Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é, sintomas e como aliviar a cefaleia de tensão

A cefaleia de tensão, também chamada de cefaleia tensional, é um tipo de dor de cabeça muito frequente em mulheres, apesar de também poder acontecer em homens, que é causada pela contração dos músculos do pescoço que pode acontecer devido a diversos fatores como má postura, estresse, ansiedade ou noite mal dormida, por exemplo.

Essa cefaleia pode ser classificada em três tipos de acordo com a frequência com que surge em:

  • Cefaleia tensional pouco frequente, que acontece apenas 1 a 2 vezes por mês;
  • Cefaleia tensional muito frequente, que acontece cerca de 1 a 2 vezes por semana; 
  • Cefaleia tensional crônica, que acontece mais do que 15 dias por mês, podendo também durar meses ou anos.

Para aliviar os sintomas de cefaleia tensional é importante conseguir relaxar, seja por meio de massagens, banho quente, atividades em grupo ou uso de medicamentos que devem ser indicados pelo médico.

O que é, sintomas e como aliviar a cefaleia de tensão

Sintomas de cefaleia tensional

Os sintomas de cefaleia tensional podem surgir após períodos de grande estresse físico ou emocional, sendo muitas vezes acompanhada de cansaço com duração média de 30 minutos. Outros sinais e sintomas de cefaleia tensional são:

  • Dor em forma de pressão, como se tivesse um capacete na cabeça;
  • Dor que afeta os dois lados, na nuca ou na testa;
  • Sensibilidade excessiva nos ombros, pescoço e curo cabeludo;

Diferentemente da enxaqueca, as dores da cefaleia tensional não são acompanhadas por náusea ou vômito e nem são agravadas pela atividade física, luz ou cheiros, por exemplo. Veja como identificar cada tipo de dor de cabeça.

A cefaleia tensional pode surgir várias vezes durante o mês, sendo que quando acontece mais de 15 vezes é recomendado consultar um neurologista para iniciar o tratamento com medicamentos que ajudam a prevenir o seu surgimento.

Principais causas

A cefaleia tensional pode acontecer como consequência de diversas situações que podem favorecer as contrações e o enrijecimento dos músculos da região do pescoço, como estresse, excesso de preocupação, ansiedade, tensão emocional, depressão e dor cervical. Além disso, a cefaleia tensional pode ser devido a alterações do sono e do apetite e do esforço ocular.

Como aliviar a cefaleia tensional

Para aliviar este tipo de dor de cabeça é muito importante conseguir relaxar e, para isso, pode-se fazer uma massagem no couro cabeludo, tomar um banho quente um fazer uma atividade que se goste, por exemplo. Outras opções que podem ser indicadas para aliviar a cefaleia tensional são:

1. Remédios

O uso de analgésicos e anti-inflamatórios são eficazes quando se trata de uma cefaleia pouco frequente ou muito frequente, ajudando a aliviar os sintomas. No entanto, no caso de cefaleia tensional crônica esses remédios podem não ter o mesmo efeito, podendo ser recomendado pelo médico o uso de medicamentos mais fortes, como o Sumatriptano e o Zolmitriptano, por exemplo.

Além disso, também é importante evitar todas as situações que podem provocar tensão física ou emocional, como ficar muito tempo na mesma posição, dormir numa posição pouco adequada ou organizar trabalho para fazer em pouco tempo.

2. Fisioterapia

As sessões de fisioterapia também podem ser muito importantes em alguns casos para alongar os músculo da região do pescoço e da cabeça, facilitando o relaxamento e melhorando a circulação sanguínea para o local que reduz o surgimento dos sintomas. Veja alguns exercícios que podem ser feitos para alongar os músculos do pescoço.

3. Massagem para aliviar a cefaleia tensional

O que é, sintomas e como aliviar a cefaleia de tensão
O que é, sintomas e como aliviar a cefaleia de tensão
O que é, sintomas e como aliviar a cefaleia de tensão

A massagem no couro cabeludo também é ótima para ajudar a relaxar e aliviar os sintomas da cefaleia de tensão, podendo ser feita seguindo os passos a seguir:

  1. Deixe os cabelos soltos e apoie as duas mãos na cabeça, sem anéis ou pulseiras;
  2. Faça uma leve massagem com a ponta dos dedos, em movimentos circulares desde o pescoço até todo o couro cabeludo;
  3. Segure com firmeza a parte próxima da raiz do cabelo e puxe-a suavemente, realizando movimento circulares até que todo o cabelo já tenha sido "puxado";
  4. Vire suavemente o pescoço de um lado para o outro, e de frente para trás e sinta o alívio que chega gradualmente.

Para melhorar o efeito desta massagem, deve-se ainda tomar um banho quente relaxante antes, para que os músculos consigam alongar mais facilmente e aliviar toda a tensão acumulada. Além disso, podem-se associar analgésicos naturais como os seguintes:

Bibliografia >

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CEFALEIA. Cefaleia tipo tensional. Disponível em: <https://sbcefaleia.com.br/noticias.php?id=346>. Acesso em 07 Jan 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem