na boca que não cicatrizam, dor de garganta, dificuldade para falar e mastigar, mal hálito e perda súbita de peso. Saiba como identificar o câncer de boca.

O câncer de boca é mais frequente em homens com mais de 45 anos e que costumam beber e fumar em excesso, usam próteses que estão mal colocadas ou que realizam incorretamente a higiene bucal. Esse tipo de câncer não costuma doer na fase inicial, mas caso não seja identificado e tratado rapidamente, pode ser fatal.

O que fazer: Na presença de sinais e sintomas de câncer de boca, é importante ir ao dentista para que se possa fazer um exame bucal e, assim, fazer o diagnóstico. O tratamento para câncer de boca é feito a partir da remoção do tumor e, seguida, sessões de quimio ou radioterapia. Veja algumas opções de tratamento para câncer de boca.

2. Torus palatino

O torus palatino corresponde ao crescimento ósseo no céu da boca. O osso cresce de forma simétrica, formando uma caroço cujo tamanho varia ao longo da vida e normalmente não representa nada grave, no entanto, caso atrapalhe a mordida ou a mastigação deverá ser removido pelo dentista.

O que fazer: Caso seja verificada a presença de um caroço duro no céu da boca, é importante ir ao médico para que seja feito o diagnóstico e indicado se há necessidade ou não de remoção cirúrgica.

3. Aftas

O caroço no céu da boca também pode ser indicativo de afta, que pode causar dor, desconforto e dificuldade para comer e falar. As aftas normalmente são pequenas, esbranquiçadas e normalmente desaparecem após alguns dias.

As aftas podem surgir devido a diversas situações, como por exemplo estresse, doença auto-imune, alteração do pH boca e deficiência de vitaminas, por exemplo. Conheça outras causas de afta.

O que fazer: Normalmente as aftas desaparecem espontaneamente, no entanto, caso esteja causando desconforto ou não desapareçam, é importante ir ao dentista para que possa ser indicada a melhor forma de eliminar a afta. Além disso, podem ser feitos bochechos com água morna e sal 3 vezes ao dia ou chupar gelo, já que ajuda a aliviar a dor e a inflamação. É importante também evitar o consumo de alimentos muito ácidos, como kiwi, tomate ou abacaxi, por exemplo, pois podem causar mais inflamação e, consequentemente, mais desconforto. Saiba como acabar com a afta definitivamente.

O que pode ser o caroço no céu da boca

4. Mucocele

A mucocele é uma alteração benigna caracterizada pela obstrução das glândulas salivares ou pancada na boca levando a formação de uma bolha no cú da boca, lábio, língua ou bochecha. A mucocele não é grave e normalmente não causa dor, a não ser quando há algum outro ferimento associado. Entenda mais sobre a mucocele e como tratar.

O que fazer: O caroço normalmente desaparece em poucos dias, não sendo necessário tratamento. No entanto, quando cresce demais ou não desaparece, é importante ir ao dentista para que possa ser removido por meio de um pequeno procedimento cirúrgico para tirar a glândula salivar e diminuir o inchaço.

5. Pênfigo vulgar

O pênfigo vulgar é uma doença auto-imune caracterizada pela presença de bolhas na boca que normalmente causam dor e, ao desaparecer, deixam manchas escuras que permanecem por vários meses. Essas bolhas podem se espalhar facilmente para outras partes do corpo, rompendo e levando ao surgimento de úlceras. Veja como identificar e tratar o pênfigo.

O que fazer: O pênfigo é uma doença grave e que precisa ser tratado, por isso, ao surgirem os primeiros sinais da doença é importante procurar ajuda médica para que possa ser iniciado o tratamento, que normalmente é feito com o uso de corticoides, imunossupressores ou antibióticos.

Quando ir ao médico

É importante ir ao médico quando:

  • O caroço não desaparece espontaneamente depois de um tempo;
  • Surgem mais caroços, feridas ou manchas na boca;
  • Há sangramento e dor;
  • O caroço aumenta;

Além disso, caso haja dificuldade para mastigar, falar ou engolir, é importante consultar um dentista ou clínico geral para que possa ser feito o diagnóstico e o tratamento iniciado, evitando, assim, futuras complicações e doenças mais graves, como por exemplo o câncer de boca.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...