Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para síndrome do intestino irritável

O tratamento para a síndrome do intestino irritável deve ser orientado por um gastroenterologista, mas normalmente pode ser feito com alterações na alimentação, diminuição dos níveis de estresse ou ingestão de remédios, ajudando a aliviar os sintomas do paciente e permitindo ter uma vida normal.

Normalmente, o tratamento para síndrome do intestino irritável é iniciado de forma natural, isto é, fazendo alterações na alimentação como:

  • Fazer refeições em horários certos, de 3 em 3 horas, por exemplo;
  • Comer carne branca, peixe, frutas e vegetais, evitando vegetais de folha verde-escura, como espinafre, acelga ou couve;
  • Aumentar a ingestão de hidratos de carbono presentes em alimentos como arroz, pão, cereais e batata;
  • Dar preferência a alimentos cozidos, grelhados ou refogados;
  • Evitar bebidas alcoólicas, café e alimentos com muita gordura ou açúcar, como manteiga, queijo, embutidos, bolos ou bolachas;
  • Beber, pelo menos, 2 litros de água por dia.

Além disso, alguns pacientes, também podem ter de excluir outros alimentos como leite e derivados da sua alimentação caso os sintomas piorem ou surjam após a sua ingestão. Saiba mais sobre as alterações na dieta que podem aliviar os sintomas.

Veja um vídeo da nossa nutricionista explicando o que comer e o que deve ser evitado neste tipo de dieta:

Como é feito o tratamento medicamentoso

Os medicamentos para tratar a síndrome do intestino irritável são aconselhados apenas quando as alterações da dieta e a redução do estresse não são suficientes para diminuir os sintoma. Assim, dependendo dos sintomas apresentados o gastroenterologista pode receitar:

  • Remédios anti-espasmódicos, como a Diciclomina, para reduzir a dor e o desconforto abdominal, especialmente após comer;
  • Remédios antidiarreicos, como a Loperamida, para evitar ou aliviar o surgimento de diarreia;
  • Laxantes, como Lactulose ou Sulfato de magnésio, em casos de prisão de ventre para estimular o funcionamento do intestino.

Alguns pacientes podem ainda apresentar sintomas devido ao desenvolvimento excessivo de bactérias no intestino e, por isso, o médico pode experimentar utilizar antibióticos, como Amoxicilina, por pouco tempo para tentar reduzir a quantidade de bactérias no interior do intestino, aliviando os sintomas.

Já nos casos mais graves, em que os sintomas não melhoram mesmo com o uso destes remédios, podem ser receitados medicamentos específicos para este problema. Um exemplo é a Alossetrona, que pode ser usada nos casos mais graves de diarreia, ou o Lubiprostone, que é reservado para quando é difícil combater a prisão de ventre.

Opções de tratamento alternativo para aliviar os sintomas

Tratamento para síndrome do intestino irritável

Além dos remédios recomendados pelo médico e das alterações na dieta, algumas terapias alternativas podem ajudar a completar o tratamento através do alívio dos sintomas. Uma das mais utilizadas é a acupuntura, que utiliza a estimulações de várias áreas do corpo para ajudar a diminuir sintomas como dor abdominal, prisão de ventre ou diarreia, característicos do intestino irritável.

Além disso, o uso de algumas ervas medicinais, como a hortelã-pimenta, ajudam a reduzir as cólicas abdominais devido ao seu poder antiespasmódico natural. No entanto, o uso destas ervas deve sempre ser orientado por um fitoterapeuta. 

Veja algumas sugestões de remédios caseiros para aliviar os sintomas.

Sinais de melhora

Os sinais de melhora da síndrome do intestino irritável são o restabelecimento do trânsito intestinal e a redução do desconforto e dor abdominal após comer, por exemplo.

Sinais de piora

Os sinais de piora da síndrome do intestino irritável são mais frequentes quando o tratamento não é feito de forma adequada ou os alimentos que agravam os sintomas não são evitados, produzindo diarreia, prisão de ventre, cansaço excessivo ou desidratação, por exemplo.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...