Dor de cabeça na testa: 7 causas (e o que fazer)

Revisão médica: Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
março 2023

A dor de cabeça na região da testa normalmente é causada por excesso de estresse, ansiedade e/ou tensão. Por isso pode melhorar com algum repouso e uso de chás calmantes como chá de passiflora, de camomila ou de valeriana, por exemplo.

No entanto, este tipo de dor de cabeça, também pode ser provocado por outros problemas de saúde um pouco mais sérios, como sinusite ou alterações da visão, que precisam de um tratamento mais específico.

Sempre que a dor de cabeça causar preocupação ou durar mais de 3 dias sem qualquer sinal de melhora, é importante consultar um clínico geral ou ir no hospital, para tentar identificar a causa exata e iniciar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 2

7 causas de dor de cabeça na testa

As principais causas de dor de cabeça na testa são:

1. Dor de cabeça tensional

A dor de cabeça tensional é muito frequente e surge devido a vários fatores que possam causar tensão no corpo, como ficar muito tempo sem comer, dormir mal ou praticar exercício físico por muito tempo.

Este tipo de dor de cabeça pode muitas vezes ser confundido com uma enxaqueca, pois provoca uma sensação de pressão intensa ao redor da testa, mas não é acompanhado de outros sintomas, como náuseas, latejamento ou sensibilidade à luz, que são mais comuns da enxaqueca.

O que fazer: normalmente a dor melhora com o repouso e relaxamento, por isso, uma boa opção pode ser optar primeiramente por um chá calmante, como o chá de camomila, passiflora ou valeriana. No entanto, se a dor não melhorar, também podem ser usados analgésicos, como o paracetamol ou a aspirina, receitados por um médico. Veja mais detalhes do que fazer para aliviar a dor de cabeça tensional.

2. Cansaço dos olhos

Depois do acúmulo de tensão, o cansaço nos olhos é uma das causas mais frequentes para a dor de cabeça na testa, especialmente aquela que parece ficar sobre os olhos na forma de pressão ou peso.

Este tipo de dor de cabeça é mais comum após ficar muito tempo fazendo tarefas que demandem muita atenção, como ler ou utilizar o computador, assim como após períodos de muito estresse ou após ter estado sentado com má postura. Embora seja menos comum, este cansaço ocular também pode se dever a problemas de visão, como miopia ou astigmatismo, podendo ser um primeiro sinal de que é importante ir ao oftalmologista.

O que fazer: a melhor forma de evitar este tipo de dor de cabeça é fazer intervalos regulares nas tarefas que demandem mais atenção. No entanto, se a dor de cabeça já tiver aparecido é importante repousar com os olhos fechado e alongar o pescoço, por exemplo. Se a dor for muito frequente ou se não melhorar, pode indicar um problema de visão, sendo recomendado consultar um oftalmologista.

3. Sinusite

A dor de cabeça na região da testa é também muito conhecida por quem sofre recorrentemente com sinusite, devido à inflamação dos seios nasais. Por isso, também é muito comum que a dor de cabeça seja acompanhada da sensação de peso em redor dos olhos, assim como outros sintomas típicos de sinusite, como coriza, nariz entupido, febre baixa e cansaço excessivo. Saiba reconhecer os sintomas de sinusite.

Este tipo de causa é mais comum durante o inverno, devido a gripes e resfriados, mas também pode acontecer na primavera, especialmente em pessoas que têm alergias frequentes.

O que fazer: uma boa forma de aliviar a dor de cabeça causada por a sinusite é fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico, para esvaziar os seios nasais e aliviar a inflamação, e aplicar compressas mornas sobre o rosto. No entanto, quem sofre com sinusite frequente também deve consultar o médico para identificar a causa e iniciar o tratamento com um remédio específico.

4. Cefaleia em salvas

Embora seja um causa bem mais rara, a cefaleia em salvas também pode causar um dor muito intensa e repentina na região da testa, que pode até acabar se estendendo ao redor da cabeça, como se fosse uma fita. Este tipo de dor de cabeça pode durar vários minutos ou várias horas e, normalmente, surge por vários dias, podendo-se ter mais do que 1 episódio por dia.

Ainda não se conhecem as causas específicas da cefaleia em salvas, mas normalmente existe mais do que uma pessoa afetada na família. Conheça mais sobre a cefaleia em salvas.

O que fazer: normalmente a cefaleia em salvas só consegue ser aliviada com o uso de remédios, como a sumatriptana, sendo por isso indicado consultar um clínico geral ou neurologista.

5. Arterite temporal

Este tipo de arterite, também conhecido como arterite das células gigantes, causa uma inflamação das artérias externas que transportam o sangue para o cérebro. Essas artérias passam na região das têmporas e, por isso, podem causar uma dor de cabeça que é sentida principalmente na testa.

A dor da arterite temporal tende a ser intensa e surge recorrentemente, sendo acompanhada de outros sintomas como dor que piora ao mastigar ou falar, dificuldade para enxergar corretamente e cansaço excessivo, sendo mais comum em pessoas com mais de 50 anos e de raça negra.

O que fazer: como é um problema recorrente, a arterite temporal deve ser ser avaliada por um neurologista ou um angiologista, para que se inicie um plano de tratamento que evite seu surgimento frequente. Normalmente, o tratamento inclui o uso de corticoides para aliviar os sintomas.

6. Pressão alta

Quando há alteração da pressão, principalmente quando está alta, devido ao estresse, cansaço, preocupações ou por não ter tomado os anti-hipertensivos, receitados pelo médico, pode-se sentir dor de cabeça na testa, como uma sensação de peso ou pressão.

Geralmente, a dor começa na nuca e vai se espalhando por toda a cabeça, ficando mais intensa na testa. A pressão alta ainda pode causar outros sintomas, como visão embaçada, tonturas e palpitações. Saiba quais são os outros sintomas de pressão alta.

O que fazer: é muito importante medir a pressão e tomar os remédios recomendados pelo médico para que a pressão volte aos níveis normais. Além disso, fazer atividades relaxantes, controlar o estresse e ter uma alimentação saudável também é muito importante para a controlar a hipertensão.

Confira no vídeo a seguir como fazer uma massagem para aliviar a dor de cabeça, independentemente da causa:

7. Anestesia peridural

A dor de cabeça após a anestesia peridural pode surgir algumas horas ou dias após a administração do anestésico, podendo desaparecer espontaneamente em 2 semanas.

A dor de cabeça costuma afetar a testa e a parte posterior da cabeça, podendo também se estender para a região do pescoço e ombros.

O que fazer: a dor de cabeça na testa após a anestesia peridural geralmente desaparece após algumas semanas. No entanto, é recomendado beber bastante líquido para ajudar a aliviar a dor de cabeça mais rapidamente. Saiba mais sobre o tratamento da dor de cabeça após a anestesia.

Esta informação foi útil?

Escrito por Manuel Reis - Enfermeiro. Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em março de 2023. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em fevereiro de 2020.

Bibliografia

  • LONGO, Dan L. et al.. Medicina interna de Harrison. 18.ed. São Paulo: AMGH Editora, 2013. 120-122.
  • LONGO, Dan L. et al.. Medicina interna de Harrison. 18.ed. São Paulo: AMGH Editora, 2013. 2795-2796.
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.

Tuasaude no Youtube

  • Alimentos que causam ENXAQUECA

    04:21 | 185361 visualizações
  • Como aliviar a dor com ANALGÉSICOS NATURAIS

    04:26 | 1204264 visualizações
  • Parar a Dor de Cabeça Sem Remédios

    01:48 | 897606 visualizações
  • Alimentos para aliviar a dor de cabeça

    04:00 | 189478 visualizações
  • O que comer para conseguir baixar a PRESSÃO ALTA

    05:17 | 2672510 visualizações