Dor em cima da cabeça: 9 causas e o que fazer

Revisão médica: Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
agosto 2022

A dor em cima da cabeça geralmente é causada por falta de sono, tomar água gelada rapidamente, pancadas ou resfriados, podendo ocorrer acompanhada de outros sintomas como febre, tosse e náusea.  

Embora nem sempre seja um problema sério, quando existem outros sintomas como crise convulsiva ou perda da visão, pode indicar doenças mais graves como tumores e ferimentos mais sérios, que podem necessitar ser tratados rapidamente.

Caso a dor em cima da cabeça seja frequente ou acompanhada de outros sintomas é recomendado consultar um clínico geral para uma avaliação, porque a identificação da causa é importante para adequar o tratamento. 

As principais causas de dor em cima da cabeça são:

1. Pancadas e ferimentos

A dor em cima da cabeça causada por pancadas e ferimentos leves geralmente não provoca outros sintomas além de dor e pequeno inchaço. Embora algumas pessoas possam também ter sintomas como dificuldade de concentração e para dormir nos dias seguintes, estes sintomas tendem a passar em alguns dias sem que sejam considerados um problema. 

O que fazer: a dor em cima da cabeça devido a pancadas e ferimentos leves tende a melhorar em poucos dias, no entanto, caso a dor persista mais que uma semana é recomendado consultar um clínico geral ou neurologista.

No entanto, caso existam sintomas como vômitos, crise convulsiva ou desmaio imediatamente após a pancada, podem indicar ferimentos mais sérios, sendo importante procurar uma emergência para avaliação.

2. Infecções respiratórias

Infecções respiratórias, como gripe ou COVID-19, além de causar sintomas como tosse, febre e congestão nasal também podem provocar dor no corpo e em cima da cabeça, que tende a piorar ao se inclinar a cabeça para frente. Confira os principais sintomas de COVID-19.

O que fazer: em caso de suspeita de infecções respiratórias como gripe ou COVID-19 é recomendado consultar um clínico geral ou infectologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais apropriado, que pode envolver medicamentos como antitérmicos e analgésicos. Veja mais opções de tratamento para a gripe.

3. Sinusite

A dor em cima da cabeça causada pela sinusite geralmente afeta a parte da frente da cabeça e provoca a sensação de pressão ou aperto. Além disso, outros sintomas como secreção nasal amarelada, febre e nariz entupido geralmente também ocorrem e, embora sejam semelhantes aos sintomas de um resfriado, tendem a ser piores e durar mais tempo. Entenda melhor o que é sinusite.

O que fazer: lavar o nariz com soro fisiológico pode ser útil para aliviar os sintomas, no entanto é importante consultar um clínico geral em caso de suspeita de sinusite, porque o tratamento adequado também pode envolver o uso de medicamentos como antibióticos e descongestionantes nasais. Confira as opções de medicamentos e remédios caseiros para tratar a sinusite.

4. Cefaleia tensional

A cefaleia tensional pode causar dor em cima da cabeça provocando a sensação de aperto ou pressão, e geralmente não é acompanhada de outros sintomas. Normalmente, este tipo de dor tende a ocorrer em momentos de maior ansiedade ou estresse, e pode durar até 7 dias nos casos mais intensos.

O que fazer: técnicas de relaxamento podem ajudar a aliviar a dor em cima da cabeça causada por ansiedade ou estresse, no entanto, em caso de suspeita de cefaleia tensional é importante consultar um clínico geral ou neurologista para uma avaliação. Conheça algumas alternativas de técnicas de relaxamento.

O tratamento, quando indicado, geralmente envolve analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno, e antidepressivos, como a amitriptilina, que podem ajudar a diminuir a frequência da dor e a sua intensidade. Veja mais detalhes de como é feito o tratamento da cefaleia tensional.

5. Enxaqueca

A enxaqueca é outra causa de dor em cima da cabeça, principalmente se afetar apenas um dos lados. Normalmente, a dor da enxaqueca é latejante, acompanhada por sintomas como náusea, vômitos, intolerância ao som ou luz e tende a piorar com esforços físicos, como andar ou carregar peso. Conheça mais sintomas de enxaqueca.

O que fazer: manter uma rotina de exercícios físicos, alimentar-se com frequência e dormir em horários regulares pode ajudar a aliviar a dor e controlar as crises. Além disso, praticar meditação e yoga também podem ser benéficos. 

No entanto, em caso de suspeita de enxaqueca é importante consultar um clínico geral ou neurologista, porque o tratamento apropriado geralmente envolve medicamentos, como os analgésicos e anticonvulsivantes.

6. Ingerir água ou alimentos gelados

Dor em cima da cabeça pode ocorrer após beber ou comer algo gelado devido ao estímulo causado pelo frio, que é conhecido como "congelamento do cérebro". Neste caso, a dor geralmente é percebida na parte da frente da cabeça e normalmente melhora em alguns minutos após o estímulo.

O que fazer: para evitar a dor de cabeça devido ao estímulo causado pelo frio, é recomendado consumir as bebidas ou alimentos muito gelados mais lentamente ou em temperatura natural, ou mesmo evitá-los.

7. Ficar sem dormir

A má qualidade do sono pode causar dor que pode ser intensa e semelhante a um peso ou pressão em cima da cabeça. Além disso, ficar sem dormir é prejudicial à saúde e piora a memória. 

O que fazer: dormir o suficiente, reduzir o estresse e manter uma boa postura, mesmo quando sentado, podem ser benéficos para evitar a dor de cabeça. A recomendação é dormir de 6 a 8 horas por noite, preferencialmente em um ambiente escuro, silencioso e confortável. Além disso, o uso de uma cadeira ergonômica caso fique muito tempo sentado durante o dia também pode ajudar. Confira dicas para uma boa noite de sono.

No entanto, caso a dor de cabeça seja frequente, é recomendado consultar um clínico geral ou neurologista para uma avaliação.

8. Neuralgia occipital

A neuralgia occipital acontece quando os nervos que se movem da coluna vertebral para o couro cabeludo são danificados, irritados ou apertados, podendo causar dor na parte de trás da cabeça, ou a sensação pontada no topo da cabeça. 

Outros sintomas como aumento da sensibilidade da região afetada e sensações como formigamento ou queimação ao toque da região também podem ocorrer. 

O que fazer: aplicar compressas quentes, fazer massagem e fisioterapia podem aliviar os sintomas, no entanto, em caso de suspeita de neuralgia occipital é recomendado consultar um neurologista porque medicamentos como anti-inflamatórios e anticonvulsivantes, ou a injeção de toxina botulínica podem ser indicados. Entenda melhor o tratamento para neuralgia.

9. Tumores

Tumores no cérebro podem causar dor em cima da cabeça, no entanto, também costumam provocar outros sintomas como crise convulsiva, náusea, vômitos e episódios de perda transitória da visão. Além disso, a dor de cabeça tende a ser pior pela manhã, ao deitar, tossir ou fazer esforços intensos, como carregar pesos. Veja outros sintomas dos tumores no cérebro.

O que fazer: em caso de suspeita de um tumor cerebral é importante consultar um clínico geral ou neurologista para fazer exames como tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Quando indicado, o tratamento do tumor pode envolver cirurgia e quimioterapia. Veja as principais opções de tratamento dos tumores no cérebro.

Quando ir ao médico

É importante procurar um médico em caso de:

  • Dor de cabeça frequente, especialmente se não existir histórico de dor de cabeça;
  • Piora da dor de cabeça com o tempo;
  • Aumento da dor ao deitar ou tossir;
  • Crise convulsiva;
  • Perda da visão, mesmo que temporária;
  • Visão dupla; 
  • Fraqueza em alguma parte do corpo;
  • Histórico de câncer;
  • Acordar à noite devido à dor de cabeça.

Nestes casos, exames de imagem como a ressonância magnética ou tomografia computadorizada podem ser indicados para afastar causas graves de dor de cabeça, como os tumores no cérebro, e permitir o início do tratamento mais apropriado.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Jonathan Panoeiro - Neuropediatra, em agosto de 2022. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em junho de 2020.

Bibliografia

  • STATPEARLS. Occipital Neuralgia. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK538281/>. Acesso em 26 ago 2022
  • MORCOM, Samuel et al. Sinusitis. Aust Fam Physician. Vol.45, n.6. 374-377, 2016
Mostrar bibliografia completa
  • CHEBINI, Amokrane; DILLI, Esma. Cold Stimulus Headache. Curr Neurol Neurosci Rep. Vol.19, n.6. 46, 2019
  • KEILMAN, Linda J. Seasonal Influenza (Flu). Nurs Clin North Am. Vol.54, n.2. 227-243, 2019
  • GARG, Ravindra K. Spectrum of Neurological Manifestations in Covid-19: A Review. Neurol India. Vol.68, n.3. 560-572, 2020
  • STATPEARLS. Acute Headache. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK554510/>. Acesso em 26 ago 2022
  • PALMERI, Antonio; VALENTINIS, Luca; ZANCHIN, Giorgio. Update on headache and brain tumors. Cephalalgia. Vol.41, n.4. 431-437, 2021
  • STATPEARLS. Postconcussive Syndrome. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK534786/>. Acesso em 26 ago 2022
  • STATPEARLS. Head Trauma. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK430854/>. Acesso em 26 ago 2022
  • GOLDMAN, Lee; SCHAFER, Andrew I. . Goldman-Cecil Medicine . 25.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.
  • MELHADO, Eliane M.. Dor de cabeça e enxaqueca: tudo o que você precisa saber!. 1 ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2017.
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.

Tuasaude no Youtube

  • Alimentos que causam ENXAQUECA

    04:21 | 172817 visualizações
  • Alimentos para aliviar a dor de cabeça

    04:01 | 184296 visualizações