Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

8 Doenças causadas pela má alimentação na Infância e Adolescência

A má alimentação da criança em desenvolvimento e do adolescente pode provocar doenças que dificultam o seu desenvolvimento físico e mental. Por isso, a criança precisa consumir frutas e legumes ricos em vitaminas e minerais garantindo assim um crescimento saudável, caso contrário facilmente desenvolverá na infância doenças como:

  1. Obesidade e hipertensão devido ao excesso de alimentos ricos em gordura ou açúcar e sedetarismo;
  2. Anemia devido a falta de ferro na alimentação;
  3. Diabetes devido ao excesso de açúcar;
  4. Colesterol alto devido ao excesso de gordura;
  5. Doenças cardiovasculares devido ao acumulo de gordura no interior das artérias, aumentando o risco de infarto e AVC;
  6. Insônia e Dificuldade para dormir por não conseguir respirar corretamente;
  7. Atrite, artrose e dores nos músculos e nas articulações devido o excesso de peso;
  8. Distúrbios alimentares como anorexia ou bulimia por estar sempre preocupado com o peso. Veja os principais distúrbios aqui.

Essas são algumas das principais doenças, relacionadas com a alimentação, devem ser evitadas e podem ser tratadas durante a infância para que essa criança seja um adulto saudável.

Alimentos industrializados como batata frita ou bolachas recheadas apesar de ter muita energia não têm vitaminas nem minerais e possuem muito açúcar, gorduras e conservantes artificiais que viciam o paladar da criança diminuindo a vontade de comer ou experimentar alimentos naturais com sabores suaves.

Como melhorar a alimentação

Para conseguir mudar os hábitos é necessário que os pais sejam rigorosos nos horários das refeições e não desistam quando a criança recusar um alimento, pois é normal que isto aconteça, por vezes só ao fim de 10 tentativas é que a criança começa a gostar do novo alimento. Veja boas dicas em: Como fazer a criança comer frutas e legumes.

É importante que os pais proporcionem uma boa alimentação rica em frutas e legumes durante a infância porque se a criança não consome todos os nutrientes necessários e de acordo com a fase de desenvolvimento é provável que tenha maior dificuldade em se concentrar na escola diminuindo a sua capacidade de aprendizagem.

Veja como fazer a criança se alimentar melhor:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...