Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a Dor de Cabeça após a relação sexual (Cefaleia Orgásmica)

Novembro 2019

Colocar uma toalhinha molhada em água fria na nuca e deitar confortavelmente na cama são estratégias naturais que ajudam a combater a dor de cabeça causada pelo sexo.

A dor de cabeça que surge durante a relação sexual, é chamada de cefaleia orgástica, e embora afete mais os homens com idade próxima dos 30 anos, que já sofrem com enxaquecas, as mulheres também podem ser afetadas.

Ainda não se sabe exatamente porque essa dor aparece mas a teoria mais aceite é que isso aconteça porque durante o contato íntimo os músculos se contraem e a energia liberada durante o ato sexual aumenta a largura dos vasos sanguíneos dentro do cérebro, o que pode causar alterações graves como aneurisma ou AVC, por exemplo.

Como tratar a Dor de Cabeça após a relação sexual (Cefaleia Orgásmica)

Como reconhecer os sintomas

A dor de cabeça orgásmica surge especialmente durante o orgasmo, mas também pode surgir alguns instantes antes ou depois do clímax. A dor surge de forma repentina e afeta principalmente a parte de trás da cabeça e a nuca, com uma sensação de peso. Algumas pessoas relatam que sentem muito sono quando esta dor aparece.

Como é feito o tratamento 

O tratamento para dor de cabeça que surge depois do sexo é feito com o uso de analgésicos como o paracetamol, mas dormir num local escuro também ajuda a descansar e ter um sono mais profundo e restaurador, e geralmente a pessoa acorda bem e sem dores. Uma compressa fria na nuca também pode ser eficiente no alívio do desconforto.

Uma outra medida não farmacológica para prevenir a cefaleia, é evitar ter relações sexuais até que desapareça a dor, já que existe a possibilidade de voltar a surgir.

A cefaleia orgásmica é uma doença rara e até mesmo as pessoas afetadas que apresentam esse quadro, apenas tem 1 ou 2 vezes na vida. No entanto, há relatos de pessoas que apresentam esse tipo de dor de cabeça em praticamente todas as relações sexuais, e nesse caso deve-se buscar ajuda médica para iniciar o tratamento com uso de remédios.

Quando ir ao médico

A dor de cabeça que surge durante ou logo após o sexo geralmente passa em poucos minutos, mas pode demorar até 12 horas ou mesmo dias. É indicado buscar ajuda médica quando:

  • A dor de cabeça é muito intensa ou surge de forma frequente;
  • A dor de cabeça não cessa com analgésicos, e não melhora com uma boa noite de sono ou impede o sono;
  • A dor de cabeça acaba gerando uma enxaqueca, que se manifesta com dor intensa localizada numa outra parte da cabeça que não seja a nuca.

Nesse caso o médico pode pedir exames como a tomografia cerebral para verificar se os vasos sanguíneos do cérebro encontram-se normais ou se pode haver o rompimento de um aneurisma ou AVC hemorrágico, por exemplo.

Como tratar a Dor de Cabeça após a relação sexual (Cefaleia Orgásmica)

Como evitar a cefaleia causada pelo orgasmo

Para quem sofre com esse tipo de dor de cabeça de forma frequente, a melhor forma de evitar esse tipo de desconforto é não ter relações sexuais, mas como isso pode não ser uma opção, o neurologista poderá receitar remédios usados contra enxaqueca para prevenir o surgimento da dor. Esses remédios podem ter que ser tomados diariamente por aproximadamente 1 mês para depois avaliar se teve o efeito esperado ou se é preciso substituir os remédios por outros.

Outras estratégias que também contribuem para o sucesso do tratamento, e cura da cefaleia orgástica, são bons hábitos de vida como dormir e descansar de forma adequada, fazer exercícios de forma regular e se alimentar bem, comendo carnes magras, ovos, laticínios, legumes, verduras, grãos e cereais, diminuindo o consumo de alimentos industrializados, processados, ricos em gordura, açúcar e aditivos alimentares, evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem