Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como aliviar a dor nas costas na gravidez

​Para aliviar a dor nas costas durante a gravidez a gestante pode deitar de barriga para cima com as pernas dobradas e os braços esticados ao longo do corpo, mantendo toda a coluna bem acomodada no chão ou num colchão firme. Essa posição acomoda bem as vértebras, retirando o peso das costas aliviando assim a dor nas costas em poucos minutos.

A mulher também pode para aliviar ainda mais a dor nas costas fazer um alongamento, a partir desta mesma posição segurando apenas uma perna de cada vez, posicionando as mãos por trás das coxas como mostra a imagem abaixo. Com este movimento a coluna lombar é retificada trazendo alívio imediato da dor nas costas. Este alongamento deve ser mantido por pelo menos 1 minuto de cada vez, controlando bem a respiração.

Deitar numa superfície firmeDeitar numa superfície firme
AlongarAlongar

Outras estratégias para aliviar a dor nas costas na gravidez são:

  • Usar compressa quente: tomar um banho quente, direcionando o jato de água do chuveiro para a região onde dói ou aplicar uma bolsa de água quente nas costas. Além disso, por compressas morna com óleo essencial de manjericão ou eucalipto sobre a região afetada, durante 15 minutos 3 a 4 vezes por dia também pode ajudar;
  • Usar almofadas entre as pernas para dormir de lado, ou por baixo dos joelhos quando dormir virada de barriga para cima.
  • Fazer massagens: a massagem nas costas e nas pernas pode ser feita com óleo de amêndoas 2 a 3 vezes por dia pelo parceiro ou fisioterapeuta, para aliviar a pressão nos músculos. Veja os benefícios e contraindicações da massagem na gravidez.
  • Fazer alongamentos com todo o corpo para relaxar a tensão dos músculos.

Em alguns casos, pode ser necessário passar uma pomada anti-inflamatória como Cataflan, e nesses casos, deve-se consultar o médio antes do seu uso, para não prejudicar a saúde do bebê.

Veja como fazer uma compressa quente para aliviar a dor nas costas:

Como evitar as dores nas costas durante a gravidez

Para evitar as dores nas costas na gravidez é importante estar dentro do peso ideal antes de engravidar. Além disso é importante:

  • Não engordar mais do que o recomendado pelo médico;
  • Usar uma cinta de sustentação para grávidas;
  • Fazer exercícios de alongamentos para as pernas e para as costas todos os dias de manhã e à noite. Saiba como fazer em: Exercícios de alongamento na gravidez​;
  • Fazer exercício físico, para manter os músculos e articulações fortes;
  • Manter sempre as costas eretas, sentada e quando caminha.
  • Evitar levantar pesos, mas caso tenha que o fazer, segurar o objeto próximo do corpo, dobrando os joelhos e mantendo as costas direitas;
  • Evitar usar salto alto e sandálias rasteirinhas, preferindo sapatos com 3 cm, confortáveis e firme.

Durante a gravidez os ligamentos ficam mais frouxos, deixando as articulações mais propensas a sofrer lesões. O centro de equilíbrio do corpo também muda de posição, causando incômodo.

O que pode causar dor nas costas na gravidez

A dor nas costas na gravidez geralmente é causada por alterações musculares. Esta dor quase sempre piora quando a grávida fica de pé ou sentada durante muito tempo, se vira na cama, quando pega algo do chão, caminha ou ao final do dia, normalmente, é de origem muscular e surge devido ao crescimento da barriga, que provoca o enfraquecimento dos músculos abdominais e sobrecarrega a coluna.

Uma outra causa de dor nas costas na gravidez é a dor ciática, que é muito forte, que parece que 'prende uma das pernas', dificultando a caminhada e permanecer sentada. Além disso, no final da gravidez, após as 37 semanas de gestação, as contrações uterinas também pode se manifestar como dor nas costas que surgem de forma ritmada e que só aliviam após o nascimento do bebê. Veja como identificar as contrações para saber que horas ir ao hospital.

Quando ir no médico

A dor nas costas na gravidez nem sempre é perigosa, mas a gestante deve ir no médico se a dor nas costas permanecerem mesmo após todas as formas de a aliviar ou quando é tão intensa que a impede de dormir ou andar, por exemplo. Além disso, deve-se procurar o médico quando a dor nas costas surge de forma repentina ou é acompanhada de outros sintomas, como enjoos ou falta de ar.

Leia também: 10 dicas para eliminar a dor nas costas

Mais sobre este assunto:


Carregando
...