Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Causas da dor na mama no homem

Assim como as mulheres, os homens também podem sentir desconforto nas mamas, o que na maioria das vezes é causado por pancadas na mama durante uma atividade física ou no trabalho ou até mesmo devido à irritação do mamilo devido ao atrito com a camisa, por exemplo.

Apesar de normalmente não significar situações graves, é importante que sejam investigadas as causas de dor na mama no homem, pois pode representar fibroadenoma ou a presença de cistos na mama, que podem ser benignos ou malignos, devendo ser realizada biópsia do tecido mamário para que sejam analisadas as características das células. Entenda o que é e para que serve a biópsia.

Causas da dor na mama no homem

Principais causas

A dor na mama do homem normalmente não é sinal de câncer, pois os tumores malignos só costumam causar dor quando já estão em estágios mais avançados. Assim, as principais causas de dor na mama masculina são:

  1. Lesões na mama, que podem ocorrer devido a pancadas sofridas durante a atividade física ou no trabalho;
  2. Mamilo de corredor, que são mamilos irritados ou com sangue devido ao atrito do peito na camisa durante a prática de corrida. Conheça outras causas de irritação no mamilo;
  3. Mastite, que corresponde à inflamação dolorosa das mamas, sendo raro de acontecer em homens;
  4. Cisto na mama, que apesar de ser mais comum em mulheres, também pode ocorrer em homens e é caracterizado por dor ao pressionar o tecido ao redor da mama. Saiba mais sobre o cisto na mama;
  5. Ginecomastia, que corresponde ao crescimento das mamas no homem e que pode acontecer devido ao excesso de tecido glandular mamário, excesso de peso ou doenças endócrinas, por exemplo. Conheça as causas do aumento das mamas no homem;
  6. Fibroadenoma, um tumor de mama benigno, mas que é raro em homens. Entenda o que é o fibroadenoma na mama e como é o tratamento.

Apesar das causas graves de dor na mama, como o câncer, por exemplo, serem mais raros nos homens, aqueles que possuem histórico na família deve fazer auto-exame das mamas a cada 3 meses pelo menos para verificar a presença de inchaço e caroços, por exemplo. Saiba mais sobre os sintomas e tratamento do câncer de mama masculino.

O que fazer

Na presença de dor mama do homem, deve-se avaliar a região e tentar identificar a causa. Em casos de contusão ou mamilo de corredor, deve-se colocar compressas frias no local de 2 a 3 vezes por dia e utilizar medicamento para dor como Paracetamol, Ibuprofeno e Aspirina, por exemplo.

Em casos de mastite, cisto ou fibroadenoma deve-se ir ao médico para fazer exames e avaliar a necessidade de usar medicamentos ou fazer cirurgia. Além disso, é importante lembrar que deve-se sempre consultar um médico em casos de nódulo na mama.

Para saber se pode ter um problema mais sério, veja 12 sintomas do câncer de mama.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...