6 remédios para tratar a gripe

Os remédios para gripe são aqueles que ajudam a aliviar os sintomas como febre, tosse, mal estar e dor de cabeça, por exemplo. Os remédios indicados na gripe são anti-inflamatórios, antialérgicos e expectorantes, que ajudam a melhorar os sintomas e prevenir complicações, podendo ser adquiridos, em alguns casos, sem receita médica, no entanto é importante que o médico seja consultado antes de ser iniciado o uso de qualquer medicamento, pois assim é possível que seja indicado o melhor medicamento, dose e tempo de uso.

Em alguns casos, além do uso de medicamentos para promover o alívio dos sintomas, o médico pode recomendar o uso de antivirais, ajudando a acelerar a eliminação do vírus. Além disso, para prevenir a gripe e possíveis complicações, é recomendada a vacina contra a gripe, que é aplicada anualmente, sendo principalmente indicada para crianças e pessoas mais velhas. Veja mais sobre a vacina da gripe.

6 remédios para tratar a gripe

Os principais remédios que podem ser indicados pelo médico no tratamento da gripe são:

1. Anti-inflamatórios

Os medicamentos anti-inflamatórios são indicados para diminuir a inflamação da garganta, melhorando o desconforto e permitindo que os alimentos sólidos e a água consigam ser deglutidos com maior facilidade.

Exemplos: Ibuprofeno e Diclofenaco.

2. Analgésicos e antipiréticos

Os analgésicos podem ser recomendados pelo médico para promover o alívio da dor de garganta, de cabeça e ouvido, enquanto que o antipirético é indicado para aliviar a febre. É importante que o pediatra seja consultado em caso de febre na criança, já que a dose do medicamento deve ser monitorada para evitar complicações.

Exemplos: Paracetamol e Novalgina.

3. Antitussígenos

A tosse está presente na maioria dos casos de gripe e, por isso, pode ser recomendado pelo médico o uso de remédios com propriedade antitussígena.

Exemplos: Dextrometorfano, Levodropropizina ou Cloridrato de Clobutinol

4. Antialérgicos

Os antialérgicos podem ser indicados para promover o alívio da tosse alérgica, espirros, olhos vermelhos e coriza, que são sintomas comuns da gripe. No entanto, é importante ter cautela quanto ao uso desse tipo de medicamento, já que alguns apresentam efeito sedativo, sendo contraindicado para pessoas que trabalham com maquinaria pesada, por exemplo.

Exemplos: Loratadina, Desloratadina ou Fexofenadina.

5. Expectorantes

O uso de expectorantes pode ser indicado pelo médico no caso de tosse com catarro, já que ajuda a tornar as secreções mais fluidas e, consequentemente, mais fáceis de serem eliminadas. 

Exemplos: Bisolvon, Mucosolvan ou Vick 44 E.

6. Antivirais

Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de antivirais para promover a eliminação do vírus responsável pela gripe e, assim, promover o alívio dos sintomas de forma mais eficaz. O peramivir é um antiviral que deve ser administrado por via intravenosa e é indicado para adultos e crianças a partir dos 2 anos de idade e que tenham sintomas de gripe há mais de 2 dias.

Outro antiviral que pode ser recomendado é o oseltamivir, também conhecido como Tamiflu, que é indicado nos casos de gripe não complicada, devendo o seu uso ser feito conforme orientação do médico.

Remédio caseiro para gripe

Para tratar a gripe sem tomar remédios comprados na farmácia pode-se tomar um chá de limão, equinácea, tília ou sabugueiro, pois estas plantas possuem propriedades que ajudam o organismo a curar a doença.

 Além disso, também se pode beber um suco de laranja, acerola e abacaxi, já que é rico em vitamina C, muito importante para fortalecer o sistema imunológico. Veja como preparar os remédios caseiros para gripe.

Confira no vídeo a seguir como prepara o melhor remédio natural para gripe:

Remédios para gripe na gravidez

Durante a gestação é importante evitar o uso de remédios comprados na farmácia, pois podem provocar atraso no crescimento e desenvolvimento do bebê e, por isso, quando a grávida tem sintomas de gripe, deve ir no médico para o tratamento mais adequado.

Geralmente, os analgésicos à base de paracetamol e a vitamina C são os únicos remédios que a gestante pode tomar para curar a gripe, além de descansar, manter uma boa alimentação e beber muitos líquidos.

Além disso, quando a mulher está amamentando também deve evitar o uso destes remédios, pois podem passar para o bebê através do leite e, por isso, antes de tomar deve-se ir no médico para saber qual o melhor tratamento.

Esta informação foi útil?
Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2022.
Mais sobre este assunto: