6 remédios para tratar a gripe

Atualizado em novembro 2023

Os remédios indicados para gripe normalmente são anti-inflamatórios, antitérmicos ou mucolíticos e alguns exemplos são o ibuprofeno, paracetamol ou cloridrato de bromexina, que ajudam a melhorar os sintomas, como tosse, febre e dor de cabeça.

Esses medicamentos geralmente podem ser comprados na farmácia sem receita médica. No entanto, é importante que o médico seja consultado antes de usar qualquer medicamento, pois assim é possível indicar o melhor remédio para a gripe, dose e tempo de uso.

Em alguns casos, além do uso de medicamentos para aliviar os sintomas, o médico pode recomendar o uso de antivirais para acelerar a eliminação do vírus. Além disso, para prevenir a gripe e possíveis complicações, é recomendada a vacina contra a gripe, especialmente para crianças e pessoas mais velhas. Saiba quem pode tomar a vacina da gripe e as reações.

Imagem ilustrativa número 1

Melhores remédios para gripe

Os principais remédios para a gripe que podem ser indicados pelo médico são:

1. Ibuprofeno

O ibuprofeno é um anti-inflamatório, assim como o diclofenaco ou nimesulida, que pode ser indicado para diminuir a inflamação da garganta, melhorando o desconforto e permitindo que alimentos sólidos e a água consigam ser engolidos mais facilmente. Saiba para que serve o ibuprofeno.

2. Paracetamol

O paracetamol é um analgésico e antitérmico que normalmente é recomendado pelo médico para aliviar alguns sintomas da gripe como dor na garganta, dor de cabeça ou dor de ouvido ou febre. Veja como tomar o paracetamol.

Além do paracetamol, a dipirona é um outro remédio com propriedades parecidas, que também pode ser indicado nesses casos.

3. Dextrometorfano

O dextrometorfano e outros medicamentos semelhantes, como levodropropizina e cloridrato de clobutinol, tem propriedades antitussígenas, podendo ser indicados para aliviar a tosse causada pela gripe, especialmente quando a tosse é seca. Confira outros xaropes para tosse seca.

4. Loratadina

A loratadina, assim a desloratadina e fexofenadina, são medicamentos antialérgicos, que podem ser indicados para aliviar a tosse alérgica, espirros, olhos vermelhos e coriza, que são sintomas comuns em caso de gripe. Saiba como usar a loratadina.

No entanto, é importante ter cuidado ao usar antialérgicos, já que alguns podem causar sonolência, não sendo indicados para pessoas que trabalham com máquinas pesadas, por exemplo.

5. Cloridrato de bromexina

O cloridrato de bromexina, também vendido na farmácia como Bisolvon, é um xarope expectorante que pode ser indicado pelo médico em caso de tosse com catarro, já que ajuda a tornar as secreções mais fluidas e fáceis de serem eliminadas. Veja outros xaropes para gripe.

Além do cloridrato de bromexina, outros medicamentos com propriedades semelhantes, como o cloridrato de ambroxol (mucosolvan) ou acetilcisteína (fluimucil) também podem ser indicados pelo médico para aliviar a tosse com catarro em caso de gripe. Conheça mais xaropes para tosse com catarro.

6. Oseltamivir

Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de antivirais, como o oseltamivir, também conhecido como Tamiflu, para acelerar a eliminação do vírus da gripe, aliviando os sintomas mais rapidamente e prevenindo complicações. Veja como tomar o tamiflu.

Remédio caseiro para gripe

Remédios caseiros, como chá de limão, equinácea, tília ou sabugueiro, podem ser indicados para complementar o tratamento da gripe indicado pelo médico, por terem propriedades que estimulam o sistema imunológico.

Além disso, também se pode beber um suco de laranja, acerola e abacaxi, que são frutas ricas em vitamina C, uma vitamina importante para fortalecer a imunidade. Veja como preparar os remédios caseiros para gripe.

Confira no vídeo a seguir como preparar o melhor remédio natural para gripe:

youtube image - Os incríveis benefícios do CHÁ DE ANÍS ESTRELADO para GRIPE

Remédios para gripe na gravidez

Durante a gravidez é importante evitar o uso de remédios sem orientação médica devido aos riscos para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Por isso, quando a grávida tem sintomas de gripe, deve consultar o médico para que seja indicado o tratamento mais adequado. 

Geralmente, analgésicos com paracetamol são considerados seguros para aliviar os sintomas da gripe na gravidez, como dor de cabeça e febre, devendo ser usados de acordo com a orientação do obstetra. Confira mais remédios para gripe na gravidez.