Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Contrações de treinamento: o que são, causas e o que fazer

As contrações de treinamento, também chamadas de Braxton Hicks e de "contrações falsas", são as que podem surgir desde a semana 6 de gravidez, mas, como o útero ainda não aumentou muito de tamanho, geralmente não são sentidas, e por isso sua presença só é percebida após o 2° trimestre.

Estas contrações duram em média de 30 a 60 segundos, são irregulares, sempre na mesma intensidade e causam apenas desconforto na região pélvica e costas. Não causam dor, não dilatam o útero, não possuem a força necessária para fazer com que o bebê nasça. 

Contrações de treinamento: o que são, causas e o que fazer

Possíveis causas

As contrações de treinamento podem acontecer devido aos dias mais agitados que o comum, o excesso de nervosismo ou estresse, mudanças buscas na posição do bebê e até mesmo desidratação. No entanto, apesar de poderem acontecer de 3 a 4 vezes ao dia não causam problemas ao bebê ou à gestação, sendo apenas uma forma do corpo responder aos estímulos externos. 

Acredita-se que as contrações de Braxton Hicks aconteçam para o amolecimento cervical e fortalecimento da musculatura uterina, pois é preciso que o útero esteja macio e as fibras musculares fortes, para que aconteçam as contrações responsáveis pelo nascimento do bebê. É por esse motivo que são conhecidas como contrações de treinamento, pois preparam o útero para a hora do parto.

Além disso, estas contrações ajudam no aumento do fluxo sanguíneo rico em oxigênio para a placenta, pois nesta área do corpo, a pressão para impulsionar o sangue pode ser um pouco menor.

O que fazer durante as contrações de treinamento

Durante as contrações de treinamento, para diminuir o desconforto sentido na pelve ou costas e até mesmo o nervosismo que esta situação pode causar, a gestante pode se deitar confortavelmente com o apoio de um travesseiro nas costas e embaixo dos joelhos, e permanecer nesta posição por alguns minutos. 

Outras técnicas de relaxamento ainda podem ser usadas como a meditação, yôga e aromaterapia, que ajudam a relaxar mente e corpo. Veja como praticar a aromaterapia

Quando ir ao hospital

Caso as contrações fiquem com intervalos regulares, aumentando de intensidade e causando dor moderada, é indicado ligar para a unidade que onde o pré natal esta sendo feito ou ir até a unidade indicada para o parto, principalmente entre as 34 e as 36 semanas de gravidez. Além disso, é importante ir ao médico caso estas contrações vierem acompanhadas de corrimento rosado ou vermelho.

Quando são as contrações verdadeiras 

As contrações verdadeiras, que iniciam o trabalho de parto acontecem a partir das 37 semanas de gestação, são regulares e ritmadas, aumentam de intensidade e surgem inicialmente a cada 20 minutos, evoluindo para um intervalo menor de 15 minutos e depois a cada 10 e 5 minutos. São sempre acompanhadas de dor moderada a forte, não diminuem com o repouso e aumentam de intensidade com o passar das horas. Confira outros sinais que o trabalho de parto começou.

Desta forma, caso as contrações apresentem estes sinais, é indicado que a gestante vá para a maternidade indicada no pré natal, pois pode se tratar do trabalho de parto verdadeiro.

Bibliografia >

  • GYNECOL OBSTET INVEST .. Effects of Braxton-Hicks contractions on fetal heart rate variations in normal and growth-retarded fetuses. 1994. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/8001871/>. Acesso em 03 Set 2020
  • STATPEARLS. Braxton Hicks Contractions. 2020. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK470546/>. Acesso em 03 Set 2020
  • Zugaib, Marcelo. Zugaib obstetrícia básica. Manole, 2014.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem