Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para tratar a gripe

Os remédios para gripe, como Antigripine, Benegrip e Sinutab, são utilizados para reduzir os sintomas da gripe, como dor de cabeça, dor de garganta ou tosse, por exemplo.

No entanto, existem remédios específicos que são comprados na farmácia e que podem ser utilizados de acordo com os sintomas que o indivíduo apresenta e alguns dos medicamentos usados podem ser:

  • Remédios anti-inflamatórios: para diminuir a inflamação da garganta como Ibuprofeno, Ácido Tolfenâmico ou Diclofenaco;
  • Remédios analgésicos: para diminuir a dor de garganta ou ouvidos como Paracetamol, AAS ou Mepiramina;
  • Remédios antipiréticos: para tratar a febre como Novalgina, Dipirona ou Nimesulida;
  • Remédios antialérgicos: para diminuir os sintomas de alergia como Benalet, Terfenadina ou Desloratadina;
  • Remédios antitussígeno: para tratar a tosse seca como Atossion, Doprepisina ou Hytós Plus;
  • ​Remédios expectorantes: para ajudar a libertar as secreções como Bissolvon, Mucosolvan ou Vick 44 E.

Os remédios para gripe devem ser utilizados sempre sob orientação médica e, por isso, o indivíduo quando tem sintomas de gripe, como tosse e nariz escorrendo, deve consultar um clínico geral para iniciar o tratamento adequado. Conheça mais sintomas de gripe em: Sintomas de gripe.

Remédios para tratar a gripe

Geralmente, o médico indica o uso de vários remédios em simultâneo, como um antipirético e um expectorante, por exemplo e, o uso de remédios normalmente é feito durante pelo menos 5 dias, que é quando os sintomas diminuem.

Além do uso de remédios para tratar a gripe, é importante, repousar, evitando locais frios, com fumaça ou com diferenças de temperatura, beber 2 litros de água e limpar o nariz com soro fisiológico. Saiba mais o tratamento em: O que fazer se estiver com gripe.

Remédio caseiro para gripe

Para tratar a gripe sem tomar remédios comprados na farmácia pode-se tomar um chá de limão, equinácea, tília ou sabugueiro pois, estas plantas possuem propriedades que ajudam o organismo a curar a doença. Saiba mais em: Remédio caseiro para gripe.

Veja como preparar alguns destes chás em no vídeo a seguir: 

Além disso, também se pode beber um suco de laranja, acerola e abacaxi, já que é rico em vitamina C, ajudando no tratamento da dor de cabeça, inflamação e tosse.

Remédios para gripe na gravidez

Durante a gestação é importante evitar o uso de remédios comprados na farmácia, pois, podem provocar atraso no crescimento e desenvolvimento do bebê e, por isso, quando a grávida tem sintomas de gripe, deve ir no médico para curar a doença o mais depressa possível.

Geralmente, os os analgésicos à base de paracetamol e a vitamina C são os únicos remédios que a gestante pode tomar para curar a gripe, além de descansar, manter uma boa alimentação e beber muitos líquidos. Leia mais em: Remédio para resfriado na gravidez.

Além disso, quando a mulher está amamentando também deve evitar o uso destes remédios, pois podem passar para o bebê através do leite e, por isso, antes de tomar deve-se ir no médico para saber qual o melhor tratamento.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...