Dor na barriga como se fosse cólica: 10 causas e o que fazer

Atualizado em julho 2023

A dor na barriga como se fosse cólica pode ser causada por excesso de exercícios abdominais, gastroenterite, pedra na vesícula ou nos rins, endometriose ou aerocolia, por exemplo.

A dor tipo cólica é uma dor que vai e vem, que ocorre devido aos espasmos ou contrações musculares que podem afetar os intestinos, estômago, útero, bexiga ou vesícula biliar, por exemplo, e estar acompanhada de outros sintomas, como gases, diarreia, náuseas ou vômitos.

É importante consultar o clínico geral quando surge a dor na barriga tipo cólica, para que sejam feitos exames, diagnosticada a causa, e iniciado o tratamento com um médico especialista de acordo com a causa.

Imagem ilustrativa número 1

O que pode causar dor na barriga tipo cólica

Para saber o que pode estar causando a sua dor na barriga tipo cólica, por favor responda às seguintes questões:

A1
Em que lado sente a dor?

Esta ferramenta deve ser usada apenas para tentar identificar a possível causa da dor na barriga. Por isso, não deve substituir a consulta com o médico, que é o profissional responsável por confirmar o diagnóstico e recomendar o tratamento mais adequado.

10 causas de dor na barriga como se fosse cólica

As principais causas de dor na barriga tipo cólica são:

1. Excesso de exercícios abdominais

O excesso de exercícios abdominais pode provocar tensão nos músculos do abdômen, causando espasmos e dor na barriga como se fosse cólica.

Esse tipo de dor normalmente é causada por fazer muitas flexões abdominais, resultando em dor que pode piorar com o movimento ou sensibilidade na barriga.

O que fazer: deve-se evitar fazer exercícios abdominais em excesso, e ter a orientação de um profissional de educação física, de forma a realizar exercícios físicos de forma equilibrada e trabalhando também outros músculos do corpo.

2. Aerocolia

A aerocolia é a produção exagerada de gases intestinais no intestino grosso, provocando uma pressão no intestino devido a grande quantidade de gases, resultando em espasmos musculares e dor na barriga como se fosse cólica.

A aerocolia pode ser causada por diversos fatores, como intolerância à lactose, obstrução ou infecção intestinal, doença de Crohn, colite ulcerosa, síndrome do intestino irritável ou supercrescimento bacteriano no intestino.

O que fazer: deve-se consultar o gastroenterologista para fazer exames e identificar a causa da aerocolia, e assim ser indicado o tratamento mais adequado, podendo envolver alterações na dieta ou uso de remédios, de acordo com a condição de saúde diagnosticada. Veja como fazer uma dieta para gases.  

3. Pedra na vesícula

A pedra na vesícula pode causar dor na barriga como se fosse cólica do lado direito abaixo das costelas ou região do estômago, que pode ser intensa, especialmente após consumir alimentos gordurosos.

Outros sintomas que podem surgir são náuseas, vômitos ou dor nas costas e/ou no ombro direito, ou até pele e olhos amarelados.

As pedras na vesícula normalmente surgem devido ao excesso de colesterol na bile e dificuldade de esvaziamento da vesícula, resultando na formação de pequenos cristais que tendem a aumentar de tamanho formando pedras maiores.

O que fazer: deve-se consultar o gastroenterologista para que sejam realizados exames e confirmar a presença de pedras na vesícula. Geralmente, o tratamento envolve o uso de analgésicos e antieméticos para aliviar os sintomas, remédios para ajudar a dissolver as pedras, como ácido ursodesoxicólico, ou cirurgia para remover a vesícula. Veja como é feita a cirurgia de vesícula

Marque uma consulta com um gastroenterologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Gastroenterologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

4. Gastroenterite

A gastroenterite é uma inflamação do intestino e do estômago que pode causar dor na barriga como se fosse cólica, dor de estômago, diarreia, mal estar geral e dor de cabeça, por exemplo.

A gastroenterite normalmente acontece após a ingestão de alimentos estragados ou contaminados, mas também pode ser causada por parasitas intestinais ou doença celíaca, por exemplo.

O que fazer: deve-se beber bastante líquido, como água ou soro caseiro, para evitar a desidratação. No entanto, nos casos em que há também febre, calafrios ou vômitos frequentes, é recomendado ir ao pronto-socorro mais próximo para que possa ser iniciado o tratamento mais adequado para prevenir complicações.

5. Doenças inflamatórias intestinais

As doenças inflamatórias intestinais (DII), como doença de Crohn ou colite ulcerativa, também podem causar dor na barriga como se fosse cólica, alternância entre prisão de ventre e diarreia, náuseas, vômitos ou febre.

As causas das DII ainda não são totalmente conhecidas, mas parecem estar relacionadas com fatores genéticos e alguma alteração no funcionamento do sistema imunológico.

O que fazer: o tratamento da DII deve ser orientado pelo gastroenterologista e envolve o uso de remédios anti-inflamatórios, antibióticos ou imunossupressores, além de alteração nos hábitos alimentares e uso de suplementos de vitaminas e minerais, caso seja necessário.

6. Diverticulite

A diverticulite pode causar dor na barriga como se fosse cólica do lado esquerdo, além de outros sintomas como febre acima de 38ºC, perda de apetite, enjoos, barriga inchada e períodos intercalados de prisão de ventre e diarreia.

A diverticulite acontece quando as pequenas bolsas do intestino, conhecidas como divertículos, inflamam causando uma dor constante tipo cólica que não melhora.

O que fazer: deve-se ir imediatamente ao hospital para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento com antibióticos e analgésicos. Além disso, deve-se ficar de repouso e preferir uma dieta líquida, inserindo lentamente os alimentos mais sólidos na alimentação. Entenda como é feito o tratamento da diverticulite.

7. Gastrite ou úlcera gástrica

A dor na barriga como se fosse cólica também pode ser causada por gastrite ou úlcera gástrica, pois causam inflamação do revestimento do estômago, sendo que a dor tipo cólica ocorre especialmente após comer ou quando se ingere alimentos muito picantes ou gordurosos.

Outros sintomas que podem surgir são náuseas, vômitos, perda do apetite ou sensação de estômago inchado.

O que fazer: deve-se consultar o gastroenterologista que pode ser indicado o melhor tratamento de acordo com a causa, e normalmente envolve o uso de remédios para diminuir a acidez do estômago, como omeprazol, e no caso da úlcera, uso de antibióticos.

8. Pedra nos rins

A pedra nos rins normalmente causa picos de cólica na região das costas abaixo da costela, no entanto, quando a pedra se movimenta em direção à bexiga, também pode causar dor na barriga como se fosse cólica.

Além disso, podem surgir outros sintomas como dor ou ardor ao urinar, náuseas, vômitos, febre acima de 38ºC ou presença de sangue na urina.

O que fazer: deve-se procurar atendimento médico no hospital para fazer analgésicos diretamente na veia para aliviar a dor. Em alguns casos, o médico pode fazer cirurgia, como litotripsia, ureteroscopia ou nefrolitotomia para remover ou partir a pedra em pedaços menores para ser eliminada na urina. Além disso, é importante aumentar o consumo de água para facilitar a eliminação ou a formação das pedras nos rins. Veja todas as opções de tratamento para a pedra nos rins.  

9. Endometriose

A endometriose pode ser outra causa da dor na barriga como se fosse cólica, principalmente quando o tecido do endométrio cresce nos ovários, bexiga, apêndice ou mesmo intestinos.

Além disso, em alguns casos a dor na barriga pode ser intensa e irradiar para o fundo das costas.

Outros sintomas da endometriose são dor após o contato íntimo, dor ao urinar e defecar, sangramento abundante durante a menstruação, dificuldade para engravidar, diarreia ou prisão de ventre, cansaço, náuseas e vômitos. Saiba identificar todos os sintomas da endometriose.  

O que fazer: deve-se consultar o ginecologista para fazer o tratamento mais adequado que normalmente envolve o uso da pílula anticoncepcional ou DIU de hormônio, ou remédios anti-hormonais, como a gosserrelina ou o danazol. Além disso, o médico pode indicar a cirurgia, que consiste na remoção do tecido endometrial localizado fora do útero, de forma a reduzir os sintomas e possibilitar a gravidez. 

10. Gastroparesia

A gastroparesia é uma paralisia do estômago que faz com que o estômago não consiga realizar os movimentos para digerir e mandar os alimentos para o intestino, resultando em dor na barriga como se fosse cólica, náuseas, vômitos ou inchaço abdominal.

Essa condição pode ser causada por retardo do esvaziamento gástrico ou alguma obstrução, estando normalmente relacionada a diabetes ou uso de remédios para tratar a diabetes ou perda de peso, como a semaglutida, por exemplo. Confira outros efeitos colaterais da semaglutida.

Outras causas são infecções virais, reumatismo, doenças autoimunes ou doenças neurológicas, como mal de Parkinson, esclerose múltipla, traumas na medula espinhal ou neuropatia.

O que fazer: o tratamento da gastroparesia é feito com remédios indicados pelo gastroenterologista para aliviar os sintomas, além de alimentação adequada. Veja como é feito o tratamento da gastroparesia.  

Dor na barriga como se fosse cólica pode ser gravidez?

A dor na barriga como se fosse cólica pode ser gravidez, sendo um dos sintomas comuns no início da gestação, geralmente ocorrendo entre 6 a 12 dias depois da fecundação, devido a implantação do bebê no útero.

Além disso, também podem ocorrer a saída de um corrimento rosado, e outros sintomas, como enjoo matinal ou sensibilidade nas mamas, que podem ser confundidos com sintomas da TPM. Saiba como diferenciar sintomas da TPM e gravidez.