Dor de cabeça tensional: o que é, sintomas, causas e como aliviar

A dor de cabeça tensional é uma condição comum que causa dor do tipo pressão, de leve a moderada, na cabeça, além de rigidez ou sensibilidade ao toque nos ombros, pescoço e couro cabeludo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

A causa da dor de cabeça tensional, também conhecida como cefaleia tensional, não é totalmente conhecida. Entretanto, fatores como estresse, má postura e deficiências nutricionais, podem estar relacionados com o surgimento deste tipo de dor de cabeça.

Leia também: Cefaleia tensional (de tensão): o que é, sintomas e como aliviar tuasaude.com/cefaleia-tensional

O tratamento da dor de cabeça tensional deve ser indicado pelo clínico geral ou neurologista e pode incluir o uso de remédios, fisioterapia, psicoterapia e autocuidados, como aplicação de compressas frias ou quentes.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de dor de cabeça tensional

Os principais sintomas de dor de cabeça tensional são:

  • Dor do tipo pressão em toda a cabeça;
  • Sensação de pressão atrás dos olhos;
  • Dor na parte de trás da cabeça, nos dois lados ou na testa;
  • Rigidez ou sensibilidade ao toque nos ombros, pescoço e couro cabeludo.

Além disso, a dor de cabeça tensional também pode ser acompanhada de aumento da sensibilidade à luz ou som e problemas do sono.

A dor de cabeça tensional não piora com a prática de atividades físicas, como caminhar ou subir escadas.

Como é a dor de cabeça tensional?

A dor de cabeça tensional é um tipo de dor de leve a moderada, incômoda e que causa uma sensação de pressão ou faixa apertada ao redor da cabeça.

Este tipo de dor de cabeça pode surgir na nuca, na parte da frente, no meio, parte posterior, em toda a cabeça ou em ambos os lados.

As dores podem durar cerca de 30 minutos a 7 dias, mas possui uma duração média de 4 a 6 horas.

Além disso, a dor de cabeça tensional costuma ser mais leve durante a manhã e tende a piorar à noite.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da dor de cabeça tensional é feito pelo clínico geral ou neurologista, por meio da avaliação dos sintomas e do histórico de saúde e familiar da pessoa.

Durante a consulta, o médico perguntará sobre a frequência, tipo e localização das dores, bem como avaliará o padrão do sono e níveis de estresse.

Se deseja avaliar o risco de dor de cabeça tensional, marque uma consulta com o especialista mais perto de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O médico também pode solicitar alguns exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, para descartar outras causas que causam sintomas similares, como meningite e hemorragia intracraniana, por exemplo.

Tipos de dor de cabeça tensional

Conforme a frequência da dor, os tipos de dor de cabeça tensional são:

  • Dor de cabeça tensional pouco frequente: acontece de 1 a 2 vezes por mês, com intensidade entre leve a moderada, podendo durar de um até sete dias;
  • Dor de cabeça tensional muito frequente: ocorre de 1 a 2 vezes por semana, durante mais de 3 meses.

Existe também a dor de cabeça tensional crônica, que acontece mais de 15 dias ao mês, por 3 meses ou mais, podendo também durar alguns anos. Em alguns casos, a dor de cabeça tensional crônica também pode ser diária e contínua, onde a pessoa acorda e vai dormir com a dor.

Possíveis causas

A causa da dor de cabeça tensional ainda não é totalmente conhecida. Entretanto, acredita-se que aconteça devido a fatores nutricionais, musculares, ambientais e genéticos.

Os fatores que podem estar relacionados com essa condição incluem:

  • Estresse;
  • Má postura;
  • Desregulação do sono;
  • Tensões emocionais;
  • Preocupações e situações conflitantes;
  • Deficiência de vitamina B12 e/ou vitamina D.

Esta condição pode surgir em crianças, adultos e em pessoas de qualquer sexo. Entretanto, é mais comum em mulheres entre 25 e 30 anos.

Leia também: Avitaminose (falta de vitaminas): o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/avitaminose-falta-de-vitaminas

Como aliviar a dor de cabeça tensional

Algumas formas de aliviar a dor de cabeça tensional são:

1. Remédio para dor de cabeça tensional

Alguns remédios que podem ser indicados para a dor de cabeça tensional pouco frequente ou muito frequente são: analgésicos, como paracetamol, e anti-inflamatórios, como ibuprofeno, naproxeno sódico, cetoprofeno e diclofenaco.

Já em casos de dor de cabeça tensional crônica, o médico poderá prescrever o uso de amitriptilina e zolmitriptano, por exemplo.

2. Compressas frias na testa

A aplicação de compressas com água fria na testa ajuda a contrair vasos sanguíneos da região, diminuindo o volume de sangue no local e aliviando, assim, a dor.

Leia também: Compressa quente ou fria: quando usar e como fazer tuasaude.com/quando-usar-compressa-quente-ou-fria

3. Compressas quentes no pescoço e nuca

Aplicar compressas quentes pode ajudar a relaxar os músculos e diminuir a dor de cabeça, quando a dor de cabeça de tensão for causada pela contração excessiva dos músculos na região do pescoço.

4. Massagem

As terapias manuais, como a massagem, na região do pescoço ou couro cabeludo, ajudam a diminuir a intensidade e frequência da dor de cabeça tensional.

Além disso, a aplicação de óleo de hortelã-pimenta durante as massagens, também pode ser indicada para crianças acima de 6 anos e adultos, para ajudar a aliviar a dor de cabeça tensional.

5. Fisioterapia

Sessões de fisioterapia podem ser indicadas pelo médico para ajudar a diminuir a intensidade e a frequência da dor de cabeça.

As técnicas que podem ser usadas pelo fisioterapeuta incluem mobilização articular manual, biofeedback eletromiográfico, cinesioterapia, estimulação elétrica transcutânea e correção postural.

6. Psicoterapia

Sessões de psicoterapia, que podem incluir a terapia cognitivo-comportamental, podem ser recomendadas pelo médico para ajudar a pessoa a lidar com o estresse, a depressão ou as tensões emocionais.

Leia também: Psicoterapia: o que é, para que serve, tipos e como é feita tuasaude.com/o-que-e-psicoterapia

7. Mudanças do estilo de vida

Mudanças do estilo de vida, como manter uma alimentação saudável e variada, praticar exercícios físicos regularmente e atividades relaxantes, como meditação, passeios com amigos e yoga.

Essas mudanças ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade, complementando o tratamento da dor de cabeça tensional.

Vídeos relacionados

Parar a Dor de Cabeça Sem Remédios

01:48 | 963.151 visualizações

Como aliviar a dor com ANALGÉSICOS NATURAIS

04:26 | 1.277.424 visualizações